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Eventos III Encontro Brasileiro de Educomunicação

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III Encontro Brasileiro de Educomunicação

Admins

  • Amaradei Comunicação
    Amaradei Comunicação
    Criador do evento

Convidados confirmados

III Encontro Brasileiro de Educomunicação
Informações do evento
Categoria:
Localização:
USP - Campos Butantã
Hora:
De : Sex, 02 de Dezembro de 2011 09:00
até : Sáb, 03 de Dezembro de 2011 18:00
(UTC 00:00) Western Europe Time, London, Lisbon, Casablanca
Lugares disponíveis:
48 (50 total)
Criador do evento:

Detalhes do evento

A Universidade de São Paulo abre, com encontro nacional, as comemorações da primeira década das atividades de Educomunicação no Brasil.

 

O Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP promove o III Encontro Brasileiro de Educomunicação, nos dias 2 e 3 de dezembro, no Campus Butantã (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443). O evento tem dois grandes objetivos: de um lado, dar início às comemorações da primeira Década da Educomunicação no país, que acontecem entre 2 e 12 de dezembro, e, de outro, apresentar o Curso de Especialização em Educomunicação, que terá início em  2012.

 

O novo curso destina-se a atender a crescente demanda por profissionais na interface entre a educação e as tecnologias da comunicação. Terá duração de três semestres e a primeira turma oferecerá 60 vagas. As pré-inscrições poderão ser feitas durante o encontro (informações: www.cca.eca.usp.br/educom).

 

A década de desenvolvimento e consolidação da Educomunicação no Brasil teve início em 2001, com a difusão das pesquisas do Núcleo de Comunicação e Educação, NCE-USP. Com a aprovação, pelo Conselho Universitário da USP, da Licenciatura, em 2009, e a apresentação da Especialização em Educomunicação, em 2011, a área atinge, no espaço acadêmico, um reconhecimento decisivo depois de dez anos de conquistas e de um trabalho desbravador no âmbito da sociedade civil. “O curso da USP decorre do esforço de gestores culturais e educadores em sua luta pela ampliação dos espaços de expressão, garantindo que os estudantes não apenas se tornem protagonistas de seu próprio processo de produção do conhecimento, mas também decidam sobre como fazer a gestão dos recursos da informação partir de suas próprias decisões”, salienta o Professor Doutor Ismar de Oliveira Soares, chefe do Departamento de Comunicação e Artes da ECA/USP e responsável pela implantação do “Projeto Educom.rádio” em 455 escolas da Prefeitura com a formação de 12 mil pessoas, entre professores, alunos e membros das comunidades educativas, numa proposta que teve prosseguimento ao longo dos últimos dez anos, apesar das mudanças decorrentes das alternâncias na administração municipal.

 

Ao longo deste período, o Brasil assistiu à difusão do conceito de educomunicação por todo o país, motivando as autoridades a implementar políticas públicas a partir dos pressupostos da gestão participativa dos recursos da informação, como ocorreu no Ministério do Meio Ambiente, através do Programa de Educomunicação Socioambietal, destinado a atender as populações residentes nas 320 áreas de preservação ambiental brasileiras.

 

Para Soares, a Educomunicação propõe a consciência, tanto para educadores como para comunicadores, de que todo ato educativo deve converter-se em ato comunicativo e todo ato comunicativo deve carregar a intencionalidade educativa. Nada ocorre nesse sentido, segundo o educador, sem que se aprenda a produzir comunicação de forma colaborativa. Lembra, nesse sentido, o que acontece hoje na rede municipal de ensino de São Paulo, onde reconhecidas iniciativas têm sido lembradas com freqüência pela própria mídia: os programas “Nas Ondas do Rádio” e “Imprensa Jovem”, coordenados, em nível municipal, pelo Prof. Carlos Lima. São projetos que oferecem aos alunos a oportunidade de mútua colaboração no uso das tecnologias.

 

Para a Profa Dra. Maria Cristina Castilho Costa, coordenadora da Especialização, o sucesso do empreendimento se deve ao fato de que o professor-educomunicador adquire o perfil de um gestor de processos comunicacionais: um profissional que conhece suficientemente as teorias e práticas da educação e também os modelos e procedimentos que envolvem o mundo da produção midiática e das tecnologias, exercendo atividades de caráter transdisciplinar, tanto na docência quanto na realização de trabalhos de campo.

 

Os resultados dos programas em desenvolvimento em todo o país estão sendo retratados e analisados em dissertações e teses de doutorado, em todo o Brasil. Somente no programa de Pós-graduação da ECA/USP mais de cem pesquisas foram defendidas  nesses últimos dez anos. Hoje, estabelecido como área de intervenção social, o campo da Educomunicação passa a ser legitimado em nível internacional, como comprovam recentes congressos realizados em países da América Latina e Península Ibérica.

 

O III Encontro Brasileiro de Educomunicação se estenderá pelo Brasil através da ViradaEducom, uma iniciativa do NCE/USP, em parceria com o Programa de Educação da Prefeitura de São Paulo, a Revista Viração e a Rede CEP (Comunicação, Educação e Participação). Os idealizadores da ideia convidam os educomunicadores dos mais diversos programas e projetos a postarem suas produções nas redes sociais, promovendo uma produtiva troca de experiências entre os profissionais da área das mais variadas partes do Brasil. Para participar os interessados devem acessar o site http://www.cca.eca.usp.br/viradaEducom e incluir seus trabalhos.

 

A programação do evento reúne também, durante os dias 2 e 3 de dezembro, a presença de personalidades ilustres do universo da Educomunicação Latinoamaricana, como a Profa. Dra. Maria Teresa Queiroz, pesquisadora da Universidade de Lima, Peru, na área dos estudos de recepção, e a Jornalista Sílvia Bacher, coordenadora da organização “Las otras Voces”, responsável por um dos mais extensos projetos de uso do rádio nos espaços educativos da Argentina.

 

Em paralelo, a Secretaria de Educação do Município de São Paulo, mantendo a liderança na prática educomunicativa como política pública, encerra as comemorações nacionais, reunindo, no CEU Aricanduva, no dia 12 de dezembro, das 8h às 18h, os professores e estudantes envolvidos com os projetos “Nas Ondas do Rádio” e “Imprensa Jovem”. Para conferir a programação completa acesse: www.cca.eca.usp.br.

 

 

Serviço

III Encontro Brasileiro de Educomunicação

 

Local: Universidade de São Paulo

Endereço: Campus Butantã (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária)

 

 

 

Data: 2 e 3 de dezembro

 

Informações e Inscrições:

e-mail: encontro.educom@usp.br

Site: www.cca.eca.usp.br

Programação:

 

Dia 2 de dezembro

 

Manhã

9h00 – 10h00

Recepção oferecida aos senhores Secretários de Educação dos municípios de São Paulo.

Local: Sala da Congregação da ECA/USP

 

9h30

Credenciamento (para os participantes inscritos)

Local: Saguão de entrada do prédio central da ECA

 

10h00 – 10h30

Local: Auditório Paulo Emílio e salas contíguas

Palestra: “Os dez anos de educomunicação no município de São Paulo”

 

10h30 – 11h00

Apresentação do Curso de Especialização em Educomunicação do CCA-ECA/USP

 

11h00 – 12h30

Painel I– A educomunicação: pesquisa e intervenção social na América Latina

 

Tarde

 

14h00 – 15h30

Painel II - A educomunicação e as organizações sociais no Brasil

 

16h00 – 17h30

Painel III – Diálogos com a Educomunicação

 

 

 

 

Dia 3 de dezembro

 

Manhã

 

9h- 10h30

Painel IV -  Apresentação de experiências de gestores e docentes sobre a

educomunicação no Ensino Básico e Superior

 

11h- 12h30

Painel V – Apresentação de experiências de gestores e promotores da educomuncação

em ONGs, Centros de Cultura e Meios de Comunicação.

 

Tarde

 

14h - 15h30

Painel VI – Apresentação de experiências de adolescentes e jovens protagonistas de

projetos educomunicativos

 

16h -17h30

Painel VII – Apresentação de experiências de pesquisadores da educomunicação

 

 

Promoção:

Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP

Licenciatura em Educomunicação do CCA-ECA/USP

Curso de Especialização em Educomunicação do CCA-ECA/USP

NCE- Núcleo de Comunicação e Educação da USP

Revista de Comunicação & Educação - CCA - Edições Paulinas

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