Login
Sugestões
Faça o login e visualize as sugestões
Rede Mebox!
Usuários on line
Nós temos 2927 webespectadores online
As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.
Categoria de Grupos : Geral
Categorias
- Volte ao nível anterior
- Nenhuma categoria criada ainda
Ordenar por:
Aspectos do Ensino da Gestão da Qualidade
Grupo destinado ao debate sobre a importância do ensino da Gestão da Qualidade e sua aplicabilidade.
Criado em: Qua, 27 de Abril de 2011
Reflexões
Este é um espaço dedicado à troca de experiências através da palavra, portanto, não fiquem comedidos e participem! Os textos postados devem vislumbrar verdadeiramente algum conhecimento de causa e o engrandecimento de quem lê. Bem-vindos!
Criado em: Sex, 27 de Maio de 2011
Internacionalização do Ensino
Discurtir as principais tendências na gestão educacional com foco na internacionalização do ensino; destacar as principais instituições que desenvolvem a prática da gestão institucional internacional para o campo da educação, principalmente ao nível superior (graduação, extensão, pós, pesquisa).
Criado em: Ter, 24 de Maio de 2011
Qual é o seu hobby ?
O Grupo foi criado para que os membros da Rede possam se conhecer melhor e compartilhar também suas diversões. Assim como no Grupo Espaço Cultural queremos incrementar o relacionamento e a colaboração.
Criado em: Qui, 05 de Maio de 2011
PNL ( Programação Neurolinguística )
A Programação Neurolinguística (PNL) oferece um modelo que ajuda a entender melhor como o ser humano pensa, age e se comunica, para que cada um seja capaz de identificar e aproveitar suas capacidades para alcançar os resultados que deseja.
Trata-se de uma das mais eficazes ferramentas de mudança comportamental, reconhecida em todo o mundo como a fórmula da excelência humana.
Algumas pessoas costumam dizer ainda que a PNL é como um "manual de instruções" para a nossa mente.
O nome Programação Neurolinguística resume os três pontos complexos que são estudados pela disciplina. O "Neuro" remete à mente, onde processamos nossas experiências por meio dos cinco sentidos. "Linguística" refere-se à linguagem ou a outras formas de comunicação não verbais. Por fim, o termo "Programação" pode ser entendido como uma comparação entre a mente humana e um computador. O cérebro seria o hardware, enquanto os pensamentos e o comportamento, o software, programa que define como o computador interpreta os dados recebidos. Com a PNL, é possível "reprogramar" o cérebro, ensinando a ele novos caminhos e retirando falhas de programação geradas no passado.
Adaptado do site SBPNL ( http://pnl.com.br )
Criado em: Seg, 30 de Maio de 2011
Estudo de fotografia e do olhar estético
Vivemos a era da imagem. Fotografias, símbolos gráficos, cinema e TV são linguagens cada vez mais poderosas para o desenvolvimento, não apenas da leitura crítica dos fenômenos contemporâneos, mas também para fortalecer ou propiciar relacionamentos. Pretendo que o grupo sirva para discutir a importância da "leitura estética" vir a ser incluída como disciplina nas grades curriculares dos cursos de graduação.
Criado em: Qua, 16 de Fevereiro de 2011
Práticas Pedagógicas na Perspectiva Inclusiva
A busca do entendimento sobre "Educação Inclusiva" tornou-se, atualmente, um tema central nas discussões sobre a prática pedagógica do professor e especialistas (supervisores, orientadores, inspetores e coordenadores pedagógicos) do ensino.
Dessa forma, este grupo vem sugerir ao público interessado, um diálogo e um estudo sobre práticas pedagógicas que enfatizem novas estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem, currículos adaptados e funcionais, gestão de sala de aula participativa e democrática e um conjunto de ideias sobre o fazer do profissional do ensino.
Essas reflexões estão direcionadas para o processo de aprendizagem do aluno com "deficiência intelectual" bem como aqueles que apresentam necessidades específicas (especiais) de ensino como: transtornos, distúrbios e dificuldades de aprendizagem.
Criado em: Ter, 09 de Agosto de 2011
Empresa Júnior
Grupo de discussão sobre os assuntos pertinentes as atividades das empresas júniores no Brasil.
Criado em: Sáb, 12 de Março de 2011
Plano de Aula - Desenvolvimento e Aplicabilidade
Este grupo destina-se a troca de informações sobre a importância no desenvolvimento e aplicabilidade do Plano de Aula nas IES.
Criado em: Qua, 27 de Abril de 2011
Plano de Ensino - Desenvolvimento e Aplicabilidades
Grupo destinado a discussão e troca de experiências no desenvolvimento e aplicabilidade dos Planos de Ensino nas IEs.
Criado em: Seg, 02 de Maio de 2011
Paternalismo e Autonomia nas Relaçôes Educacionais
O debate sobre esse tema pode ser útil para tornarmos mais efetiva e produtiva as relações, de toda natureza, no sistema educacional brasileiro. Do mundo pedagógico ao mundo legislativo, a grande pedra no caminho é a relação paternalista, patriarcal, predominante, inibindo iniciativas e criando relações de dependência entre os agentes. Por outro lado, marcara-se a interdependência e a necessidade de criação de uma relação autônoma, responsável e madura entre esses agentes. Como realizar essa transformação? da sala de aula aos escritórios de Brasília.
Criado em: Qui, 22 de Setembro de 2011
Inteligência Emocional na Educacão
Usar suas emoções da forma mais racional possível
Criado em: Seg, 25 de Julho de 2011
Trabalho acadêmico efetivo
Este grupo tem como finalidade trocar experiência sobre o tema "trabalho acadêmico efetivo.”
É uma eterna dúvida em nossa instituição e acredito que em outras também.
Sabemos que o conceito se refere a " todas as atividades de ensino, pesquisa, extensão e estágio supervisionado que a instituição mantenha;" . Minha dúvida maior seria se essas atividades para serem consideradas como trabalho acadêmico efetivo tem necessariamente que ter a presença do professor e do aluno?, ou pode ser atividades monitoradas/acompanhadas pelo docente sem necessariamente estar presente?
Obrigada por participarem
Marineze
Criado em: Seg, 25 de Julho de 2011
Supervisão Pedagógica, Projeto Politico Pedagógico e Avaliação no Contexto Escolar
Este grupo de estudo se destina aos acadêmicos do curso de graduação em Pedagogia do ISEIB/MG que propoem aprimorar seus conhecimentos teóricos e acadêmicos no contexto da Gestão Escolar. Trata-se de um espaço de discussão que visa abordar temas como: atribuições e o papel do supervisor/coordenador pedagógico; projeto político pedagógico e avaliação no contexto escolar.
Criado em: Qui, 02 de Agosto de 2012
Aprendizagem Organizacional
Grupo de interesse na discussão de conceitos e na aplicação da "Aprendizagem Organizacional" nos projetos de educação corporativa nas escolas. Buscar transformar as "organizações que ensinam" em "organizações que aprendem".
Criado em: Qua, 26 de Janeiro de 2011
Educação Contextualizada
O grupo se propõe a discutir e socializar textos, reflexões e experiências educativas voltadas para a contextualização do currículo escolar em escolas da Educação Básica no campo e na cidade.
Parte do princípio de que a contextualização do currículo passa necessariamente pelo processo de descolonização curricular, que ao longo da história do Brasil propôs um perspectiva única e universalizante de um currículo descontextualizado para uma nação tão diversa, com particularidades tão singulares.
Aprofunda também a importância da formação docente, do projeto político pedagógico e gestão compartilhada.
Criado em: Sex, 01 de Fevereiro de 2013