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Gestão Universitária

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Abigail França Ribeiro
Angélica e Neide estão certíssimas em suas colocações. Infelizmente, nesse nosso Brasilzão carente de mão de obra especializada, tanto as IES, como as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, deveriam saber mais sobre esse profissional - o Pedadogo. As IES estabelecem matrizes curriculares que não conduzem à formação do profissional que sua demanda regional indica. As Secretarias Municipais de Educação abrem concurso e exigem que o documento final do aluno (diploma) indique a formação.
Tenho visto matrizes curriculares da Pedagogia que "querem" tudo, e induzem o aluno a acreditar que ele "pode tudo". Como dar posse a um concursado no cargo de Supervisão Escolar, se nem o histórico escolar nem o diploma "garantem" aquela formação?Nossos PPC têm que ser muitos claros: - "Esta IES está formando pedagogos para atuação, preferencialmente, em Supervisão Escolar." As IES não podem achar que formam um profissional para essa atuação, com 40 horas da velha disciplina "Preinipios e Métodos de Supervisão Escolar". É isso que anda por aí!
Abraços,
Abigail
Dom, 27 de Fevereiro de 2011 12:15
 
Claiton Muriel Cardoso
BDE ON LINE - ASSUNTOS DE HOJE - Nº 1.294

Ministério da Educação

* Secretaria de Educação Superior publica portarias de Reconhecimento e renovação de reconhecimento de diversos cursos superiores de graduação
* Secretaria de Educação Superior publica despacho sobre o andamento de processo administrativos instaurado em instituições de ensino superior
* Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica publica portarias de autorização e reconhecimento de diversos cursos superiores de tecnologia
* Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica adita atos autorizativos especificamente no que tange às denominações dos cursos superiores de tecnologia
* Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica publica, a pedido, portarias de encerramento de oferta de cursos superiores de tecnologia
* Secretaria de Educação a Distância publica portarias indeferindo pedidos de autorização para funcionamento do cursos superiores de graduação, na modalidade a distância
* Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde publica Resolução regulamentando as licenças, trancamentos e outras ocorrências de afastamento de profissionais da saúde residentes
* Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, publica portaria designando a Comissão Especial de Julgamento de Solicitação de Dispensa do ENADE 2010

Para consultar os dispositivos e documentos na íntegra, acesse a Enciclopédia de Legislação e Jurisprudência da Educação Brasileira no endereço: http://www.enciclopediadaeducacao.com.br, e digite o seu login e a senha. Após acessar o conteúdo da Enciclopédia, selecione a edição do BDE on-line desejada no lado esquerdo do site.
Qua, 23 de Fevereiro de 2011 17:53
 
Claiton Muriel Cardoso
Thiago,

É preciso definir muito claramente a abrangência do trabalho para que Você consiga concluir com qualidade. Sugiro a leitura do livro da Profa. Roberta. E também a leiura da "nova" Portaria Normativa 40 e outros documentos correlatos encontrados na Enciclopédia de Administração Universitária. Lá tem tudo o que Você precisa sobre ENADE, CPC, IGC, etc. Isso inclui a leitura de pareceres, resoluções, portarias, etc.
Saber como foram criados, no que foram modificados, quais os questionamentos e tudo o mais.
Qua, 23 de Fevereiro de 2011 14:55
 
Thiago Francisco
Senhores peço-lhes uma contribuição:

Sou acadêmico do Mestrado Profissional em Administração Universitária da UFSC e estou adentrando a fase de alinhamento da dissertação. Para tanto, gostaria de opinião dos senhores sobre a viabilidade de um projeto que visa identificar práticas que consolidem os indicadores da avaliação (ENADE, CPC, IGC, CC, CI) como diferenciais competitivos nas IES privadas do estado de SC.

Por favor, a opinião de todos será fundamental para levarmos adiante esta idéia.

Um grande abraço a todos!
Qua, 23 de Fevereiro de 2011 09:16
 
Angelica Bocca Rossi
Olá Neide,
É isso. Lembro-me que quando estavam em discussão a formação do professor por meio do curso Normal Superior ou da Pedagogia, alguem se lembrou que a formação do docente para a educação infantil e as séries iniciais deveria ter, no conteúdo das disciplinas , chamadas de formadoras de professores (didática e psicologia), sem tocar nas demais, as metodologias para o ensino da matemática, português, ciências, história, geografia...., porém, parece que tudo ficou guardado naqueles anos que já não voltam mais.
Por isso temos tantos professores que "morrem" de estudar, mas não sabem como ensinar, nas séries inicias.
O prof. de psicologia nos cursos de licenciatura precisa mesmo ter conhecimento dos conteúdos para poder ensinar a melhor forma de abordagem já que hoje os alunos dessa faixa etária são tão "sabidos" e na sua maioria, tão sem ensinamentos.
Espero que a Pedagogia não tenha núcleo comum...
Abçs
Ter, 22 de Fevereiro de 2011 14:48
 

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