Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3856 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Mural do Grupo
Cesar Luis Guimaraes
Lendo o seu comentário, não pude deixar de dar minha opinião: que temos que criar uma nova forma de falar com as novas gerações de aluno, muito desta nova geração Y tem novas idéias e novas necessidades. Que a IES tem que atender, se não a evasão será grande.
Carlos Eduardo de Araújo NogueiraCarlos Eduardo de Araújo Nogueira em Sex, 08 de Abril de 2011 18:51

Concordo em parte contigo, César.

Penso que é complicado a gente acompanhar a geração Y. As demandas deles são bem diferentes da minha, e certamente da sua, quando estavávamos no lugar deles.

Tenho lido bastante coisa a respeito da importância do professor em sala de aula. Como em qualquer atividade profissional, o ser humano aumenta a qualidade do que faz na medida em que vai adquirindo mais experiência, ou seja, na medida em que vai ficando mais velho. O paradoxo está extamente aqui. Quanto mais velho, mais experiente, menos resiliente. Essa moçada está entrando com um gás totalmente novo e com expectativas fora da realidade das nossas escolas. Suas construções mentais são por conexões mais velozes e sua forma de expressar também, por vezes, são radicalmente diferentes das nossas.

Mas a gente deve se lembrar de um aspecto importante: a universidade é a instituição que coloca o sujeito na caixinha. É a universidade que dá condições dessa molecada se encaixar nos nossos sistemas empresariais altamente hierarquizados, verticalizados. Claro que há os Facebooks da vida, as Microsofts da vida, empresas onde há liberdades e tudo é muito horizontal. Mas essas ainda são excessões.

E um outro aspecto, que considero importante, é que para acompanhar essas mudanças as IES teriam que ter muita grana para capacitar professores e dotar as salas de aula de recursos tecnológicos que ajudem na interação. Quanto custaria uma mensalidade nestas condições?

Acho importante a gente deixar bem marcado no terreno o ideal e o real. Estou no magistério superior há 15 anos, mas tenho amigos que já deveriam ter parado e continuam aí, colaborando. Para mim, que estou na faixa dos 40, já está difícil acompanhar a velocidade das mudanças tecnológicas, imagine para os meus mestres!

Essa galera não vai evadir em massa. Eles também vão precisar da nossa ajuda para ingressar no mercado de trabalho. E para isso acontecer, também vão precisar ser resilientes.

Abraços.

Seg, 04 de Abril de 2011 14:29
 
Edna Liz Prigol
Edna Liz Prigol
Atuo a mais de 10 anos como professora universitária tanto na graduação como na pós graduação, presencial e a distância e tenho identificado e minhas pesquisas comprovam que um dos fatores para captar e reter o acadêmico é a competência do professor, desta forma se faz necessário capacitar, pensar na formação continuada desse professor, não de forma instrumental, mas pensando em uma visão mais crítica da educação. Outro ponto é perceber que nossos acadêmicos, na sua grande maioria são nativos digitais, desta forma pensam e agem conforme a demanda do contexto atual e a IES e os professores, falam outra linguagem.
Seg, 04 de Abril de 2011 14:19
 
Abigail França Ribeiro
Curso Secretaria Acadêmica Estratégica: contagem regressiva para o embarque no Navio Bleu de France. Palestrantes afinadíssimos; material pronto; surpresas para os paticipantes; brindes para os acompanhantes. Inédita e fantástica experiência.
Sex, 01 de Abril de 2011 11:41
 
Kenia leite ferreira
Todos os setores e colaboradores de uma IES devem estar conscientizados da necessidade, importância e responsabilidade em desemvolver suas atividades com excelência visando captar, reter os alunos, pois eles são grande importância na divulgação da IES, retornam para uma pós gradruação, outra gradução e indicam seus relacionamentos para cursarem em uma organização de responsabilidade, competência e qualidade desde o ensino até todo o serviço prestado
Abigail França RibeiroAbigail França Ribeiro em Sex, 01 de Abril de 2011 14:13

É isso mesmo, Kenia. Os dados disponíveis na Secretaria Acadêmica devem ser usados para definição de estratégias que impeçam a evasão, por exemplo, e promovam a manutenção do aluno na IES.

Ter, 29 de Março de 2011 17:29
 
Abigail França Ribeiro
Não deixem de ler o Clipping Educacional de hoje. Está muito, muito, bom!
Ter, 29 de Março de 2011 10:53
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker