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Neide Romani Covre
Só para retomar a linha de pensamento exposta pelo Claiton (11/3): a sociedade precisa de doutores cujas pesquisas sejam efetivamente relevantes e tragam benefícios para o seu avanço. O que acontece é que a exigência de percentuais de doutores nas IES pode levar à priorização do título em detrimento dos conteúdos da pesquisa. E, pior, sem que haja a contrapartida de oferta, em número suficiente, de programas de pós-graduação voltados à formação de doutores.
Seg, 14 de Março de 2011 13:01
 
Marcelo Fonseca
Prezado Claiton,
Concordo, doutores são fundamentais. Alavancam o desenvolvimento nas pesquisas laboratoriais e de campo.
Saudações
Dom, 13 de Março de 2011 11:08
 
Claiton Muriel Cardoso
Ok Marcelo. Na sua área de atuação normalmente a pesquisa apresenta um resultado prático e veja que Vocês não engessaram a metodologia e o compartilhamento, pelo contrário, todos têm sido chamados ao trabalho.
Em outras áreas isso raramente acontece.
A coisa é muito séria e para citar apenas um exemplo dos vários que conheço: foi feita uma pesquisa sobre a transmissão de leishmaniose de mãe para filho em caninos. Sabe qual o tamanho da amostra ? 20 cães de "raças diferentes". Sabe qual a conclusão: a mãe transmite para os filhos. Ora, pense comigo, em regiões endêmicas todos os cães adquirem a doença e morrem ou são sacrificados pelo poder público (único país que faz isso), se as mães passam para os filhotes é fácil concluir que a população canina seria toda dizimada, e isso não acontece. É matemática não é pesquisa. O que estou lhe afirmando tem 100% de possibilidade de ocorrer se a assertiva de que "mãe transmite para filho for verdadeira" isso é um cálculo matemático/estatístico. É fácil derrubar essas pesquisas porque matemática é coisa difícil de contrariar, esse é um pequeno exemplo de que sem dinheiro não há como isolar apenas uma variável (ceteris paribus) e sem a possibilidade de se isolar apenas a variável a ser pesquisada, o resultado é furado. Que eu me lembre, já vi mais de 100 crias de cadelas com leishmaniose e nenhum caso de filhote infectado diretamente por elas. Tenho muitos casos desses para contar... mas precisamos de doutores não é mesmo ?
Sáb, 12 de Março de 2011 15:15
 
Marcelo Fonseca
Prezado Claiton e Roberta,
Cada área do conhecimento aborda suas experiências gerando e aplicando conhecimentos. O método se transforma quando praticado no contexto da realidade, muito mais dinâmico que um mero conjunto de normas. Descrevo resumidamente sobre relação e forma, na defesa de tese no mestrado em Artes & Design na PUC-Rio que concluí: "Disseminação de tecnologias acessíveis desenvolvidas pelo LILD em estruturas treliçadas leves de bambu: amarradas e autotencionadas". Atuamos capacitando grupos na concretização de objetos. Quando aplicamos o desenvolvimento da pesquisa em contextos interagindo com grupos sociais, o aluno erra e acerta retroalimentando linha de pesquisa ao qual está inserido, experimentando e chegando embasado na banca de defesa. È um trabalho conjunto, ele nunca estará só ao interagir o conhecimento. Nesta condição é notório que ele esteja em condições de esclarecer sobre o desenvolvimento realizado. Mesmo o processo metódico ser apresentando como rígido, convém perseverarmos atendendo configuração acadêmica vigente. Provavelmente se modificará durante seu processo evolutivo. Na tese de mestrado defendida atuei com 3 grupos em distintos contextos, experimentando na geração de modelos e protótipos de estruturas com bambus e cabos. Para ilustrar poderão acessar o estudo de caso 2 publicado nos links abaixo:
1)
2)

Tese acima citada será publicada no site da Universidade.
Grato.

Saudações bambusáceas convivenciais

Sáb, 12 de Março de 2011 09:27
 
Claiton Muriel Cardoso
Mais uma: porque tese tem que ser feita e defendida apenas por uma pessoa ??? Depois querem desenvolver a pesquisa, mas ninguém pode colaborar, participar, eu hem !!! Quem deu essa ideia ???
Sex, 11 de Março de 2011 17:50
 

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