Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1570 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Mural do Grupo
Claudiana Figueiredo
Viagens e subjetividade
Tudo começou com uma paixão: viagens.
O desvendar das múltiplas equações do ato de viajar. O que é o mundo da viagem? Que fatores somam-se e totalizam o que é o viajar? No ato de viajar a ordem dos fatores altera a soma?
Num primeiro momento a ideia passeou apenas pela objetividade do ato de viajar. Pragmatismo era a tônica. Passagens, hospedagem, roteiro, bagagem, cuidados com a saúde, direitos e obrigações.
Não foi suficiente. Além dos aspectos pragmáticos, objetivos da viagem, faltava à equação o aspecto imprescindível da subjetividade do ato de viajar. Sem ele, a soma trazia o vazio de um profundo significado.
Talvez ainda estejamos um tanto distraídos. A crença é o que despertar e a consciência do muito e do tanto que o ato de viajar traz possa mudar rumos, possa mudar perspectivas, possa ampliar a possibilidade da felicidade, possa contribuir para o sentimento de partilha tão fortemente impregnado no ato de viajar.
Lado a lado com o pragmatismo objetivo das nuances do viajar, convidou-se a subjetividade e toda a riqueza trazida por ela como aliada desse caminhar sobre o mundo das viagens. O que colocar na mala, sim. Qual a melhor opção de roteiro e destino, sim. Mas também e prioritariamente, a possibilidade de acrescentar à mala, solidariedade, simplicidade, modo de ser e suas influências nas decisões viajeiras. Compreender as nuances relacionadas ao subjetivo, “perfil de um modo de ser - de pensar, de agir, de sonhar, de amar, etc - que recorta o espaço, formando um interior e um exterior altamente relevante ao mundo das viagens, ao mundo dos vagamundos que circulam por aí.
Desvencilhar-se do olhar desatento vê na pele que traça o perfil uma superfície compacta e total quietude. O convite é para convocar, o olho, para a potencialidade “vibrátil”, que faz com que o olho seja tocado pela força do que vê, nos poucos ou nos muitos quilômetros rodados das viagens. A pele é um tecido vivo e móvel, feito das forças/fluxos que compõem os meios variáveis que habitam a subjetividade. Não é diferente no que diz respeito às viagens.
Acompanhe-nos nesta proposta.Começa aqui uma longa viagem sobre viagens e seus sentidos. Deixe suas impressões. Para outros textos, visite www.bahiamais.com.br

Ter, 29 de Maio de 2012 06:37
 
Alexsandro Rosa Soares
"A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome." (Provérbio africano)
Sex, 25 de Maio de 2012 19:57
 
Eugenio Pacelli Costa Fiuza
Nossa educação pode ser mudada com monitoração de todos os sistemas de ensino. primeiro devemos informatiza-las com novos metodos mais baratos e modernos sem livros arcaicos e desatualizados e com maior controle dos gastos .
Somente com isto nossas escolas se transformaram e modeldos internacionais com muito conteude educacional e com um custo muito abaixo que se gasta hoje nas escolas. transportes inadequadros de livros e material didático , logistica de distribuição , aulas com pouco ou nenhuma atratividade.metodos ultrapassados. Escola com livros on line possibilita maior velocidade no aprendizado e interação nas novas geraçoes brasileiras que estão neste momento nas escolas. Ou seja tecnologia barata, com controle, administração e transparencia. Não são utilizados estas ferramentas por falta de iniciativas e projetos de leis federais que obriguem a modernização do Ensino e competitividade do nivel acadÊMICO. Nos temos o melhor de tecnoligia , mas o pior sistema de ensino fundamental público. Vamos mobilizar os deputados federais para mudar esta teclogia de ensino e votar projetos de atualiação e melhoria de todos equipametos didáticos do Brasil.
Ecologicamente correto ( não utiliza papel ). Veloz não depende de correção fisica para atualização dos dados. Não depente de logistica de transporte para entrega do material ( economia de caminhões na estradas e combustivel do País ). Trabalha com varios livros de alta qualidade em outras linguas se preciso sem pagar valores altissimos dos livros fisicos .
Nosso país tem jeito , com economia de todos estes itens o valores com educação seriam reduzidos drasticamente e poderiam ser utilizados em construção de escolas dignas e limpas para nossos filhos e novas geraçoes de Brasileiros.
Esta tecnologia já existe basta começar.
Dom, 22 de Janeiro de 2012 15:38
 
Eugenio Pacelli Costa Fiuza
Mesmo diante de um obstáculo aparentemente intransponivel,descubro um novo caminho e uma nova missão ainda mais grandiosa do que a anterior. Descubra a sua meus amigos. Bom dia.
Dom, 22 de Janeiro de 2012 15:24
 
Eugenio Pacelli Costa Fiuza
A verdade deve morar e conviver com voce. A liberdade do coração, da mente e do espírito.
Dom, 22 de Janeiro de 2012 15:23
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker