Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 4123 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Responder Discussão
Mauricio Ribeiro da Silva
Seguirei pela linha do Claiton, mas creio que é fundamental colocar uma pitada a mais de pimenta.
As IES, tanto particulares quanto públicas, ostentam o título social de "sede do saber" ou, então, "lugar de produção do conhecimento". Talvez isto seja verdade, considerando a visão da porta para fora. Internamente, o fato é que ações são tomadas baseadas em impressões e não em informações.

Esta discussão, aqui no grupo, é uma grande oportunidade para aprofundamento do tema, pois o fato é que o Registro Acadêmico, por exemplo, é somente compreendido como uma estrutura necessária para a comprovação de que um determinado aluno cumpriu ou não as ações necessárias para o recebimento de seu título. As IES, tanto em suas esferas de alta gestão (Reitores, Pró-Reitores, Diretores) quanto média (Coordenadores) ou no nível operacional (Docentes), não percebem que aquele conjunto de dados que somente são utilizados para a emissão ou não de documentos, tem grande valor se transformados em informação.

Com exemplo, as IES, neste momento, preocupam-se com valores de CPC's e IGC's, sabendo que o resultado do Enade é forte componente do resultado. Diante disso, vi, em diversas oportunidades, estratégias revisionistas, isto é, realização de "cursinhos" para recuperar o que não foi efetivamente aprendido.

Agora, pensem comigo: em algum setor, tamanho contingente de dados sobre a evolução da produção (ou serviço) é desperdiçado desta forma? Temos, no Registro Acadêmico, a oportunidade de identificar, durante todo o processo, em quais núcleos de conhecimento os alunos tem maior ou menor rendimento; onde está o maior índice de reprovação, qual é a curva média de aprendizado, dentre outras inúmeras formas de avaliação de resultado.

Assim, há a possibilidade de identificação de problemas e soluções para inúmeras questões, tanto estratégicas, quanto táticas ou operacionais, mas na realidade imperam respostas como "esta turma é fraca", "o problema é a qualidade do aluno" e por aí afora.

A verdade, creio, é que os chamados "produtores do saber" desprezam dados relevantes para o conhecimento da própria realidade. Até o momento, a estratégia do avestruz - enterrar a cabeça - é a que prevalece.
Sáb, 12 de Fevereiro de 2011 09:57
 
Abigail França Ribeiro
Os setores de controle e registro acadêmico "controlam" (acompanham) o desenvolvimento do ensino, e registram o resultado desse ensino, para, ao final do curso, emitirem um histórico escolar e um certificado e/ou diploma.
Para percorrer esse caminho - o do desenvolvimento do curso, seus profissionais precisam 1. conhecer a legislação atinente, aplicável ao dia a dia das IES, a regulação do Sistema Federal de Ensino, as normas editadas pelos diversos órgãos do MEC e, 2. registrar muitos dados. Dados sobre todos os processos: seleção, matrícula e trancamento de, transferência, aproveitamento de estudos, dispensa de componente curricular, expedição e registro de diplomas. São muitos dados, tanto de professores - titulação, jornada de trabalho, componentes curriculares que ministram; como de alunos - freqüência, desempenho, repetência, evasão, ENADE, FIES, PROUNI.
Boa parte dos profissionais das IES vêem apenas o lado burocrático do controle e registro acadêmico, esquecendo-se de que, se acompanhados, esses dados são importante ferramenta de gestão.
Dom, 13 de Fevereiro de 2011 18:43
 
Mauricio Ribeiro da Silva
Pois é professora... Trata-se de uma infinidade de dados. Já utilizei em algumas ocasiões estas informações. Foram muito úteis para a identificação de ações estratégicas como captação de alunos, também para compreender o perfil do alunado. Enfim, é um arsenal ainda não utilizado.
Qua, 16 de Fevereiro de 2011 17:08
 
Abigail França Ribeiro
E é isso que vamos discutir no Navio Bleu de France: a Secretaria Acadêmica Estratégica.
Sex, 01 de Abril de 2011 11:24
 
Abigail França Ribeiro
Curso Secretaria Acadêmica Estratégica: contagem regressiva para o embarque no Navio Bleu de France. Palestrantes afinadíssimos; material pronto; surpresas para os paticipantes; brindes para os acompanhantes. Inédita e fantástica experiência.
Sex, 01 de Abril de 2011 11:40
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker