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Bruno Augusto Amador Barreto
Sem um departamento o que temos são os ``Severinos`` que quebram o galho na época do vestibular. Sem ações concretas e pessoal qualificado e focado neste assunto as coisas continuam como estão. Qual outro setor da economia que discute isso que não o educacional? Todos os outros setores sabem o papel fundamental da Comunicação e do Marketing nas suas organizações e nós ainda estamos na era de pensar se precisamos ou não deste departamento. Qual grande empresa não tem um diretor de marketing e de relacionamento com o cliente?
Sáb, 12 de Fevereiro de 2011 13:58
 
Luiz Fernando Gomes Guimarães
Olá Bruno, entendo sua crítica. porém penso que reter e captar alunos não deve ser uma função condicionada a um dado departamento. Por exemplo, é inadmissivel que um estudante tranque matrícula ou peça transferência sem que ocoordenador do curso seja acionado para saber e entender os motivos da solicitação e, se for o caso, verificar possíveis alternativas. A transferência pode ser motivada por um problema interno do curso e o coordenador tem que se envolver. Penso que neste exemplo os intermediários são dispensáveis. E em muitas outras no dia-a-dia de uma IES. Ótimo que a instituição tenha um departamento de mkt ou um setor específico para captação e retenção de alunos. Mas antes de tudo deve haver uma política institucionalizada, de conhecimento de todos os setores que favoreça ações que levem à fidelização, que estimule a divulgação positiva da IES e que, promova uma acolhida profissional e, ao mesmo tempo, calorosa a todos os membros da comunidade.
Sáb, 12 de Fevereiro de 2011 19:27
 
Bruno Augusto Amador Barreto
Exatamente Luiz Fernando. Quando falo do departamento não o imagino como um setor isolado, as ações devem ser articuladas e todos precisam estar envolvidos no processo. Esta é uma tarefa que vai desde o porteiro da IES até os mantenedores, ninguém pode ficar de fora. Todos direta e indiretamente atendem e têm contato com os alunos. No entanto, estas pessoas precisam ser orientadas. Não basta colocar a função de cada um sem que eles saibam desempenhar isso corretamente e sem mensurar os resultados. Não vejo nas IES a mensuração de resultados das ações de captação e de manutenção de alunos. Saber apenas quantos alunos vão fazer o vestibular, estão matriculados ou transferiram por ano, por exemplo, é conhecer apenas superficialmente a IES. E o que pensam estes alunos? Qual a sua relação com a IES? Nossas CPAs têm estas respostas? O coordenador está preparado para atender um aluno insatisfeito que quer transferir? Acho que neste ponto que entra o marketing e a comunicação.
Dom, 13 de Fevereiro de 2011 12:38
 
Gislene Sollar
Bom quero contribuir com a visão da instituição em que atuo hoje. Trata-se de uma Faculdade Online.
Lá a responsabilidade de reter aluno começa com o Tutor que é a pessoa mais próxima do aluno.
Depois existe um departamento específico de retenção.
Já a captação é diferente. Inicia-se com o meu trabalho que é de Relações Institucionais ou mesmo com a indicação do próprio aluno; à partir daí a captação que realizo é bem específica e qualificada e quantificada pela organização que estou em negociação.
Mas meu trabalho não se encerra ai, eu me torno o Hostess desse aluno até entregá-lo ao primeiro dia de aula presencial e apresentá-lo ao tutor. Muitos alunos continuam o relacionamento comigo e ajudam na indicação de novos alunos e/ou empresas parceiras. Com esse modelo temos uma desistência muito pequena hoje gira em torno de 4% no primeiro período apenas, depois disso a desistência é zero. Contribuim ainda nessa visão a facilidade de comunicação aluno e instituição, aluno e mestres, alunos e coordenação etc; enfim a facilidade de se falar e receber uma devolutiva.
abs.
Ter, 22 de Fevereiro de 2011 13:26
 
Abigail França Ribeiro
Alô pessoal. Todos sabem que teremos, nos dias 30 de junho e 1º de julho, o Curso Captação e Retenção de Alunos e Política de Egressos, em Belo Horizonte, promovido pela Carta Consulta. Vamos nos inscrever e captar participantes, divulgando o evento em nossas IES.
Seg, 13 de Junho de 2011 10:56
 
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