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Responder Discussão
Solange Denice Limberger Araujo
Concordo com a colega Robeta. COntudo aqui na regiao esta é a realidade.. temos que alem de coordenar captar e reter alunos..
Sex, 28 de Janeiro de 2011 09:22
 
Cesar Luis Guimaraes
ter ou não o departamento, não e a questão mais sim abrir um canal direto para Reter os alunos pois, o custo de reconquistar o aluno e muito alto. Mas a captação do alunos esta muito ligado ao departamento de Marketing da IES pois cabe a eles fazer esta parte.
Seg, 31 de Janeiro de 2011 12:45
 
Luiz Fernando Gomes Guimarães
Não digo que deva existir um departamento formalizado. Na verdade, captar e reter alunos deve ser uma função e uma responsabilidade de todos. Coordenadores de curso, auxiliares, diretores, mkt, todos devem agir baseados numa política única, institucional. Como exemplo, cito pesquisa que faço nas instituições que tive oportunidade de dirigir, junto a alunos ingressantes. A pergunta é a seguinte: o que te levou a se matricular nesta instituição? Sem muitas diferenças, entre 30 e 40% dos alunos respondem que a indicação de parentes e amigos é que motivaram a decisão. A conclusão é simples: encanta os que estiverem na sua instituição, pois este é que farão a sua imagem.
Qui, 10 de Fevereiro de 2011 14:11
 
Cesar Luis Guimaraes
Após ler com atenção o comentário do Sr. Luis Fernando, acho que hoje. A questão de reter e captar novos alunos, para as instituições esta muito mais ligada a área do Marketing, que a fama da Instituição, ou valor das mensalidades. Nas Instituições Federais a evasão, já e tema em varias reunião. Alem de Divulgar a Instituição deve ser criado novas fermentas para esta nova geração de estudantes.
Qui, 10 de Fevereiro de 2011 14:25
 
Wille Muriel
Um serviço de alta qualidade sempre capta alunos. Estudos indicam que 82% dos clientes de serviços surgem por meio de indicações. Mas isso não descarta a possibilidade de criarmos um setor especializado em captação e retenção (permanência é melhor...) de alunos. As universidades americanas isso é comum. Elas vivem num ambiente altamente concorrido e apresentam grande preocupação com a qualidade acadêmica, mas contam com um setor especializado para captar alunos do mundo inteiro.
Sei que a qualidade acadêmica ainda é um diferencial no mercado brasileiro. Mas a criação deste setor pode profissionalizar ainda mais a nossa gestão universitária. É um bom caminho.
Qui, 10 de Fevereiro de 2011 23:39
 

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