Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2488 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão Grupos Registro Acadêmico Tópicos Integração entre registro acadêmico/coordenadores de curso/retenção de alunos

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Integração entre registro acadêmico/coordenadores de curso/retenção de alunos
Discussão iniciada por Claiton Muriel Cardoso , em 29 Janeiro 08:44 PM

É preciso criar mecanismos de alerta que podem se utilizar dos dados do controle e registro acadêmico para orientar ações de retenção de alunos, por exemplo. Mais que estes mecanismos a automatização do lançamento da frequência escolar, através da utilização de cartões de acesso à sala de aula ou o lançamento on line da frequência, pode informar em tempo real quem está frequente ou não. Muitas vezes os dados que chegam ao registro acadêmico estão desatualizados, por exemplo: alguns professores têm o hábito de lançar frequência e notas de avaliações no final do mês, vão lançando provisoriamente no diário e depois lançam definitivamente ou o próprio registro muitas vezes é lançado em um período definido do mês.
Para se criar mecanismos de alerta e um processo que possa ser auditado, por quem tem a incumbência de "cuidar" dos alunos, informações defasadas já não podem demonstrar a realidade do momento: a falta de um aluno por um mês seguido só será sentida quando tivermos essa informação em mãos e aí o que fazer ?????

Responder
Carlos Anderson Garcia Carvalho
Acredito que um bom software de gestão acadêmica, possa ajudar a "cuidar" de nossos alunos. Além de um trabalho integrado, Coordenador e Secretaria Acadêmica, trabalhando sempre juntos buscando também junto aos professores, gerir bem o curso e controlar melhor a frequência dos alunos.
Dom, 30 de Janeiro de 2011 20:38
 
Abigail França Ribeiro
Boa noite, Carlos.
Dê uma olhada no Comentário de Wille Muriel no Grupo de Coordenadores, na discussão sobre contratar um bom coordenador.
Abigail
Dom, 30 de Janeiro de 2011 21:49
 
Tiago Muriel Cardoso
É preciso ter o sentimento de pertença criado pelos dois lados. O aluno deve se sentir parte e a instituição tem que "cuidar" dos alunos. Os dados que são processados no Registro Acadêmico poderia e muito ajudar a gestão. Ajudar na tomada de decisão, ajudar a alertar para a evasão, entre outras coisas. Se o aluno assina um contrato educacional com determina IES é porque a vontade dele é de estar ali... é porque não está? Um bom acompanhamento poderia em muitos casos reverter a evasão, o abandono precoce.
Um sistema afinado é sem dúvida um ótimo aliado. O compromisso de todos os envolvidos no processo, o professor lançar diariamente a freqüência, ter um departamento que a Secretaria Acadêmica possa encaminhar o aluno para um acompanhamento mais próximo. São ações simples, mas que fazem toda a diferença.
Ter, 01 de Fevereiro de 2011 16:39
 
Ângela Soares Landin Codonho
Na IES onde trabalho, esse processo é efetuado pela Secretária Acadêmica.
Não é uma tarefa muito fácil, sendo, que os professores foram orientados a retirar e devolver os diários de classe ao final do expediente e isso na prática não ocorre. Para os que entregam, a Secretária Acadêmica verifica e entra em contato com os respectivos alunos.
Realmente é um problema muito sério e precisamos encontrar soluções mais eficientes, eficazes e efetivas.
Quando o aluno manifesta interesse em trancar ou cancelar a matrícula, tentamos reverter a situação conversando e encaminhando ao Coordenador de Curso, para que ele possa identificar o problema e lhe oferecer alternativas concretas e favoráveis de permanência no Curso.
Seg, 28 de Fevereiro de 2011 09:13
 
Tiago Muriel Cardoso
Sem o apoio de um sistema capaz de levantar dados a tarefa fica muito difícil. Vejam que no depoimento da Ângela fica claro a sobrecarga na secretaria acadêmica. Existe um acumulo de funções. Esse acumulo se dá de forma natural. É um resultado que a secretaria colhe por lidar diretamente com os dados acadêmicos. Ali temos condições de mapear a instituição. Sem dúvida estamos falando de um setor estratégico que hoje é muito mal explorado pela gestão universitária.
Seg, 28 de Fevereiro de 2011 23:37
 
Kenia leite ferreira
a atualização diária da frequencia é importante e permite em tempo real saber se o aluno encontra se ou nao frequente, possibilitando entrar em ação em tempo hábil para saber o que tem ocorreu.
deve se ter a equipe responsável para este tipo de ação, desde o contato, e o todo o trabalho para não deixar o aluno evadir.
é importante que estes dados sejam registrados, para que possam ser mensurados e termos um eficaz controle de quantos alunos forem conseguidos trazer de volta, o real motivo dos que abandonaram e definir ações para combater desistências/evasões.
Qui, 31 de Março de 2011 09:20
 
Abigail França Ribeiro
É isso mesmo, Kenia. Os dados disponíveis na Secretaria Acadêmica devem ser usados para definição de estratégias que impeçam a evasão, por exemplo, e promovam a manutenção do aluno na IES.
Sex, 01 de Abril de 2011 11:09
 
Abigail França Ribeiro
Curso Secretaria Acadêmica Estratégica: contagem regressiva para o embarque no Navio Bleu de France. Palestrantes afinadíssimos; material pronto; surpresas para os paticipantes; brindes para os acompanhantes. Inédita e fantástica experiência.
Sex, 01 de Abril de 2011 11:39
 
Você precisa ser um membro deste grupo antes de poder postar uma resposta.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker