Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2471 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão Grupos Registro Acadêmico Tópicos Diplomas terão flexão de gêneros

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Diplomas terão flexão de gêneros
Discussão iniciada por Mariana Vicentini , em 28 Novembro 07:36 AM

Rio - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, aprovou nesta  quarta-feira, o Projeto de Lei , enviado pelo Senado, que obriga as instituições de ensino a empregar a flexão de gênero para nomear profissão ou grau nos diplomas expedidos.

Com isso, profissões ou grau obtido por mulheres  não poderão ser utilizadas no masculino. O projeto oferece a possibilidade para as mulheres que já receberam o diploma, requerer um novo com a mudança, sem qualquer custo.

Para a autora do projeto, ex-senadora Serys Slhessarenko, os diplomas são instrumentos de manifestação da identidade e é inadmissível que as instituições continuem a expedir certificados sem considerar o sexo do diplomado. O projeto segue para sanção da presidencia da República.

http://odia.ig.com.br/portal/educacao/html/2011/11/diplomas_terao_flexao_de_generos_208379.html

A pergunta que não quer calar: quem irá arcar com os custos?

Melhor nem fazer mais nenhum comentário...

Responder
Abigail França Ribeiro
Pois é, Mariana. Não deu outra. Quem vai arcar om os custos? As IES? Para reemitir diplomas expedidos no tempo em que se podia cobrar por eles?
Infelizmente, mais uma vez as agremiações que representam as IES não fizeram nada!!!!!!! E aí está a Lei nº 12.605, de 03/04/2012 (DOU de 04/04/2012).
Fiz alguns comentários no SIC 10/2012. O Tiago vai inserir na Rede,
Grande abraço,
Abigail
Seg, 09 de Abril de 2012 12:04
 
Kenia leite ferreira
As secretarias acadêmicas já tem inúmeras atividades diárias, essa fará parte da coleção. Fazer o que ? Muito dificil.
Seg, 09 de Abril de 2012 20:04
 
Abigail França Ribeiro
Pois é, Kenia. Com um agravante: ninguém percebe que o acúmulo de trabalho acaba acontecendo por bobagem. Fazemos tanta coisa desnecessária para atender legislação que não nos leva prá lugar nenhum, que quando temos que fazer algo realmente importante já estamos cansados, nervosos, irritados. Veja aí: nem pude flexionar as três últimas palavras, porque há muitos homens trabalhando no Controle e Registro Acadêmico. É tudo uma questão de Língua Portuguesa.
No SIC 10/2012, dissemos exatamente isso: muitas IES já flexionam!!!
Abraços,
Abigail
Seg, 09 de Abril de 2012 21:05
 
Neusa B.Bordignon
Embora a Unoesc já estivesse observando isso há alguns anos, vejo isso mais um dos absurdos... parece moda para agradar presidentA...
Sex, 13 de Abril de 2012 07:43
 
Abigail França Ribeiro
O pior, Neusa, é que a Lei tem dispositivo inconstitucional, quando concede a retroatividade. De todo modo, vamos torcer para que nossas egressas e nossos egressos (flexionei! rs, rs, rs) não nos venham solicitar essa "reemissão" de diplomas.
Sex, 13 de Abril de 2012 08:37
 
Sérgio Junqueira Matos
A incompetência para atender as prioridades, leva os desocupados que ocupam funções que não têm importância nenhuma, a garantir e justificar sua permanência nos cargos, apresentando propostas inspiradas em polêmicas que não acrescentam nada à qualidade do ensino no país.
Sex, 13 de Abril de 2012 09:08
 
Rodrigo Bouyer Ferreira
Bia,

O triste é "percebermos" que com tantos problemas sérios que o país precisa enfrentar, nosso Senado está preocupado e ocupando pauta com assunto de tão enfadonha relevância quanto este. Afinal, não é no diploma de graduação que o cidadão ou a cidadã (aproveitando a moda de flexionar) vai reforçar sua identidade de gênero...se fosse, o que seria da grande massa da população brasileira que não tem tal diploma?! risos

Mas vamos em frente, afinal, as KINDER surpresas fazem parte vida das IES brasileiras...
Dom, 15 de Abril de 2012 11:09
 
Neusa B.Bordignon
Sim, Rodrigo! O que seria dos que não tem diploma...
E, aproveitando a moda de flexionar: deveriam ter se preocupado também em criar identidade para a “diversidade”! rsrs
Brincadeiras à parte... não consigo conceber tamanha mediocridade, diante das atrocidades (de ilegalidades, de inconstitucionalidades, de corrupção, ...) que diariamente acompanhamos corroendo princípios, valores, ... corroendo a vida dos brasileiros. Justo na Educação, que deveria ser o “carro chefe” de uma Nação...

Penso que está passando da hora de "flexionarem" também as KINDER surpresas.
Dom, 15 de Abril de 2012 13:49
 
Rodrigo Bouyer Ferreira
Verdade, Neusa!

Se o nosso SINAES, por exemplo, estivesse sendo aplicado de maneira à verdadeiramente estimular a qualidade da educação superior brasileira, por exemplo, não estaríamos passando por este momento de relevância econômica mundial, mas com escassez de mão-de-obra realmente qualificada.

Mais complicado ainda é observarmos a ínfima e fantasiada qualidade da educação básica de nosso país (sobretudo a pública), ignorada por muitos por não ter capacidade de mobilização de midiática tão forte quanto na educação superior, ainda. Assim, sobra para as IES corrigirem toda esta distorção, como num verdadeiro conto de fadas.
E assim seguimos à diante, à espera por uma rajada de bom senso e fazendo nossas manifestações!
Dom, 15 de Abril de 2012 20:13
 
Abigail França Ribeiro
Caros Neusa e Rodrigo (ou eu deveria flexionar Cara Neusa e Caro Rodrigo? Sei lá...). Nos sobram as dúvidas: como fazer essa reemissão? Muitos registradores já se manifestaram, preocupados. Insisto em que a culpa é das nossas agremiações, que não cuidam do que acontece no Senado. Ninguém está cuidando do PL 7.200/2006, da reforma universitária, que foi anexado ao 4.212/2004. A LDB vai se transformar num OVNI.
Seg, 16 de Abril de 2012 07:59
 
Tiago Muriel Cardoso
Não sei se OVNI seria o melhor nome... quando se junta vários pedaços de coisas diferentes é melhor chamarmos de Frankenstein!
OVNI tem projeto, quem o fez sabe perfeitamente a história do começo ao fim. Não me parece ser este o caso... ou será que estou enganado?
Seg, 16 de Abril de 2012 12:53
 
Renata Crescência de Abreu Silva Santana
Prezados, boa tarde! Resta-me uma dúvida. A reemissão gratuita é só para casos de flexão de gêneros ou para qualquer reemissão. No caso de perda, o aluno tem direito à reemissão gratuita?
Qua, 20 de Junho de 2012 12:45
 
Abigail França Ribeiro
Prezada Renata,
A figura da reemissão só está "inventada" para flexão de gênero. E ainda assim é nossa recomndação que as IES aguardem a regulamentação dos sistemas de esino, prevista no dispositivo (art. 2º). No caso de perda o aluno continua tendo direito à 2ª via, serviço que pode ser cobrado pelas IES.
Abraços,
Abigail
Seg, 25 de Junho de 2012 09:58
 
Abigail França Ribeiro
Vocês já receberam pedidos de reemissão de diplomas? Alguma IES já regulamentou o assunto?
Sex, 17 de Agosto de 2012 22:33
 
Jeferson Rodrigues do Carmo
Num país onde uma determinada lei precisa ser regulamentada por outra norma legal para entrar em vigor, imaginem o desdobramento legislativo desta lei sobre o emprego da flexão de gênero nos diplomas expedidos. Podemos esperar "cascatas" de decretos, portarias, instruções normativas, etc. E, por fim, questiono: como serão tratados os transexuais?

Seg, 27 de Agosto de 2012 10:13
 
Abigail França Ribeiro
Pois é, Jeferson. Há instituição que já recebeu pedido de reemissão. Na verdade, a flexão do gênero todas já têm que fazer - e muitas não estão fazendo. A reemissão do diploma é que está confusa, porque o dispositivo determina que os Sistemas de Ensino Regulamentem. A Lei que trata da obrigatoriedade de Educação Ambiental é de 1999; determinava que os sistemas regulamentassem; o CNE regulamentou agora, em junho, depois que o INEP passou a cobrar das IES o cumprimento da Lei. É inacreditável!!!
Qui, 30 de Agosto de 2012 11:52
 
Você precisa ser um membro deste grupo antes de poder postar uma resposta.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker