Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1345 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Veja os grupos de discussão Grupos Coordenadores de Curso Tópicos Os dados e informações do Controle e Registro Acadêmico podem se constituir importante instrumento de gestão para os Coordenadores de Curso.

As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.

Os dados e informações do Controle e Registro Acadêmico podem se constituir importante instrumento de gestão para os Coordenadores de Curso.
Discussão iniciada por Abigail França Ribeiro , em 14 Fevereiro 01:04 PM

A figura dos Coordenadores não é prevista na legislação. Somente os Instrumentos de Avaliação do INEP se referem à essa importante função na administração acadêmica universitária. Mas no final, é dos Coordenadores que se cobra o sucesso ou o insucesso dos cursos, em todas as avaliações. Conhecer a legislação aplicável permite uma atuação mais segura.

Responder
Edilma Cotrim da Silva
Abigail, A figura do coordenador tanto nas istituições públicas como nas particulares representam a gestão dos cursos que eles respondem. O que deixa indignação é a falta de reconhecimento e critérios estabelecidos além das regrinhas criadas nos regimentos próprios das instituições.
A importância de um coordenador é impar, porém ele precisa de autonomia e isso é "dado" apenas aos Diretores.
Seg, 24 de Janeiro de 2011 10:49
 
Evandro Luiz Echeverria
A verdade é que a maioria das IES não estão preparadas para as ondas de mudanças provocadas constantemente pela legislação.
Além disso, as IES ainda vivem sob os moldes da federais, com grandes estruturas, que precisam ser atualizadas, como foram as corporações eliminando uma série de "entraves" e colocando a decisão próxima da área de operação. Mas, me pergunto se os coordenadores estão realmente preparados para assumir a "produção" do curso?!?!?
Seg, 24 de Janeiro de 2011 16:18
 
Abigail França Ribeiro
Estes são os nossos dois grandes problemas: coordenadores "prontos" e IES que vivem no passado; e algumas, poucas IES, dispostas à mudanças, com coordenadores despreparados.
Tivemos uma boa experiência no final de 2010 - o Prof. Wille Muriel e eu, num curso de Registro Acadêmico para Coordenadores, aqui em Beagá.
O PCCC ministrado na modalidade EAD pela Carta Consulta tem sido de grande valia para muitos coordenadores.
A grande verdade, é que só começamos a caminhar, nessa importante questão que é a Gestão Educacional. Chegaremos lá!
Seg, 24 de Janeiro de 2011 16:28
 
Claiton Muriel Cardoso
É preciso criar mecanismos de alerta que podem se utilizar dos dados do controle e registro acadêmico para orientar ações de retenção de alunos, por exemplo. Mais que estes mecanismos a automatização do lançamento da frequência escolar, através da utilização de cartões de acesso à sala de aula ou o lançamento on line da frequência, pode informar em tempo real quem está frequente ou não. Muitas vezes os dados que chegam ao registro acadêmico estão desatualizados, por exemplo: alguns professores têm o hábito de lançar frequência e notas de avaliações no final do mês, vão lançando provisoriamente no diário e depois lançam definitivamente ou o próprio registro muitas vezes é lançado em um período definido do mês.
Para se criar mecanismos de alerta e um processo que possa ser auditado, por quem tem a incumbência de "cuidar" dos alunos, informações defasadas já não podem demonstrar a realidade do momento: a falta de um aluno por um mês seguido só será sentida quando tivermos essa informação em mãos e aí o que fazer ?????
Sáb, 29 de Janeiro de 2011 20:25
 
Mauricio Ribeiro da Silva
Seguirei pela linha do Claiton, mas creio que é fundamental colocar uma pitada a mais de pimenta.
As IES, tanto particulares quanto públicas, ostentam o título social de "sede do saber" ou, então, "lugar de produção do conhecimento". Talvez isto seja verdade, considerando a visão da porta para fora. Internamente, o fato é que ações são tomadas baseadas em impressões e não em informações.

Esta discussão, aqui no grupo, é uma grande oportunidade para aprofundamento do tema, pois o fato é que o Registro Acadêmico, por exemplo, é somente compreendido como uma estrutura necessária para a comprovação de que um determinado aluno cumpriu ou não as ações necessárias para o recebimento de seu título. As IES, tanto em suas esferas de alta gestão (Reitores, Pró-Reitores, Diretores) quanto média (Coordenadores) ou no nível operacional (Docentes), não percebem que aquele conjunto de dados que somente são utilizados para a emissão ou não de documentos, tem grande valor se transformados em informação.

Com exemplo, as IES, neste momento, preocupam-se com valores de CPC's e IGC's, sabendo que o resultado do Enade é forte componente do resultado. Diante disso, vi, em diversas oportunidades, estratégias revisionistas, isto é, realização de "cursinhos" para recuperar o que não foi efetivamente aprendido.

Agora, pensem comigo: em algum setor, tamanho contingente de dados sobre a evolução da produção (ou serviço) é desperdiçado desta forma? Temos, no Registro Acadêmico, a oportunidade de identificar, durante todo o processo, em quais núcleos de conhecimento os alunos tem maior ou menor rendimento; onde está o maior índice de reprovação, qual é a curva média de aprendizado, dentre outras inúmeras formas de avaliação de resultado.

Assim, há a possibilidade de identificação de problemas e soluções para inúmeras questões, tanto estratégicas, quanto táticas ou operacionais, mas na realidade imperam respostas como "esta turma é fraca", "o problema é a qualidade do aluno" e por aí afora.

A verdade, creio, é que os chamados "produtores do saber" desprezam dados relevantes para o conhecimento da própria realidade. Até o momento, a estratégia do avestruz - enterrar a cabeça - é a que prevalece.
Sáb, 12 de Fevereiro de 2011 09:57
 
Abigail França Ribeiro
Os setores de controle e registro acadêmico "controlam" (acompanham) o desenvolvimento do ensino, e registram o resultado desse ensino, para, ao final do curso, emitirem um histórico escolar e um certificado e/ou diploma.
Para percorrer esse caminho - o do desenvolvimento do curso, seus profissionais precisam 1. conhecer a legislação atinente, aplicável ao dia a dia das IES, a regulação do Sistema Federal de Ensino, as normas editadas pelos diversos órgãos do MEC e, 2. registrar muitos dados. Dados sobre todos os processos: seleção, matrícula e trancamento de, transferência, aproveitamento de estudos, dispensa de componente curricular, expedição e registro de diplomas. São muitos dados, tanto de professores - titulação, jornada de trabalho, componentes curriculares que ministram; como de alunos - freqüência, desempenho, repetência, evasão, ENADE, FIES, PROUNI.
Boa parte dos profissionais das IES vêem apenas o lado burocrático do controle e registro acadêmico, esquecendo-se de que, se acompanhados, esses dados são importante ferramenta de gestão.
Dom, 13 de Fevereiro de 2011 18:43
 
Mauricio Ribeiro da Silva
Pois é professora... Trata-se de uma infinidade de dados. Já utilizei em algumas ocasiões estas informações. Foram muito úteis para a identificação de ações estratégicas como captação de alunos, também para compreender o perfil do alunado. Enfim, é um arsenal ainda não utilizado.
Qua, 16 de Fevereiro de 2011 17:08
 
Abigail França Ribeiro
E é isso que vamos discutir no Navio Bleu de France: a Secretaria Acadêmica Estratégica.
Sex, 01 de Abril de 2011 11:24
 
Abigail França Ribeiro
Curso Secretaria Acadêmica Estratégica: contagem regressiva para o embarque no Navio Bleu de France. Palestrantes afinadíssimos; material pronto; surpresas para os paticipantes; brindes para os acompanhantes. Inédita e fantástica experiência.
Sex, 01 de Abril de 2011 11:40
 
Você precisa ser um membro deste grupo antes de poder postar uma resposta.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker