Login
Sugestões
Rede Mebox!
Usuários on line
As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.
A “University LipDub” é grande exemplo de ação de marketing educacional, já realizada com muito sucesso por universidades em todo o mundo. Grande exemplo também de como motivar os alunos e envolvê-los na divulgação institucional. Ainda pouco explorado pelas IES brasileiras.
De forma geral, o LipDup é uma técnica simples onde um vídeo percorre, no nosso caso, as salas de aulas e os laboratórios das universidades; nele os alunos “dublam” uma música de sucesso. É uma espécie de “clipe institucional” que apresenta a infraestrutura da IES.
Alguns vídeos chegam a contar com a participação de quase 200 alunos, são vistos por milhões de pessoas e são praticamente sem custo para a Instituição. Confira os números de alguns vídeos postados por alunos no YouTube:
Université du Québec: 8.091.554 exibições
Shorewood High School: 1.520.741 exibições
University of Vic (UVIC): 1.159.461 exibições
Faculté de Droit: 921.120 exibições
Adam Mickiewicz's University: 623.323 exibições
Boston University: 495.239 exibições
Universidad de Navarra: 195.448 exibições
Nem nossas campanhas de vestibular, veiculadas na TV, atingem um público desta ordem.
Vale a pena conferir como participar em: http://universitylipdub.com
VT Institucional da University LipDub:
Conheci no ano passado na Universidad Pontificia de Salamanca (UPSA), na España.
Os alunos ficaram empolgadíssimos, tem até empresas como a J&B premiando os melhores vídeos universitários (http://www.youtube.com/user/JBinventivesince1749).
A UPSA ganhou em 2010, com a participação de 700 alunos. (http://vegacirculando.wordpress.com/2010/06/25/mejor-manana-lipdub-ganador/
Confiram o vídeo em:
Reportagem sobre a gravação do LipDub em Salamanca:
Making off:
O vídeo teve mais de 100 mil acessos e percorreu todo o país, uma exposição da marca sem igual.
E o melhor: os próprios alunos elogiando e divulgando sua Instituição.
O que vocês acham?
FACCAMP: 31.127 exibições
PUCPR: 16.824 exibições
ESPM : 13.369 exibições
Gislene, o público-alvo no caso seria principalmente os alunos de graduação presencial, realmente no EAD a estratégia seria complicada de executar.
Já o apoio dos alunos, como coloca o Tiago, já gera outra discussão que é a relação das universidades com os alunos.
Nossas instituições estão adaptadas para a “Geração Y” (conectada diretamente com o mundo virtual e as novas tecnologias)?
Praticas inovadoras, como está do LipDub que estamos discutindo, são feitas por nossas IES? Qual a diferença da sala de aula de hoje com as do passado?
Tenho pra mim que os universitários acham as IES “caretas” e não se identificam com elas, já que estas não falam sua linguagem e não estão adaptadas a eles. Daí também a origem de outros problemas, como as políticas de egressos e manutenção de alunos, muitos não vêm a hora de sair da Instituição.