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Utilizando o “LipDub” como ação de Marketing Educacional
Discussão iniciada por Bruno Augusto Amador Barreto , em 18 Fevereiro 02:04 PM

A “University LipDub” é grande exemplo de ação de marketing educacional, já realizada com muito sucesso por universidades em todo o mundo. Grande exemplo também de como motivar os alunos e envolvê-los na divulgação institucional.  Ainda pouco explorado pelas IES brasileiras.

 

De forma geral, o LipDup é uma técnica simples onde um vídeo percorre, no nosso caso, as salas de aulas e os laboratórios das universidades; nele os alunos “dublam” uma música de sucesso.  É uma espécie de “clipe institucional” que apresenta a infraestrutura da IES.

 

Alguns vídeos chegam a contar com a participação de quase 200 alunos, são vistos por milhões de pessoas e são praticamente sem custo para a Instituição.  Confira os números de alguns vídeos postados por alunos no YouTube:

 

Université du Québec: 8.091.554 exibições

Shorewood High School: 1.520.741 exibições

University of Vic (UVIC): 1.159.461 exibições

Faculté de Droit: 921.120 exibições

Adam Mickiewicz's University: 623.323 exibições

Boston University: 495.239 exibições

Universidad de Navarra: 195.448 exibições

 

Nem nossas campanhas de vestibular, veiculadas na TV, atingem um público desta ordem.

 

Vale a pena conferir como participar em: http://universitylipdub.com

 

VT Institucional da University LipDub:

http://vimeo.com/1287067

Responder
Bruno Augusto Amador Barreto
Conhecem alguma Instituição que utilizou a técnica ou algo parecido? Consideram aplicável à realidade brasileira?
Sex, 18 de Fevereiro de 2011 11:29
 
Bruno Augusto Amador Barreto
Sim Roberta, achei a idéia brilhante.

Conheci no ano passado na Universidad Pontificia de Salamanca (UPSA), na España.

Os alunos ficaram empolgadíssimos, tem até empresas como a J&B premiando os melhores vídeos universitários (http://www.youtube.com/user/JBinventivesince1749).

A UPSA ganhou em 2010, com a participação de 700 alunos. (http://vegacirculando.wordpress.com/2010/06/25/mejor-manana-lipdub-ganador/

Confiram o vídeo em:


Reportagem sobre a gravação do LipDub em Salamanca:



Making off:



O vídeo teve mais de 100 mil acessos e percorreu todo o país, uma exposição da marca sem igual.

E o melhor: os próprios alunos elogiando e divulgando sua Instituição.

Sex, 18 de Fevereiro de 2011 13:52
 
Tiago Muriel Cardoso
Muito bom. Eu que não sou da área do mkt achei a ideia ótima, mas não sei se seria uma realidade que aplicaríamos aqui. Acredito que aqui são poucas as IES que contariam com o apoio dos alunos para uma ação de "lipdup". Agora, que funciona como um marketing viral isso me parece ser fato. Isso teve alguma influencia do seriado Glee? O importante é que me diverti muito com os vídeos e aprendi um bocado. Como bem disse a Roberta, vivendo e aprendendo...
Sex, 18 de Fevereiro de 2011 14:35
 
Gislene Sollar
Bruno a idéia é muito legal, claro que o público alvo seria uma galera mais jovem, mas observo que no EAD o aluno é mais maduro, objetivo e com um perfil bem diferente do aluno presencial. Acho a idéia boa sim mas deve ser analisada melhor para qual público alvo cada institucição quer atingir.
O que vocês acham?

Sex, 18 de Fevereiro de 2011 15:43
 
Bruno Augusto Amador Barreto
Tiago, a idéia virou uma febre em universidades na Europa, Estados Unidos e Canadá, no Brasil temos poucas experiências. No YouTube encontramos:
FACCAMP: 31.127 exibições
PUCPR: 16.824 exibições
ESPM : 13.369 exibições

Gislene, o público-alvo no caso seria principalmente os alunos de graduação presencial, realmente no EAD a estratégia seria complicada de executar.

Já o apoio dos alunos, como coloca o Tiago, já gera outra discussão que é a relação das universidades com os alunos.
Nossas instituições estão adaptadas para a “Geração Y” (conectada diretamente com o mundo virtual e as novas tecnologias)?

Praticas inovadoras, como está do LipDub que estamos discutindo, são feitas por nossas IES? Qual a diferença da sala de aula de hoje com as do passado?

Tenho pra mim que os universitários acham as IES “caretas” e não se identificam com elas, já que estas não falam sua linguagem e não estão adaptadas a eles. Daí também a origem de outros problemas, como as políticas de egressos e manutenção de alunos, muitos não vêm a hora de sair da Instituição.

Sex, 18 de Fevereiro de 2011 15:56
 
Gislene Sollar
olha realmente se for colocada em prática no Brasil acredito que seria uma febre, ainda mais com a criatividade que vejo em salas presenciais. Sucesso garantido para presencial com foco nos alunos de 18 anos, plugados em Facebook e demais redes sociais.
Sex, 18 de Fevereiro de 2011 16:07
 
nilza prata bellini
Muito interessante e absoluta novidade prá mim. Ótima estratégia, essa.
Sáb, 19 de Fevereiro de 2011 07:45
 
Wille Muriel
Excelente dica Bruno. Muito bem lembrado.
Qui, 03 de Março de 2011 22:31
 
Katya Andrade Aguiar
Achei a cara da geração y. Com certeza é uma ótima idéia!
Seg, 14 de Março de 2011 19:30
 
Bruno Augusto Amador Barreto
Exato Katya, precisamos explorar melhor está nova geração em nossas ações.
Qui, 17 de Março de 2011 09:40
 
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