Login
Sugestões
Faça o login e visualize as sugestões
Rede Mebox!
Usuários on line
Nós temos 1369 webespectadores online
As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.
Gestão Financeira Educacional
Informações do grupo
Categoria:
Nome:
Gestão Financeira Educacional
Criado:
Ter, 26 de Abril de 2011
Proprietário:
Descrição
Este grupo se destina a discutir e propor soluções sobre os diversos assuntos ligados à administração financeira como: gestão de recebimento educacional, crédito educacional universitário, administração financeira, crédito score educacional, reengenharia da oferta educacional, assessoria ao crédito e a cobrança, dentre outros.Anúncios
Nenhum anúncio adicionado ainda.
Tópicos
FATORES QUE INFLUENCIAM NA RECUPERAÇÃO DE UMA OPERAÇÃO DE CRÉDITO
Devem ser considerados os fatores de solvência, jurÃdico e contratual, que deverão ser identificados pelo responsável pela análise, que adotará um conjunto de ações dirigidas a minimizá-las.
Os dois pilares básicos sobre os quais se sustentam a análise da evolução da solvência são:
?Geração de Recursos
?Patrimônio LÃquido
A geração de recursos é imprescindÃvel, entretanto o patrimônio lÃquido adquire maior importância conforme se vai alongando o prazo da operação, em razão da maior incerteza comprometer a estimativa da geração de recursos.
Os riscos jurÃdico e contratual devem ser avaliados na hora de formalizar o contrato educacional, e devem basear-se no mÃnimo em:
a)Eleger o instrumento jurÃdico (contrato serviços educacional) mais adequado, utilizando os modelos estabelecidos, e consultando a assessoria jurÃdica no caso de requerer alguma alteração.
b)Confeccionar o mesmo sem erros, nem omissões que sejam essenciais ao seu conteúdo.
c)Efetuar o registro do contrato no órgão público competente.
d)Liberar a matricula do aluno, de acordo com as condições negociadas no contrato e aprovado no parecer de crédito.
A este respeito, devemos ter em vista, que na medida em que a atuação da instituição na elaboração do contrato, não corresponda estritamente com as condições negociadas, estaremos prejudicando e com freqüência invalidando o instrumento que deveria proteger os interesses da instituição frente ao aluno.
Pelo que eu entendi, até agora, esse crédito educacional é um bom recurso para atrair e manter os alunos em sala de aula e ainda por cima reduzir a inadimplência nas faculdades.
Compartilhamento de arquivos
Arquivo | Tamanho (kb) | |
Nenhum arquivo enviado ainda |
Mural
ma verba de R$ 1 bilhão destinada ao financiamento de melhorias das universidades do paÃs a juros mais acessÃveis está parada, sem uso, desde abril do ano passado. O dinheiro faz parte de um programa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação. Ele pode ser usado para financiar de obras e compra de equipamentos e de softwares a gastos com capacitação e treinamento para gestão
Seg, 24 de Setembro de 2012 14:32
Oi, Ricardo.
O tema é muito sugestivo. Vamos lá,então, acompanhar as idéias apresentadas por aqui e, quem sabe não apresentar algumas sugestões...
O tema é muito sugestivo. Vamos lá,então, acompanhar as idéias apresentadas por aqui e, quem sabe não apresentar algumas sugestões...
Seg, 02 de Maio de 2011 16:59
Ricardo, que bom que Você tem alternativas para esse assunto. Há muito estamos lutando na busca de soluções viáveis.
Ter, 26 de Abril de 2011 11:09