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Educação EstatÃstica |
Escrito por Hélio Rosetti Jr |
Qua, 21 de Julho de 2004 21:00 |
O mundo moderno vem utilizando com freqüência modelos estatÃsticos para interpretar acontecimentos, incrementar a comunicação ou explicar movimentos sociais. Quase todos os meios de comunicação lançam mão da estatÃstica para integrar e enriquecer seus conjuntos de informações a serem divulgadas para a população. A Internet, pela sua riqueza de recursos tecnológicos, tem ajudado a impulsionar a difusão de análises quantitativas nos conteúdos das informações à população. Atualmente, com o avanço da mÃdia e a facilidade oferecida pela informática, as pesquisas deixaram de ser ocasionais para se tornarem parte integrante e inseparável de nossas vidas em todos os instantes. O trabalho da Futura com a Rede Gazeta de Comunicações é um bom exemplo do uso da estatÃstica e da pesquisa no cotidiano do cidadão capixaba. Com uma qualificada utilização de métodos quantitativos, a Futura tem fornecido importantes informações acerca de diversos temas que envolvem questões de cidadania e sociedade, democratizando e valorizando a pesquisa e os modelos estatÃsticos/matemáticos. A escola tem um importante papel a desempenhar na divulgação dos conhecimentos estatÃsticos. Desmistificar as pesquisas, estimulando a capacidade de leitura e interpretação dos fatos, é função do trabalho escolar na busca da formação de um cidadão pleno. Assim, o ensino e uso dos modelos estatÃsticos/matemáticos em sala de aula devem estar em consonância com as necessidades, os interesses e as experiências de vida dos alunos. Alguns autores de matemática para o Ensino Fundamental já têm incluÃdo capÃtulos sobre estatÃstica em seus livros, refletindo uma crescente demanda por conhecimentos nessa área já nos primeiros anos de estudos. Contudo, a iniciativa curricular geral das redes escolares - em especial nas escolas públicas - ainda é muito tÃmida no que se refere a uma educação estatÃstica dos estudantes brasileiros. Numa formação estatÃstica, as fórmulas matemáticas prontas e os modelos acabados, com poucos atrativos para os educandos, devem ceder lugar à s formas construÃdas a partir de suas vivências comunitárias, na busca de soluções dos problemas que fazem parte de suas relações na sociedade. Assim, o ensino de estatÃstica deve ser disseminado democraticamente em toda a nossa estrutura escolar, em todos os nÃveis de ensino, procurando levar aos indivÃduos uma compreensão mais completa de suas realidades. Incluir nossos estudantes na cultura dos métodos quantitativos significa dar um largo passo para o aprendizado das novas tecnologias. A educação estatÃstica pode implementar essa inclusão na perspectiva da cidadania plena. |
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