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Escrito por Roberto Wagner Scherr Campos   
Qua, 04 de Agosto de 2004 21:00

A palavra qualidade, em educação, além de ser conceituada de forma imprecisa, refere-se, muitas vezes, à qualidade do sistema educacional da escola, do ensino e da educação, de acordo com diversas maneiras de se conhecê-la e de se entender o fenômeno educacional. Entretanto, qualquer que seja a procedência avaliativa do elemento "qualidade", deve residir na sua essência a valorização da competência no fazer. Qualidade de ensino é, portanto, e ao contrário de parte da crença contemporânea, um processo de construção baseado na competência e consciência crítica de quem a implementa.

Neste sentido, é que se pode afirmar que dentro do contexto social da escola, a quantidade e a qualidade mínimas de educação que a sociedade julga como aceitável são definidas sem uma participação efetiva dos usuários, quer porque são julgados incapazes de assim procederem, quer porque a definição desses mínimos procedem de mecanismos alternativos de expressão social de interesse da classe dominante. No primeiro caso estaria a situação em que os alunos, e mesmos pais, não estão qualificados para definir os conteúdos programáticos dos cursos. No segundo caso, estaria toda a complexa estrutura sócio-educacional montada para que os conteúdos educacionais atendam aos interesses sociais desejados pela escola e não dirigidos, como deveria, às necessidades de seus usuários.

Associando os pressupostos que devem permear a gestão da boa qualidade de ensino, cinco imperativos fundamentais devem ser seguidos na busca desta qualidade: conformidade, prevenção, excelência, responsabilidade e medição.
Visualizando os cinco imperativos acima mencionados, as inferências que se pode fazer em termos específicos seriam:

Conformidade com as situações, que é o ato de aceitar os entraves do processo julgando-os componentes do mesmo, deverá ser superada, pois a escola deve perseguir firmemente os seus propósitos com a participação de todos; dessa maneira, seu público e pessoal se sentirão mais seguros e motivados.

Prevenção de um futuro insucesso deverá ser estrategicamente preparado para que nada atrapalhe o programa de qualidade.

Excelência deverá estar presente em todos os envolvidos no processo para que se possa atingir o mais alto nível de qualidade possível.

Responsabilidade está na forma do pensar e agir juntos, com cada um cumprindo a sua parte na direção do trabalho bem feito.

Medição é o processo avaliativo das etapas do trabalho para se ter certeza de que cada um cumpriu a sua tarefa e que todos podem passar para uma etapa seguinte. Em outras palavras, seria a verificação, o rumo traçado em direção aos objetivos de qualidade estabelecidos, sendo devidamente seguidos.
Se os imperativos aqui referenciados forem seguidos pela escola, os resultados obtidos deverão certamente superar os até então verificados no âmbito escolar.

A tese que se defende é que uma gestão democrática da educação passa por uma maior participação do pessoal envolvido na gestão escolar. Porém, isso será pouco positivo se não estiver baseado em princípios e métodos que conduzam a resultados duradouros. Tais métodos e princípios deverão, além disso, agir verdadeiramente nas causas do problema, e não nos seus efeitos.

 

Autor deste artigo: Roberto Wagner Scherr Campos - participante desde Sáb, 28 de Fevereiro de 2004.

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