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Gestão Educacional em Áreas de Transição: Uma contribuição a Metropolização |
Escrito por Ismael Bravo |
Dom, 08 de Março de 2009 08:05 |
Bravo, Ismael. Gestão Educacional em Áreas de Transição: uma contribuição a metropolização. Campos, SP 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Orientadora: Sonia Giubilei.
Resumo: Este trabalho visa a desvelar, dentro dos diferentes níveis de ensino das unidades escolares localizadas em áreas de transição na região de Campinas (SP), o modo como os aspectos que integram os domínios socioeconômicos poderão beneficiar a formulação e a execução de políticas públicas para uma gestão educacional integrada em região metropolitana. A produção e a sistematização do conhecimento de áreas de transição são relevantes para a definição e implementação de políticas educacionais, com significativa importância social, ao serem adotadas por instituições e/ou organizações responsáveis por sua execução. Este estudo permitiu constatar que a consideração exclusiva dos aspectos socioeconômicos dos meios urbanos e rurais é insuficiente para caracterizar as experiências sociais, culturais e econômicas dos alunos de unidades escolares em áreas de transição, na medida em que elementos de periferia ou mesmo de conurbação são relevantes no caso. A fim de investigar os problemas levantados por este trabalho e responder a eles, bem como aos objetivos nele propostos, tornase necessário o auxílio de outra ciência para a explicação de fatos que informarão a problemática própria de uma área geográfica. O enfoque será posto num trabalho contextualizado com base em determinado referencial teórico, consubstanciado na bibliografia fundamental mediante abordagens descritivo-analíticas do objeto investigado. Assim, disponibilizam-se às políticas públicas da região fundamentos de novos elementos para a elaboração de uma gestão integrada com a finalidade de atender às premências educacionais
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