Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2755 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 47 Vantagem Competitiva através do ERP e o Perfil dos Profissionais da Área de TI
Vantagem Competitiva através do ERP e o Perfil dos Profissionais da Área de TI PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 9
PiorMelhor 
Escrito por Marco Antonio Torres   
Qua, 09 de Março de 2005 21:00


Eficiência, agilidade e flexibilidade são fatores essenciais para o sucesso dos negócios das organizações em um ambiente globalizado. Neste ambiente, a informação é um diferencial estratégico de suporte à tomada de decisão.
Mas como conseguir mensurar todas as informações primordiais em um tempo mais rápido que a de seu concorrente?

Em um tempo não tão distante, as informações encontravam-se distribuídas por várias áreas das organizações sem uma interação entre elas.

Da forma como foram pensados os bancos de dados e a arquivamento de informações se obtinha uma especificação demasiada nos setores e não na organização como um todo. As informações encontravam-se espalhadas por toda a organização e agrupá-las demandava tempo e dinheiro e mesmo assim às vezes não se conseguia obter o resultado adequadamente pretendido. As informações migravam de área para área só chegando a administração no final do processo.

ERP é um amplo sistema de soluções com arquitetura de software modular. O objetivo é de agilizar a comunicação e facilitar o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, compras, estoque, logística, finanças, interação com fornecedores, vendas, serviços a clientes e recursos humanos e garantir a integração através da informação. Dessa forma, as diversas áreas podem facilmente dividir informações e se comunicar entre si.

Tipicamente, um sistema ERP emprega a tecnologia cliente/servidor, ou seja, o usuário do sistema roda uma aplicação que acessa as informações de um sistema de gerenciamento de uma base de dados única, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional. A vantagem de um sistema ERP é a necessidade da entrada de informações ser feita em uma única vez, eliminando-se a redundância e redigitação de dados, assegurando a integridade das informações.

A implantação de um sistema ERP envolve uma aprofundada análise dos processos da empresa, treinamento dos colaboradores, investimentos em informática (equipamentos) e reformulação nos métodos de trabalho. É um processo extremamente crítico para as empresas, porque envolve suporte às estratégias empresariais, alteração nos processos internos, treinamento das pessoas para utilização do novo sistema, além de investimentos significativos. Ela também afeta diretamente a área de TI, exigindo novos entendimentos e novas formas de gestão da tecnologia.

Tomar decisões ao longo do processo também é possível graças ao ERP. O que resulta em uma economia de tempo e domínio das operações.

Esses sistemas impactam as organizações com reflexos amplos que precisam ser gerenciados. O conhecimento de seus impactos para as organizações é essencial, bem como de suas características e aspectos ligados à sua implementação. Além disso, os sistemas ERP também começam a ser utilizados em médias e pequenas empresas, o que aumenta a importância dos conhecimentos citados para os profissionais da área de TI e acadêmicos.


O perfil do profissional de TI - novos desafios
Estão surgindo novas formas de fazer negócios, acessar clientes e mercados, através do uso intenso das tecnologias avançadas - informática, Internet, E-Business, E-Commerce, ERP, Business Intelligence, CRM para obter vantagens competitivas. A evolução das telecomunicações derrubou fronteiras, reduziu distâncias, globalizou o mercado e conseqüentemente, os clientes.

Este enfoque do uso da tecnologia da informação exige uma formação complementar, que possa transformar o Analista de Sistemas em um profissional de Tecnologia da Informação. Isto significa ampliar os conhecimentos e a visão do Analista de Sistemas para uma visão de empreendedor de negócios a ponto de definir soluções tecnológicas adequadas e econômicas que viabilizem a implantação de diferenciais estratégicos e competitivos. O profissional de TI deve conhecer profundamente o tipo de negócio da empresa, com suas oportunidades e ameaças.

O jornal Valor Econômico de 19/06/2002 publicou um estudo da PricewaterhouseCoopers Consulting sobre a gestão de TI nas 300 maiores empresas brasileiras, traçando o perfil dos CIOs (Chief Information Officers) e o que eles esperam de suas equipes.
Perguntados pela PricewaterhouseCoopers Consulting sobre quais características eles mais valorizavam ao avaliar seus subordinados, os CIOs responderam que a questão mais importante é o conhecimento de processos e negócios. Em seguida, citaram a pró-atividade, orientação a objetivos, liderança, ética, habilidades interpessoais, equilíbrio emocional e, por último, conhecimento específico de TI.

Conclui-se, então, que o profissional de TI deve ter visão de mercado, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal e desenvolver novas habilidades, conhecimentos, técnicas e metodologias, para utilizar o grande potencial da tecnologia avançada para alavancar os negócios e gerar mais lucro.


 

Autor deste artigo: Marco Antonio Torres - participante desde Seg, 07 de Março de 2005.

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker