Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2947 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 207 O papel do Pedagogo e sua baixa remuneração.
O papel do Pedagogo e sua baixa remuneração. PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 10
PiorMelhor 
Escrito por Cássia Maria Batista Santos   
Qui, 15 de Outubro de 2009 11:12

Devemos repensar o papel do pedagogo na sociedade. Se pensarmos bem, veremos que todo e qualquer profissional, em especial aqueles de nível superior, um dia passaram pelas mãos de um pedagogo.

 

 

O pedagogo é aquele profissional que tem o poder de formar outros profissionais, uma vez que a base de toda e qualquer educação é direcionada pela pedagogia e seus subsistemas.

 

Se hoje temos profissionais brilhantes e inovadores em todas as áreas, pouco seriam se não tivessem a base sustentada por uma pedagogia eficiente  e competente.

 

Então, porque este profissional é tão mal remunerado em nosso país? Por que o profissional responsável pela educação e formação de todos os outros profissionais não recebe uma remuneração compatível com a sua importância?

 

As informações estão chegando aos nossos alunos de uma maneira muito acelerada. Hoje, temos  fácil acesso à internet, TV, filmes, e todos esses meios de comunicação inserem, diariamente, informações positivas e negativas na mente dos nossos jovens. E aí, entra novamente a pedagogia, com sua arte de se adaptar aos jovens.

 

O que se ouve hoje sobre a educação é que ela está precária, insuficiente, atrasada. Grande quantidade dos nossos alunos encontram-se desmotivados e desligados do aprendizado, e por muitas vezes o profissional da educação é penalizado por isso.

 

O que ocorre, é que não há como acompanhar a evolução tecnológica na mente desses jovens, não há como reciclar todos os dias para adaptar-se às mudanças rotineiras e repentinas dessa geração. Muito pode ser feito! Falta iniciativa e motivação por parte de muitos profissionais da educação, mas faltam também incentivo, remuneração compatível e oportunidades de crescimento e adequação a estes profissionais.

 

A educação está presente em tudo, e há espaço para o pedagogo em qualquer lugar. O olhar da pedagogia é diferenciado no que se refere ao aprendizado, e este, o aprendizado, existe em qualquer lugar, a todo instante.

 

É preciso olhar para este profissional com um olhar perspicaz, valorizar seu papel na sociedade como um todo.

 

É preciso dar à Pedagogia o mérito que ela nunca recebeu, o mérito da profissão responsável pelo futuro!

 

A pedagogia é base, é o começo de todo o processo de aprendizado de qualquer indivíduo, em qualquer lugar. Este profissional precisa e deve ter melhor remuneração e valorização!

 

Cássia Maria Batista Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor deste artigo: Cássia Maria Batista Santos - participante desde Qui, 02 de Outubro de 2008.

Veja outros artigos deste autor:

Comentários (1)
1 Seg, 28 de Dezembro de 2009 09:03
Sérgio Junqueira Matos
Boam dia Cássia,

Apenas os políticos, com seus inúmeros assessores, e seus amigos são valorizados convenientemente com salários avantajados. Nenhum outro profissional recebe o mesmo tratamento.
No caso das pedagogas, acho que elas deveriam ler o que você escreveu a respeito da função delas na escola.
Aqui em Curitiba, elas são identificadas por pedabobas. Elas deveriam se preocupar com a qualidade do ensino no estabelecimento em que estão lotadas, mas isso não acontece. Elas se preocupam apenas em criar procedimentos que favoreçam seu trabalho junto às instâncias superiores da educação. O trabalho delas se limita a atender os alunos indisciplinados e a não resolver nada. Elas preferem acusar os professores de não terem autoridades suficiente para manter a ordem em sua sala de aula. Elas deveriam estar avaliando o trabalho dos professores seus planejamentos, suas técnicas e com a colaboração deles resolver os problemas de disciplinas. Um aluno que não quer estudar prejudica o aprendizado de todos e, no entanto, nada é feito pelas pedagogas para resolver o problema. No fim do ano elas ameaçam os professores para que eles alterem as notas dos indisciplinados, que não fizeram nada para que eles sejam aprovados. O estatuto reza que todos têm direito à educação com qualidade. Porém a maioria esmagadora é prejudicada com a presença de laranjas podres no seu meio. No outro ano, os que não fizeram nada, mantêm o comportamento rebelde, e ainda contam vantagens ridicularizando aqueles que se esforçaram. A instrução do MEC é cobrar da escola o que foi feito para recuperar os alunos e não de promovê-los, mas as pedagogas não fazem isso e se recusam a aceitar as sugestões dos professores.
As escolas públicas teriam muito mais qualidade e eficiência se as pedagogas cumprissem corretamente a sua função no estabelecimento de ensino em que realizam seu trabalho.
Desculpe-me pelo desabafo, mas é difícil ficar calado, quando tanta incompetência não é punida convenientemente. Os professores que não se esforçam são apenas reflexos das péssimas condições de trabalho a que estão sujeitos.

Atenciosamente

Sérgio Junqueira
Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker