Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2572 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 51 Entrevista: O MBA e a real formação de gestores com Roberta Muriel
Entrevista: O MBA e a real formação de gestores com Roberta Muriel PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Qua, 06 de Abril de 2005 21:00

Gestão Universitária: Prof.ª Roberta (*), no Brasil, os cursos de MBA (Master in Business Administration) são considerados lato sensu, enquanto no exterior, são stricto sensu. Porque essa diferença? O que são e como funcionam os MBA's no Brasil?
Roberta Muriel: Exatamente. No Brasil, de acordo com a legislação vigente, os cursos designados como MBA estão incluídos na categoria de pós-graduação lato sensu, ou seja, mesma categoria das especializações e sujeitos à mesma regulamentação.
Gestão Universitária: Estes cursos se destinam a algum público específico?
Roberta Muriel: Estes programas devem estar voltados para os profissionais que atuam ou pretendem atuar com a gestão de um determinado setor.
Gestão Universitária: Os MBA's têm se tornado muito populares no Brasil, e acabaram perdendo o sentido inicial, de ser um curso de gestão, com o intuito de preparar o profissional para assumir posições de liderança e cargos estratégicos. Hoje a maioria das IES coloca "MBA" nos nomes dos cursos de especialização para chamar a atenção. Quais são os diferenciais de um MBA?
Roberta Muriel: Como você disse, a formação para a gestão é o foco pretendido nos MBA's, no entanto, em alguns casos, este sentido se perde. O MBA que coordeno em Administração Acadêmica e Universitária está totalmente focado na formação do Gestor de IES, objetivando a construção de um novo conhecimento: o de gestão de IES em cenários competitivos.
Gestão Universitária: Quais as vantagens de se fazer um MBA e não uma especialização como outra qualquer ou mesmo um mestrado? Ainda é válido fazer um MBA?
Roberta Muriel: Para o aluno, o importante é encontrar aquilo que ele quer em um programa completo, bem feito, bem estruturado. O que é válido é a qualidade do programa e a satisfação total do aluno a partir do momento em que este atinge seus objetivos. Se não for assim, penso que nada é válido, nem MBA, nem especialização, enfim...
Gestão Universitária: Quanto tempo duram em média os cursos de pós-graduação lato sensu?
Roberta Muriel: Os cursos de pós-graduação lato sensu, devem ter, de acordo com a legislação, um mínimo de 360 horas. O nosso programa tem 360 horas, distribuídas em 9 módulos de 40 horas cada.
Gestão Universitária: Quais os critérios na hora de se escolher um MBA no Brasil? O que deve ser levado em consideração?
Roberta Muriel: Como disse anteriormente, o critério é o da excelência do programa. Não podemos investir em uma pós-graduação que não nos dê as respostas que buscamos. Vivemos em um país com muitas dificuldades e, fazer um curso dessa natureza pode ser considerado um privilégio. No entanto, é um investimento alto e o retorno tem que acontecer. Não falo apenas de título, mas de sair, lá "na ponta", efetivamente bem preparado.

Gestão Universitária: Existem cursos de MBA à distância? Como funcionam?
Roberta Muriel: Existem cursos na modalidade a distância. No caso do MBA - Administração Acadêmica e Universitária, pretendemos oferecer futuramente um semi-presencial.
Gestão Universitária: Existe algum órgão regulador, onde possa consultar a regularidade dos cursos? Quem pode oferecê-los?
Roberta Muriel: Sim. O aluno pode verificar qual a Instituição que dá o certificado do curso e consultar o Ministério da Educação quanto à regularidade da Instituição. No site da Capes (www.capes.gov.br) e do INEP (www.inep.gov.br) esta informação pode ser obtida com facilidade.
Gestão Unversitária: Existem programas de financiamento para os cursos de pós-graduação? Como funcionam?
Roberta Muriel: Poderão procurar bolsas de estudos nos seguintes endereços:
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Ciência e Tecnologia. www.cnpq.br
Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. www.fapesp.br
Fundação Estudar - Organização não-governamental. www.estudar.org.br
Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério de Educação e Cultura. www.capes.gov.br
Comissão Fullbright - Programa de intercâmbio educacional e cultural do governo dos Estados Unidos. www.fullbright.org.br


(*) Roberta Muriel é Diretora Executiva da Carta Consulta e Coordenadora do MBA - Administração Acadêmica e Universitária.
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.




 
Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker