Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2574 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 253 Pedagogia do encantamento
Pedagogia do encantamento PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 12
PiorMelhor 
Escrito por Joana D'arc Mariano Taveira   
Qua, 15 de Dezembro de 2010 00:00

Encantar-se para aprender. Esta é condição essencial para uma aprendizagem efetiva. Para que este encantamento exista  é necessário existir a MOTIVAÇÃO. Nas antigas Escolas Normais ou habilitação para o magistério em nível de segundo grau ,as normalistas ou futuros professores eram muito bem preparados para lecionar de primeira a quarta série. Não direi o mesmo dos cursos superiores que vieram substituir o Ensino Normal. Conscientemente faço  esta  crítica ,porque lecionei em ambos.

Nos cursos Normais havia  a didática de português, onde aprendia como dar uma aula de leitura,de redação, de ditado, de escrita, as técnicas e  a motivação ideais para cada aula. E da mesma forma acontecia com a didática de  matemática, de história, de geografia, de ciências, etc... Os programas de primeira a quarta série eram estudados em profundidade.

Fui aluna de ISA TÔRRES em didática e de IONE TÔRRES  em psicologia  a quem devo muito do melhor de mim. Mais tarde, ELZA MENDES brilhou lecionando didática e continuando a preparar de fato professores para atuar de primeira a quarta série.

Muitas prefeituras estão colocando nos editais de concurso  para  professores de primeira a quarta série a exigência  do curso de magistério, por  reconhecer que esse professor está de fato apto a alfabetizar, possuem a segurança que o conhecimento  trás, além de uma base humanística. As faculdades possuem liberdade para elaborar suas ementas e por isso o conteúdo programático diverge de uma para outra faculdade. Os cursos são teóricos não são focados nas práticas pedagógicas que é o  mais importante num curso de  magistério. Alfabetizar não é nada fácil. Imagine fazê-lo sem competência, é um verdadeiro desastre. O ensino de primeira a quarta série é a base de tudo. Não podemos negligenciar... Foi constatado que muitos advogados  não conseguem a aprovação nos exames da OAB por causa da defasagem em português; por não saber redigir, falar, etc.

A formação do professor primário, vem sendo cada dia mais deficiente. Foi um grande equívoco acabar com o curso normal. O curso superior seria bem vindo, como um aprofundamento, mas, sem eliminar a base que eram os cursos de habilitação ao magistério ou curso normal. Outro aspecto que merece reflexão é o conteúdo programático, de primeira a quarta série,  o programa deveria contemplar duas disciplinas: PORTUGUES E MATEMÁTICA, outros conteúdos viriam de forma transversal. Não está havendo a devida preocupação com a qualidade da educação. O problema é que os discursos políticos são sempre a favor da educação, mas  as práticas não são sempre coerentes com os discursos.

A escola pública foi de qualidade até os anos 50, 60, 70 .Tinha ditado todo dia, tinha de fazer redação todo dia, tinha de ler todo dia. Professor ganhava bem, era gente de classe média que tinha acesso a livros estudos, viagens. Hoje, existem professores sem acesso a um computador que é uma ferramenta básica na atualidade.  Em termos políticos de valorização e remuneração do professor ainda há muito o que fazer. Em termos  da adoção da PEDAGOGIA DO ENCANTAMENTO nós educadores podemos colocá-la em prática,  através  da motivação, do lúdico, da repetição, da fixação, de métodos e técnicas  apropriadas, e do estar encantados e apaixonados pela alegria de aprender e pela competência de ensinar.

 

Autor deste artigo: Joana D'arc Mariano Taveira - participante desde Qua, 01 de Setembro de 2010.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker