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Escrito por Everaldo da Silva   
Qua, 27 de Outubro de 2010 00:00

No que tange à educação superior em Santa Catarina, vale ressaltar que, de 1991 até 1994, não ocorreu crescimento do número de instituições públicas em Santa Catarina, já nas privadas, houve um decréscimo de menos 20 por cento. No período de 1995 a 1998, ocorreu um crescimento total do número de instituições no estado, de 30 por cento, sendo, desse total, 22,22 por cento nas públicas e 36,4 por cento nas instituições privadas.



De 1995 a 2002 ocorreu, no período do governo FHC, em Santa Catarina, um crescimento relevante do número de instituições de educação superior da ordem de 230 por cento. No caso das instituições públicas, ocorreu um decréscimo de menos de 66,66 por cento, enquanto houve um aumento expressivo de 445,45 por cento nas instituições privadas.

Em consequência da concentração de instituições privadas, já ocorre, no estado catarinense, uma competição acirrada no mercado de educação superior. As instituições de educação superior ofertam seus cursos e serviços pensando no aumento do número de estudantes e, concomitantemente, de matrículas, mas também buscam ofertar serviços educacionais diferenciados, com o intuito de fidelização da clientela, que é uma tarefa não muito fácil nesse mercado.

As empresas concorrentes buscam, de forma constante, se observarem secretamente, motivo pelo qual temos produtos muitos semelhantes sendo lançados. Em síntese, as  instituições, públicas ou privadas, buscam ‘aumentar’ o seu market share, sempre focando a redução de custos. O retorno sobre o investimento é o principal índice para avaliar a saúde de um “negócio”, também chamada de taxa de atratividade.

O futuro de uma instituição de educação superior dependerá das decisões tomadas como um negócio que possui características específicas, que corre riscos e sofre com incertezas das mudanças ambientais, necessitando se adequar a uma nova configuração de concorrentes no mercado que exige, cada vez mais, maiores investimentos e uma gestão que independente da categoria administrativa, deve ser construída por meio de um “planejamento” e com “profissionais responsáveis” à frente da instituição.

 

Autor deste artigo: Everaldo da Silva - participante desde Ter, 30 de Junho de 2009.

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