A EDUCAÇÃO floresce em um ambiente propício. Onde grandes mudanças requerem grandes desafios e grandes conquistas requerem grandes mudanças. Onde os educadores estejam imbuídos do espírito de mudança , abertos ao novo sem medo de ousar. “A educação é como um espelho fiel que nos reproduz com clareza o que uma sociedade quer, o que ela deseja fazer de si e o que ela afirma desejar.” (Vale,Liliam do. A escola imaginária. Rio de Janeiro.DO&A.pág.8,1997).
Cada escola usando sua autonomia,conhecendo sua identidade, seus anseios, suas possibilidades e limitações irá construir seu projeto Político-Pedagógico ouvindo a todos os segmentos da comunidade escolar, para que seja construído um projeto coletivo, onde todos co-participantes possam realizá-lo de fato.
O foco principal deve ser um projeto novo, ousado, com novas concepções, colocando o conhecimento como centro da comunidade escolar. O Projeto Político-Pedagógico se vai sendo executado e construído, através da prática- pedagógica,através da inserção no mundo, da vida, de formação de convicções, afetos, motivações, significações, valores e desejos. E assim o processo ensino aprendizagem vai se delineando, acontecendo através da aquisição, de competências e capacidade linguiística, cognoscitiva e integrativa.
Nesse novo tempo em que estamos vivendo é necessário a busca de reconceituar a escola e suas funções. Isso significa repensar e abrir-se para novas formas de organização e práticas pedagógicas: vivencias dialogadas para que os processos organizativos escolares sejam democráticos, abertos e criativos redimensionando espaços-tempo da escola. A contribuição da escola portanto, é a de desenvolver um projeto de educação comprometido com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la.
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