Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3658 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 272 Ser professor – educador é maravilhoso!!!
Ser professor – educador é maravilhoso!!! PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 
Escrito por Joana D'arc Mariano Taveira   
Qua, 11 de Maio de 2011 00:00

Ser professor-educador vai muito além da transmissão do conhecimento. O fazer pedagógico transcende a métodos, técnicas, projetos. Desenvolver o intelecto é importante. Mas, igualmente importante é a formação do caráter,a construção de princípios. Vive-se uma época de permissividade,onde é aceito o discurso de que quase tudo é normal. Assim, pode não parecer chocante gostar de pornografia, manter conversas picantes ou ficar acordado por conta de noitadas. Mas, é preciso cuidado com aquilo em que se fixa detidamente o olhar, onde pomos nossos pés, mente e coração, para não comprometer a própria dignidade. O gosto pela podridão, ainda que aceito, conspurga a essência do ser.



A responsabilidade dos educadores é levar seus alunos a tomar gosto por conversações e leituras sadias, a gastar o próprio tempo em atividades construtivas. Todo professor é um educador, pois ele é modelo e exemplo. Por isso, além do conhecimento ele deve ter atitudes e comportamento irrepreensíveis. Todos nós lembramos com carinho e gratidão de nossos grandes mestres e de como eles foram importantes na formação de nosso caráter. Sentimos também muita saudade...

E o que é saudade? (Saudade é o amor que fica). Ser professor é maravilhoso!!! D. Pedro II disse o seguinte: “Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.” Esta afirmativa demonstra o enlevo da profissão.

D. Pedro II não escolheu sua profissão, mas foi um grande Imperador, haja visto seu zelo e aprêço pela educação, sua sensibilidade ao reconhecer a educação como missão maior e mais nobre. Privilegiados somos nós educadores, que pela pujança de nosso exemplo, pelos nossos ensinamentos podemos influenciar, formar, educar crianças e jovens para que se tornem adultos dignos, cidadãos produtivos, realizados e felizes.

È bom refletir sempre sobre nossa missão. Que professor tenho sido? Que valores tenho transmitido? Sempre é tempo de ser melhor. ”Não podemos voltar e refazer o caminho percorrido. Mas, o amanhã está inteiro por construir.

 

Autor deste artigo: Joana D'arc Mariano Taveira - participante desde Qua, 01 de Setembro de 2010.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker