Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3172 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 262 Equipe de Projeto: delegar responsabilidades e formar novos lideres
Equipe de Projeto: delegar responsabilidades e formar novos lideres PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 14
PiorMelhor 
Escrito por Carlos Rodrigues   
Seg, 28 de Fevereiro de 2011 11:11

Na atualidade, é necessário delegar responsabilidades cada vez mais cedo. Isso está fazendo com que profissionais juniores, antes mesmo de conhecer a empresa e os seus processos, sejam lançados para contatos com clientes ou designados a desenvolver trabalhos para os quais não se encontram preparados. O resultado é o fracasso de projetos, alta rotatividade de pessoal, falta de comprometimento e desamor à camisa da empresa. Há novos gerentes que nem chegam a esquentar a cadeira, são demitidos antes do término do seu primeiro trabalho.



Precisamos encontrar e qualificar novos líderes ou então trabalharemos 24 horas por dia. Assim, senhores gerentes, ou aprendemos e ensinamos delegação de tarefas e atitudes ou o almejado resultado final de nossos projetos nunca virá.
Parafraseando uma dito popular conhecido: - Faça o que eu faço e não o que eu falo - , atualmente em desuso nas modernas empresas, é sempre necessário o bom exemplo do líder, sempre motivando os colaboradores a desenvolver suas atividades com amor e dedicação. Um dos segredos para delegar com responsabilidade é identificar pessoas tão comprometidas quanto nós e nos certificarmos de que elas estão preparadas nos aspectos que sabemos serem imprescindíveis, tais como: capacidade de relacionamento, entusiasmo, determinação, perseverança, integridade, honestidade e uma forte identificação com o projeto e com a empresa.

Em qualquer tipo de organização precisamos preparar substitutos para continuar crescendo e para assumir novas responsabilidades. Nos tempos atuais, onde os recursos humanos e de tempo são escassos, como fazer isso? Como estimular que os colaboradores desenvolvam as habilidades necessárias para ocupar os nossos lugares, com isto nos liberando para que possamos também voar mais alto? Devemos nos preparar para confiar no trabalho das pessoas da nossa equipe e deixá-las efetuar seu vôo solo. Só assim, podemos trabalhar com mais tranqüilidade e conquistar cada vez mais espaço e pessoas.

O ato de delegar responsabilidades é fácil quando encontramos pessoas dispostas a colaborar e a crescer profissional e pessoalmente. Ajudar as pessoas a crescerem, a descobrirem seu potencial e a “arregaçarem as mangas” para fazerem as coisas acontecerem é grandioso, é gratificante; porém exige muita preparação, paciência e continuidade de motivação. As pessoas de uma equipe ficam felizes quando são reconhecidas pelo trabalho e crescem quando começam a se sentir responsáveis pelo crescimento da sua equipe. Sempre que realizamos algo com o devido sucesso de nosso trabalho e esforços, temos a agradável sensação de dever cumprido.

Liderar outras pessoas, começa com liderar bem a si mesmo.Também, não é possível passarmos aquilo que não possuímos.Temos que ter muitas qualidades: integridade, noção clara de prioridade, visão, disciplina pessoal, capacidade para resolver problemas, atitude pró-ativa, entre outras. Delegar responsabilidades desenvolvendo o próprio potencial de liderança é encontrar pessoas na equipe de projeto com potencial, ensiná-las a serem líderes de outras pessoas, e não apenas a serem “tarefeiros” de ordens estabelecidas. É, também, muito importante propiciar a elas o completo acesso à você e investir parte de seu tempo no desenvolvimento buscando aumentar a capacitação deste seguidor.

Precisamos dar o exemplo de dedicação ao trabalho e de ética nas relações, aliado a um real interesse pelo crescimento profissional e pessoal de nossa equipe. Devemos sempre incentivar “camaradagem” entre os integrantes, baseada no respeito mútuo. Assim, poderemos ter a confiança necessária para delegar responsabilidades cada vez maiores e desafiadoras, que irão ajudar na formação de novas lideranças. O gerente de projeto consciente ajuda as pessoas da equipe a conquistar seus resultados, acompanha e comemora suas vitórias, orienta nas suas deficiências. A fórmula não é simples: dedicação e comprometimento, envolvimento e muito trabalho.

Na capacitação de novas lideranças é fundamental o processo de desenvolvimento pessoal e profissional, normalmente bem demorado, em que o líder vai testando as habilidades comportamentais e atitudes dos membros da equipe, dando as oportunidades, sempre apoiado em tomadas de decisões menores, verificando como se comportam quanto às
responsabilidades, quanto ao aprendizado obtido com os próprios erros, quanto ao comportamento em relação aos pares e demais componentes da equipe de projeto. Delegar responsabilidades, com autoridade proporcional, é um dos passos mais importantes na formação de novas lideranças. Delegar tarefas e atitudes pressupõe a existência de uma correspondente delegação de poderes para tomada de decisões. As duas coisas: - RESPONSABILIDADE E AUTORIDADE - devem estar sempre juntas.

Estas atribuições são fundamentais no desempenho de um trabalho de equipe e, por conseqüência, no sucesso de um projeto ou empreendimento. A maneira que lidamos com o desenvolvimento pessoal e a capacitação profissional das pessoas de nossa equipe é a principal chave do sucesso.

 

Autor deste artigo: Carlos Rodrigues - participante desde Dom, 13 de Fevereiro de 2011.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker