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Edições Anteriores 266 Liderança na coordenação de cursos de graduação: limites e caminhaos para superação (parte 3)
Liderança na coordenação de cursos de graduação: limites e caminhaos para superação (parte 3) PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Milena Fernandes Dantas Andrade   
Qua, 30 de Março de 2011 00:00

A liderança é um processo social no qual se estabelece relações de interferência interpessoal e está inserida num processo de construção bastante complexo e cada vez mais faz-nos refletir sobre as suas diferentes abordagens. Na educação superior o padrão das características do líder precisa manter uma relação relevante com as atividades e objetivos estratégicos. Nos cursos de graduação o exercício da liderança e o papel de um líder, podem muitas vezes serem confundidos com poder, hierarquia ou até mesmo autoridade.



De acordo com Peter Drucker¹, uma das responsabilidades do líder é a criação de uma cultura em toda a organização através de seu caráter e de seus exemplos de conduta, que servirão de modelo a serem seguidos por todas as demais pessoas de uma organização. O papel de um líder abrange dimensões, atividades e responsabilidades que vão além do senso-comum. A gestão de uma IES é formulada também a partir da liderança dos coordenadores onde seus valores determinam um processo  mais participativo sobre seus liderados.

A função de coordenar nesta nova perspectiva educacional do século XXI faz com que o coordenador perceba que as tecnologias alteram comportamentos e com isso novos paradigmas forma criados. A educação faz parte de um ambiente sociopolítico-educacional e muito provavelmente influencia, constrói e determina realidades de acordo com seu conteúdo e organização. Nesse contexto dinâmico e cada vez mais competitivo os gestores das IES estão fazendo uso de forma crescente do planejamento estratégico. A eficácia de uma gestão não depende única e exclusivamente do comportamento do líder, mas há que considerar os aspectos que circundam o estilo ou, mais especificamente, as chamadas variáveis ambientais. Esta depende da habilidade de cada líder de tirar o maior partido das potencialidades e oportunidades dos seus liderados. Um coordenador líder faz concessões, revisa posições e modifica sua forma de atuação. Ele influência, mas também é altamente influenciado pelo grupo que lidera.

Em decorrência de algumas mudanças, o coordenador líder tem adquirido novos perfis, deixando de ser controlador e passando a ser facilitador buscando sempre uma visão estratégica na gestão. Em lugar de pretender a disciplina de seus liderados, cultiva o comprometimento deles. Um planejamento pedagógico ou um plano de ação bem estruturado partindo de pesquisas bem elaboradas reflete em estratégias embasadas na teoria e voltadas à atitude. Isso porque, todo e qualquer planejamento só possui sentido se for realmente posto em prática, caso contrário torna-se apenas um conjunto de boas intenções sem qualquer benefício concreto à organização. Mas é importante ressaltar que, boa parte das ações estratégicas desenvolvidas nas IES podem surgir das ações diárias e corriqueiras sem terem sido planejadas previamente. Se estas ações obtiverem sucesso, elas passam integrar ao planejamento pedagógico do próximo ano.

E como conseguir adesão dos demais colegas no momento da elaboração do Plano Pedagógico? Um Coordenador líder deve transformar as reuniões em acontecimentos produtivos onde os objetivos institucionais deverão estar estabelecidos e serem bem discutidos e integrar o planejamento ao orçamento da instituição isso porque é muito comum que o orçamento defina suas próprias metas e outras prioridades distintas daquelas estabelecidas em um planejamento. Assim, um coordenador líder aliando uma boa equipe, um Plano Pedagógico bem estruturado e uma administração orçamentária, tem condições de apresentar à comunidade resultados dentro de um clima organizacional saudável. como:

• elevada conceituação frente ao MEC e ENADE;
• baixos índices de desistências e/ou trancamentos;
• elevado nível na relação Coordenador – Docente – Discente.

“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”. (Peter Drucker) Resumidamente um Coordenador líder deve estar atento a cinco palavras: Planejamento, Liderança, Equipe, Trabalho e Resultado.

Prof. Wille Muriel

 

Autor deste artigo: Milena Fernandes Dantas Andrade - participante desde Qui, 17 de Março de 2011.

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