Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2954 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 277 Wiki – uma nova ferramenta de aprendizagem
Wiki – uma nova ferramenta de aprendizagem PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Escrito por Tiago Muriel Cardoso   
Qui, 16 de Junho de 2011 00:00

Wiki é uma palavra utilizada para expressar uma forma colaborativa para o desenvolvimento de um determinado conteúdo proporcionando uma aprendizagem coletiva. Sem dúvida trata-se de uma forma de construção social de conteúdo fantástica e que precisa ser incentivada e conhecida pelas nossas instituições. Normalmente, Wiki é uma página de internet que aceita modificações/acréscimos de determinada comunidade. Isso pensando em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de terminado curso, para criação de um conhecimento específico.



A filosofia utilizada podemos dizer que seja a mesma dos softwares livres, onde todos compartilham e ajudam no desenvolvimento de fragmentos que juntos se transformam em algo de maior valor agregado, desenvolvido por pessoas de diversos lugares, diferentes culturas e especialidades. Essa interdisciplinaridade trás ganhos enormes para qualquer projeto de construção de conhecimento e aprendizagem.

Dentro dos AVA, na maioria dos casos, um professor/tutor se incumbe de lançar assuntos e mediar o desenvolvimento de determinado conteúdo, servindo como um norteador da referida construção. Hoje, essa metodologia é utilizada muito nos cursos ministrados na modalidade à distância.

O uso do Wiki tem também se mostrado como sendo uma ferramenta de inclusão digital e social muito eficaz, fazendo com que alunos acanhados participem mais das discussões iniciadas no mundo virtual ou mesmo dentro das salas de aula. Temos que ter em mente sempre que a nova geração muitas vezes se sente mais a vontade para se expressar no mundo eletrônico que no mundo físico.

A expressão mais famosa que utiliza a palavra wiki é a enciclopédia livre, Wikipédia, que através dessa filosofia tornou-se um local de pesquisa confiável e seguro, desde que bem orientada. A cada dia o princípio de que os próprios usuários controlaram os conteúdos tem funcionado e pesquisas recentes mostram que em percentagem os erros de uma enciclopédia tradicional frente à Wikipédia são os mesmos, tendo a Wikipédia uma vantagem grande por ser mutável o que facilita sua correção e acréscimo de novos conteúdos. Informações equivocadas normalmente são corrigidas pela própria comunidade em prazos mínimos.

A filosofia Wiki foi exposta pelo Prof. Ward Cunningham em meados dos anos 90 e tem demonstrado ser uma forte tendência, principalmente dentro daquelas instituições de ensino que pretendem estender sua presença para fora dos muros de seu campus. Em um mundo onde o trabalho demanda um tempo muito superior a sua jornada tradicional de 8 horas, é preciso cada vez mais que as instituições criem mecanismos para que seus conteúdos sejam além de interessante, acessíveis à sua comunidade. É preciso fazer parte para ser parte.

Espero que tenha sido uma boa leitura e que eu tenha dado minha pequena contribuição ao Mundo da Aprendizagem Colaborativa – Wiki.

Um abraço a todos, Tiago Muriel.





Abaixo um texto publicado pela UNICAMP – Universidade de Campinas
_______________________________________________________________
Wiki - Desenvolvimento Colaborativo de Conteúdo

Uma utopia que surgiu com a Internet foi usá-la para a construção livre e coletiva do conhecimento. Por outro lado, os apocalípticos se recusam a acreditar que projetos como estes sejam viáveis ou que produzam resultado de qualidade. Argumentam que os vândalos internéticos destruiriam todo trabalho que trouxesse em seu bojo uma dose de liberdade tão grande. A utopia parece se tornar realidade. Criado em 1995, por Ward Cunningham, a filosofia do Wiki, uma das ferramentas mais populares para a criação coletiva de conteúdo, se espalhou incontrolavelmente pela Internet e gerou projetos de grande destaque e valor.

O projeto mais visível baseado na filosofia Wiki é o wikiPédia (Open Content Encyclopedia) que fica em http://www.wikipedia.org. O Projeto WikiPédia tem por objetivo criar uma enciclopédia livre, completa e precisa. O trabalho se iniciou em janeiro de 2001 e conta hoje com aproximadamente 150.000 verbetes publicados (a maior parte em inglês). Um número crescente de artigos está sendo traduzido para mais de uma dezena de idiomas. A qualidade dos artigos é surpreendente.

Quando se leva em conta que qualquer pessoa pode se cadastrar no sistema e publicar artigos, é difícil de acreditar que algo de bom possa emergir de um sistema tão caótico. A Internet veio provar que isto não é verdade. O wikipédia não é o primeiro projeto colaborativo estabelecido nestas bases. Na verdade, ele se apóia filosoficamente em outras iniciativas de grande sucesso como o [17] projeto Dmoz, que é uma iniciativa de criação de um catálogo da Internet com semelhança do Yahoo! e do próprio GNU/Linux e do software livre em geral.

Os criadores da Wikipédia tomaram como ideal básico o princípio de que a própria comunidade é capaz de fiscalizar o seu conteúdo, eliminando as imperfeições ao longo do tempo. Segundo as palavras do criador do software PHPWiki, um dos muitos clones existentes do software original, Steve Wainstead: “In addition to being quick, this site also aspires to Zen ideals generally labeled WabiSabi. Zen finds beauty in the imperfect and ephemeral. When it comes down to it, that's all you need.”

Além de ser rápido, este sítio aspira aos ideais Zen comumente rotulados como WabiSabi. O Zen encontra beleza no imperfeito e efêmero. O que, na verdade, é tudo que precisamos. A maior parte dos softwares para criação de Wikis são livres e gratuitos e existem diversas opções disponíveis, que seguem os seus princípios básicos. Atualmente (agosto/2003) uma busca no sítio Freshmeat com o termo Wiki, retorna 54 projetos. A maioria destes projetos, a partir dos conceitos básicos de um Wiki, oferece funcionalidades adicionais e recursos que contribuem para o objetivo de criação de conteúdo de forma colaborativa, rápida e simples.

O grupo de suporte técnico a EAD da Unicamp está realizando experimentos com o software PHPWiki. Outra alternativa interessante é o tikiwiki, que na verdade é um CMS (Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) e não apenas um Wiki. É um dos projetos mais ativos do sítio Sourceforge, o que é um indicador importante de sua estabilidade e funcionalidade.

Fonte: Boletim EAD - Unicamp / Centro de Computação / Equipe EAD
http://www.ead.unicamp.br/php_ead/boletim.php

 
Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker