Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2749 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 290 Etiqueta empresarial, uma questão de bom senso
Etiqueta empresarial, uma questão de bom senso PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Paulo Alonso   
Qua, 16 de Novembro de 2011 22:16

Todo profissional deve se preocupar com sua imagem. E construir uma imagem pessoal e profissional é algo que pode demorar muitos anos para acontecer. É sempre bom sublinhar que quando nos relacionamos com as pessoas de forma educada, cortês e elegante, além de passarmos uma imagem altamente positiva, evitamos diversos problemas profissionais e pessoais em um ambiente de trabalho.

Etiqueta empresarial é, na realidade, um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas sempre a partir do bom senso e do bom gosto. Na Era do Conhecimento em que vivemos, a etiqueta requer uma série de atitudes e hábitos que podem fazer a diferença, no momento em que se pretende conquistar um emprego ou até mesmo uma promoção. Isso requer posturas, hábitos adequados, novas competências e atitudes dentro das organizações e, sobretudo, fora dela, como em ocasiões de confraternização, participação em eventos e viagens a negócios. Alguns profissionais perdem oportunidades por desconhecerem a melhor forma de conduzirem as relações e comportamentos, seja diante de seus clientes, de seus colegas ou de seus superiores.

 

Sabemos que a competência é o que mais interessa para que alguém possa garantir uma boa posição no mercado de trabalho. Todavia, as exigências da realidade empresarial da atualidade, globalizada, estão levando esse profissional a buscar muito mais do que  respostas certas, alta qualificação, domínio de idiomas e conhecimento da mídia digital. A tal da etiqueta empresarial virou uma ferramenta de trabalho.


Durante uma entrevista para o preenchimento de uma vaga, ocupará essa vaga quem tiver boa apresentação e um comportamento refinado. Dominar as técnicas de etiqueta, certamente, faz com que a pessoa tenha aparência de um profissional de sucesso. E são numerosas as dicas: pontualidade é ponto de honra; roupas discretas e sem modismos; porta aberta não significa "entre". Pare à porta, sorria, e peça licença; ao conversar, olhe nos olhos; aprenda a ouvir; jamais cruze os braços e não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira.
Pois é, são numerosas as atitudes que o mundo corporativo espera de seu colaborador. Um sorriso move montanhas e pode ajudar a abrir “portas”. Evitar rotular os companheiros de trabalho, saber ouvir, fugir de assuntos controversos, não fazer comentários na frente de terceiros, falar baixo e com firmeza devem ser constantemente objetos de reflexão para todo e qualquer profissional.


E quando se trata de etiqueta internacional, vale à pena estudar os costumes e a cultura do país que se pretende visitar para evitar gafes e criar empatia com aqueles com os quais pretende interagir. Para os homens, por exemplo, o terno é sempre a melhor opção quando o profissional estiver em Portugal a negócios. Reuniões de trabalho têm início pontualmente na Inglaterra. Já em Marrocos, não elogie os objetos da casa de seu anfitrião porque ele se sentirá na obrigação de presenteá-lo. Na Arábia Saudita, demonstre o quanto você apreciou o jantar comendo bastante. Na China, as gorjetas são extremamente ofensivas e dar de presente relógios para as pessoas mais velhas simboliza azar.  Já no Brasil, devido à pluralidade de nossa cultura, existe uma grande flexibilidade nas normas de etiqueta. Sabemos, entretanto, que existem Estados mais formais do que os outros. Na dúvida, opte pela formalidade e siga o seu anfitrião.


Se conseguirmos conviver e agir de acordo com a escala de valores de um determinado grupo, ficará mais fácil a aceitação e o respeito mútuo. Saber chegar, comportar-se e ser educado aumenta a rede de relações, network. O importante mesmo é deixar sempre uma imagem positiva e impressa nas mentes e nos corações de todos.

Dicas de A Z
A - Aperto de Mãos: Jamais se deve cumprimentar com a mão mole ou tocando só as pontas dos dedos da outra pessoa.
B - Batom: Jamais retocar o batom em mesas de refeição e evitar ao máximo sujar o rosto das pessoas, colarinhos, guardanapos e toalhas de lavabo.
C - Cartões de Visita: Imprescindíveis ao profissional que deseja projetar uma imagem bem cuidada.
D - Direção do Automóvel: Um dos mais reveladores meios para se identificar uma pessoa bem-educada. Sem comentários: buzinar muito, obstruir calçadas, avançar sinais, ultrapassar pelos acostamentos e estacionar ocupando duas vagas, esquecendo-se dos demais.
E - Elogio: Eleva a auto-estima do outro e atenua os efeitos desagradáveis de uma crítica.
F - Fofoca: Nunca será um comportamento de pessoas verdadeiramente elegantes.
G - Gafe: Geralmente causa constrangimento para quem comete e para quem presencia.
H- Honestidade: Caminha lado a lado com a humildade, com o humor e com a habilidade.
I - Iniciativa: De nada adiantará ter boas idéias, se não agir para colocá-las em prática.
J - Joias: Juntamente com as bijuterias devem ser discretas.
L - Lenço: Peça essencial, que deve estar sempre na bolsa da mulher e no bolso do homem. É um poderoso aliado para proteger as pessoas de tosses, espirros e mãos suadas.
M - Marketing Pessoal: Instrumento fundamental para que você se mostre ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado.
N - Negatividade: Ninguém gosta de conviver nem empregar uma pessoa resmungona, ressentida e sempre pronta a se queixar e reclamar de tudo e de todos.
O- Óculos escuros: Devem ser sempre retirados quando você conversa com outra pessoa.
P - Pontualidade: Marca das pessoas bem-educadas.
Q - Qualidade: Adote para sua vida o principal lema da qualidade:
R - Resposta: Adote como norma de conduta responder sempre à sua correspondência (cartas e e-mails) e aos seus telefonemas.
S - Sorriso: O sorriso é a mais poderosa arma para você fazer amigos e conquistar a simpatia das outras pessoas.
T - Talheres: Aprenda a usar corretamente.
U - Unhas: Nunca saia de casa com esmalte descascado. No trabalho não há espaço para extravagâncias nas cores, tamanhos e efeitos visuais.
V - Viagens: Escolha a roupa e a bagagem adequadas, não incomode os outros passageiros, seja consciencioso com os tripulantes, informe-se sobre outras culturas e evite gafes
X - Xícara: Segure sempre pela asa sem deixar o dedo mínimo levantar.
Z - Zum-Zum-Zum: Um profissional sério não tem tempo para se envolver em boatos. Isso é um mal relacionado à fofoca e quem trabalha de verdade não tem tempo para tal atitude que, além de tudo, é deselegante.

 

Ana Cristina Rosado é jornalista e professora universitária
Paulo Alonso é jornalista, relações públicas e professor universitário

 

Autor deste artigo: Paulo Alonso - participante desde Qui, 19 de Outubro de 2006.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker