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Conteúdo Laboral do Professor Universitário |
Escrito por Darci Kops | |||||||||||||||||
Seg, 26 de Novembro de 2012 00:00 | |||||||||||||||||
Darci Kops* Resumo O presente artigo tem como foco e consideração o papel do professor universitário, colocando em questão o saber e o fazer pedagógico do referido profissional, o correspondente perfil do professor universitário. Em decorrência, coloca em análise o conteúdo laboral do professor universitário, examinando suas principais funções e atribuições profissionais. Ressalta as três dimensões do fazer pedagógico do professor universitário abrangendo as questões de ensino, de pesquisa e de extensão.
Palavras-chave Professor universitário; conteúdo laboral; competências profissionais; multirreferencialidade.
Abstract This article focuses on the role of university professor questioning the knowledge and the practical dimension of the pedagogical work, the corresponding profile of the university professor. As a result, puts in work content analysis of university professor, examining its main functions and professional assignments. We highlight the three pedagogical dimensions of the university professor covering the issues of teaching, research and extension. Keywords University teachers; job content; professional skills; multireferenciality.
O saber e o fazer pedagógico
Os saberes e os fazeres pedagógicos de um professor universitário necessitam estar recheados pela multirreferencialidade de conhecimentos, de habilidades e de atitudes. O professor universitário não pode sofrer da “síndrome da monofonte” e/ou “síndrome do mono fonte” que se caracteriza pela pobreza de referenciais. Sejam referenciais internos, sejam referenciais externos. Isso remete para uma dinâmica persistente e contínua de acessibilidade e de leitura dos melhores mananciais de referenciais. Dois mananciais imprescindíveis e inesgotáveis, ou seja, o manancial de referenciais externos, e o manancial de referenciais internos. O mundo é um manancial de referencial externo. A ciência é uma manancial de referencial externo. A sabedoria é um manancial de referencial externo. Os cases são um manancial de referencial externo. Por sua vez, as reflexões, os questionamentos, as inferências, a curiosidade, as dúvidas, as perguntas, as hipóteses, as avaliações, os feedbacks, as sínteses, são um manancial de referencial interno.
O perfil do professor universitário
As dimensões – cidadania, profissionalismo e universalidade – marcam presença no delineamento do perfil do professor universitário. Praticar profissionalismo, exercitar cidadania, e transpirar universalidade paradigmática e cultural de saberes e de fazeres, passam a serem expectativas e desafios que cercam o eterno aprender a ser professor universitário. Qualquer delineamento de perfil, em especial do professor universitário, não pode declinar e descuidar dessas três dimensões de convivência humana, ou seja, a dimensão cidadania, a dimensão profissionalismo, e a dimensão da universalidade cultural e paradigmática.
O conteúdo laboral do professor universitário
Quando a LDB/1996 estabeleceu para as Universidades as denominadas três funções – ensino, pesquisa e extensão – de certa forma é possível dizer, por decorrência, que a mesma delineou, também, o conteúdo laboral do professor universitário. Hoje, o conteúdo laboral do professor universitário contempla essas três funções de ensino, de pesquisa e de extensão. O conteúdo laboral do professor universitário não pode se restringir a uma única dessas funções citadas. Não estaria suprindo, no seu todo, a compreensão a respeito de ser um professor universitário, compreensão que prevalece a partir da interpretação da LDB/1996. Dentro dessa perspectiva, veja a seguir, abaixo, o diagrama que tenta traduzir, na vida cotidiana, o conteúdo laboral do professor universitário:
Cargo Professor Universitário = Conteúdo Laboral Funções
¹ PPC= Projeto Pedagógico do Curso; ² PPI= Projeto Pedagógico Institucional; ³ PDI= Plano de Desenvolvimento Institucional.
Dilemas correspondentes ao conteúdo laboral do professor universitário
Alguns dilemas são inerentes ao exercício das práticas profissionais do professor universitário. Vale ressaltar: (1) dilemas de conteúdo; (2) dilemas de processo. Os dilemas de conteúdo colocam em questionamento: (a) a definição do conteúdo; (b) a significância do conteúdo; (c) a construção do conteúdo; (d) a aplicabilidade do conteúdo (e) a criatividade do conteúdo; (f) a inovação do conteúdo; a pertinência do conteúdo. Os dilemas de processo colocam em questionamento: (a) a qualidade do processo; (b) a metodologia do processo; (c) a pedagogia do processo; (d) a acessibilidade do processo; (e) a co-participação do processo; (f) a racionalidade do processo. Nos dilemas de conteúdo, estão em jogo, os conteúdos relativos ao ensino, pesquisa e extensão. Nos dilemas de processo, estão em jogo, os processos relativos ao ensino, pesquisa e extensão.
O conteúdo e o processo do fazer pedagógico do professor universitário
O fazer pedagógico do professor universitário se reveste de uma singularidade, de um pluralismo e de uma universalidade relevante e, de certa forma, ímpar. Singularidade, pluralismo e universalidade, seja no conteúdo dos seus saberes e fazeres, seja no processo dos seus saberes e fazeres. O perfil é singular, plural e universal. As funções são singulares, plurais e universais. As atribuições são singulares, plurais e universais. Porém, quem entra em cena é uma pessoa ciente de uma missão dignificante, de um legado nobre a ser construído e a ser repassado para as novas gerações. Alguém com o potencial de ser um referencial, de servir de referencial, de construir referenciais. Alguém com sensibilidade social, bem como, capaz de leitura da realidade a partir de uma epistemologia social. A perspectiva construtivista agrega valor à dimensão conteúdo na medida em que permite a co-construção do conhecimento. Por outro lado, também é possível dizer que a perspectiva construcionista agrega valor à dimensão processo na medida em que valoriza o diálogo, a interação e o relacionamento. As expectativas das novas gerações, a capacidade instalada do espaço social universitário, as demandas pontuais, as carências singulares e plurais, sejam elas sociais, culturais e/ou humanas, a multirreferencialidade, o construtivismo pedagógico, o construcionismo social, estão a exigir professores universitários com alta sensibilidade, e alta capacidade de um aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a aprender a ser esse demandado professor universitário.
Referências bibliográficas:
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília/DF: MEC: UNESCO, 1999. HOLANDA, Francisca H. O. et al. A Pedagogia das Competências e a Formação dos Professores breves considerações críticas. Revista Eletrônica Arma da Crítica. Ano 1. Número 1. Janeiro de 2009. Acessado na internet em 09/10/2012. KOPS, Darci. Relações Interpessoais em Ambientes Educacionais. Artigo publicado on-line em: 29/04/2011 Artigonal.com LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Brasil - Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. MARTINS, João Batista. Contribuições epistemológicas da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais. Artigo da Revista Brasileira da Educação. No 26, Maio /Jun /Jul /Ago 2004.
* Darci Kops Professor universitário, assessor pedagógico, e consultor em gestão de pessoas, gestão comportamental, gestão organizacional e pedagogia empresarial. |