Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2463 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 310 DESRESPEITO OU DESPRESTIGIO?
DESRESPEITO OU DESPRESTIGIO? PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 
Escrito por Joana D'arc Mariano Taveira   
Ter, 13 de Novembro de 2012 00:00

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Sou uma EDUCADORA com muito orgulho. A beleza e a magia dessa profissão me encantam e me faz vibrar. Afinal que outra profissão tem o privilégio de formar as novas gerações?

As escolas públicas estão sendo equipadas de forma fabulosa e inimaginável. Deslumbro-me com a beleza dos espaços físicos: prédios novos ou reformados, laboratórios, recursos de mídia, lousas digitais, telões, teatros, quadras cobertas, biblioteca, computadores, cantina e uma merenda que é um banquete. Merenda nutritiva, saborosa com sobremesa e um cardápio balanceado e variado. Maravilha! Só que este banquete é só para os alunos. Os professores estão proibidos de merendar. Mesmo se sobrar, enterra ou joga fora, mas professor merendar não pode. Jamais vi desprestígio e desrespeito maior para com aquele que é o eixo central da educação. Os alunos e pais que a isso assistem se escandalizam.

 

O professor exaurido por lecionar horas e horas a fio, lecionando em duas ou mais jornadas para conseguir garantir a sua sobrevivência, muitas vezes não tem tempo de irem casa para suas refeições, especialmente nas cidades grandes onde se faz necessário às vezes pegar mais de uma lotação. Este profissional da educação não pode merendar. Porque isso? Se o aluno com fome sem alimentação não aprende, o professor...

E ainda perguntam, porque ninguém quer ser professor? Quando estou fazendo orientação vocacional e perguntamos aos alunos do ensino médio que profissão ele almeja, sem pestanejar respondem: professor jamais! Isso é triste é desolador! As escolas podem ser bem equipadas mas, sem bons professores nada disso valerá. Em primeiro lugar deveria vir a valorização e o respeito por essa profissão que transforma, educa, ensina, prepara para a vida.

Não fui educada para ser transgressora. Mas, agora quero ser. Se eu fosse uma diretora, poderiam me despedir, poderiam me prender, mas professor merendaria sim.

Urgentemente precisamos resgatar o prestígio e o respeito ao professor. Escola não é passa tempo, não é brincadeira. Escola é o lugar mais importante de um país sério. Como bem diz Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Quando as pessoas vão entender que quem está no poder são elas?

Educadores, professores vamos resgatar nossa dignidade: falando, denunciando, nos indignando, Está na hora de acordar!!!

Joana d’Arc Mariano Taveira

Pedagoga

 

Autor deste artigo: Joana D'arc Mariano Taveira - participante desde Qua, 01 de Setembro de 2010.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker