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Gestão Universitária

Como "construir" o Coordenador ideal, com base em experiência vivida PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Elisandra Pereira Gonçalves   
Qua, 22 de Março de 2006 21:00

1. Coordenação de Curso:

De acordo com as necessidades específicas do curso, o Coordenador deve ser integrante da carreira do magistério, fato que gera fundamentalmente a importância de que este apresente um conhecimento efetivo na área do curso que coordena, o que lhe deverá conferir as condições para o exercício de sua liderança dentro da sua área, entre seus pares e na comunidade acadêmica.

O Coordenador de curso deverá mostrar-se atualizada quanto às exigências apresentadas em seu campo de conhecimento, seja pela ampliação e renovação de seus fundamentos teóricos, através da investigação científica; seja pelas exigências do mercado de trabalho, o que poderá ser antecipado nas publicações de sua autoria na comunidade acadêmica ou por sua participação em congressos, seminários, ou ainda, pela sua participação nos órgãos de classe da área em que atua.

Espera-se que, com tal perfil, o Coordenador de curso seja capaz de proporcionar ao seu curso e, conseqüentemente Instituição onde trabalha, o máximo de visibilidade na região em que se encontra, no sentido de promover ciência e compromisso social. Ele tem que ter a competência para convocar e presidir as reuniões, executar e fazer com que se executem suas decisões, bem como, as decisões emanadas dos Órgãos Superiores da Instituição.

Além disso, compete-lhe também, acompanhar e avaliar a execução do Projeto Pedagógico do curso sob sua responsabilidade, adotando as medidas necessárias para o fiel e adequado cumprimento dos conteúdos programáticos e das cargas horárias estabelecidas, bem como, participar dos/nos processos administrativos que envolvem seu curso, como matrícula e transferência de alunos; e análise dos pedidos de obtenção de novo título e de aproveitamento de estudos.

O Coordenador de curso precisa indicar a necessidade de realização de programas de aperfeiçoamento, de complementação curricular e de extensão, visando à qualidade do curso sob sua responsabilidade.

Sua figura interpõe-se entre os vários segmentos que sustentam a instituição de ensino como, corpo docente, corpo discente, corpo técnico-administrativo e a comunidade em geral. É o trabalho do Coordenador de curso que direciona a atuação de cada um desses segmentos no sentido da realização dos objetivos do curso que coordena, em estreita sintonia com a Diretoria, responsável pela proposta acadêmica da instituição, da qual emanam as diretrizes para sua atuação.
Dentre as atividades a serem propostas e monitoradas encontram-se:

a) assistir o Diretor da Instituição em todas as atividades administrativas;
b) manter contato permanente com professores e alunos, apresentando ao Diretor da Instituição, propostas para solução dos problemas da instituição e especialmente do seu curso;
c) organizar e superintender os trabalhos pedagógicos de seu curso;
d) acompanhar a fiel execução do regime didático, especialmente no que tange à observância dos horários e programas de atividades docentes e discentes;
e) atestar a freqüência do pessoal docente de seu curso;
f) informar a direção da Instituição, através de exposição escrita, os assuntos de interesse da administração e do ensino;
g) fazer designação dos professores interinos, em conformidade com as disposições do Regimento da Instituição;
h) cumprir as decisões dos órgãos administrativos ou deliberativos da Instituição;
i) monitorar atividades de cunho extensionista, contemplando docentes e discentes;
j) promover a capacitação de docentes e a qualificação acadêmica de discentes.
h) cumprir as especificidades da coordenação constantes do Projeto Pedagógico do Curso do Regimento da Instituição.

Enfim, é fundamental que o Coordenador de curso esteja à frente da elaboração do Projeto Pedagógico de seu curso, colaborando para o atendimento criterioso de todos os itens exigidos pelas instâncias internas e externas à instituição e pelo mercado de trabalho. Compete a ele, também, o gerenciamento e o desenvolvimento do Projeto Pedagógico, cuidando para que o mantenha atualizado. Para isso, ele deverá propor e realizar, em atuação conjunta com os órgãos competentes da Instituição, a reestruturação curricular, acompanhando a legislação pertinente aos cursos de graduação e observando o desenvolvimento dos conteúdos das disciplinas, que deverão ser trabalhados em estrita consonância com os objetivos do Projeto Pedagógico.

2. Ações Pedagógicas:
O Coordenador de curso desenvolve e propõe ações que objetivam o alcance da qualidade no ensino, como pilar sustentador de todo o processo educativo, promovendo a melhoria das ações didático-pedagógicas em todos os âmbitos institucionais, trabalhando pelo equilíbrio das relações PROFESSOR - ALUNO - INSTITUIÇÃO.

A ação desenvolvida por este profissional está pautada no compromisso ético, estético, moral, humano, político, social e nas competências científico-tecnólogicas, exigido a todo e qualquer profissional atuante.

Inserido no contexto acadêmico, acompanha o docente no processo ensino-apredizagem, oferecendo-lhe referencial teórico-metodológico, que oportunizam a construção de dinâmicas atuais, elaboradas e contextualizadas, convergente com o aluno real, que anseia pela aquisição de novos conhecimentos, onde estes, de alguma maneira, ilustrem o que de concreto se vê e se percebe no mundo que gira a sua volta. O acompanhamento da ação do professor visa contribuir para o crescimento profissional, no sentido mais amplo que o termo possa sugerir, privilegiando a formação do cidadão, capaz de reelaborar uma leitura de mundo, utilizando tecnologias de comunicação e informação, onde a partir do estabelecimento dessa leitura, possa intervir e transformar a sociedade e o seu locus de atuação profissional.

Ao se enfatizar o trabalho docente, tornar-se essencial abordar o perfil discente e mais que isso, é preciso crítica, análise, sugestões, modificações e dinâmicas que se concatenem à proposta de ensino explicitada no Projeto Pedagógico do Curso.

Conhecer, contribuir e somar com a proposta pedagógica, sugere atuação contínua do coordenador e participação do mesmo nesse processo. Todo sucesso do trabalho dependerá do Projeto Pedagógico do Curso, imprescindível à organização de todas as ações a serem realizadas, o que inclui o trabalho do professor na dinâmica interna da sala de aula.

Atribuições do Coordenador junto ao curso que atua.
" Apoio a Práxis Docente: acompanhamento ao professor em sua ação interna na sala de aula, suporte didático-pedagógico na realização das aulas; proposição de momentos de reflexão sobre a prática docente, com avaliação constante de metodologias utilizadas; tecnologias, instrumentos e posturas adotadas, favoráveis ao processo ensino-aprendizagem; realização de intervenções diante de verificações de prioridades que emergem das necessidades estimuladas pelo trabalho, na aplicação dos conteúdos das disciplinas ministradas.

"Participação no Processo de Seleção de Docente: contribui com a avaliação de aspectos pedagógicos como, preparação da aula, desenvoltura do professor, fluência verbal, apresentação de conteúdo, organização, seqüência, adequação ao perfil do curso e da disciplina que estiver em questão.


"Participação no Processo de Verificação de Aprendizagem: análise de provas e avaliações da aprendizagem discente nos aspectos didático-pedagógicos, através de uma ação conjunta com o seu adjunto, buscando assegurar a realização de toda a proposta pedagógica; observação da atenção dispensada à formação de habilidades e competências pelo aluno, resguardando o caráter de aprendizagem e da avaliação e não de possível punição; feed back ao professor referente a itens percebidos, oportunizando momentos de reflexão e mesmo de reelaboração de conceitos avaliativos.

"Auxílio ao Corpo Discente: orientações a possíveis dificuldades de aprendizagem manifestadas; acompanhamento à construção, produção e socialização do conhecimento, para então, realizar intervenções junto ao docente, no sentido de proporcionar maior interação entre a sua ação e os conhecimentos alcançados pelo aluno.

"Participação na Gestão de Processos Educativos: ações norteadas pela filosofia institucional, que correspondem ao acompanhamento real das evoluções constantes da educação, tendo como supracitado o compromisso ético, estético, moral, humano, político e social, privilegiando a formação do cidadão crítico, participativo, atuante e transformador da sociedade. Aspectos presentes em todas as ações explícitas da Instituição.

"Incentivo ao Leitor-Autor/Biblioteca: orientação à biblioteca no sentido de manter em seu acervo obras de referência, dicionários, coleções, periódicos, revistas, informativos, boletins, jornais e videoteca, à disposição dos alunos e professores dentro de seu sistema de atendimento. O acervo, gradativamente, estará dentro das exigências determinada pelo MEC. Sua composição ocorrerá, paulatinamente, constituindo preocupação constante do Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP, com sua atualização e ampliação do acervo. Neste objetivo, está inserido a aquisição de obras clássicas e implementação da assinatura de periódicos, tanto nacionais quanto internacionais.

Então, podemos dizer que o Coordenador de Curso:

- é responsável pela articulação entre discentes, docentes e administração superior;
- exigências de competências e habilidades para tomada de decisões, exercício de ações necessárias às respostas dos envolvidos no processo;
- compromisso com os índices e desempenho;
- pleno domínio do projeto Pedagógico (crenças, valores e estratégias da IES);
- intermediar ações de caráter técnico e político, conflitos para melhoria de desempenho de docentes e discentes;
- avaliar permanentemente o trabalho dos docentes e desempenho dos discentes;
- aprofundamento da formação pedagógica;
- convocar e presidir as reuniões do Colegiado de Curso;
- exercício de liderança.

 

Autor deste artigo: Elisandra Pereira Gonçalves - participante desde Seg, 13 de Março de 2006.

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