Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2922 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 93 A alma da EAD
A alma da EAD PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Escrito por Marco Aurélio Benites   
Qua, 03 de Maio de 2006 21:00

"A EAD é uma alternativa tecnológica que se apresenta em nível mundial e, especificamente, na sociedade brasileira, como um caminho privilegiado de democratização da educação" (Mata,Maria Lutgarda 1995, p.10-11)


Diante desta reflexão, é necessário dimensionar toda estrutura necessária para desenvolver projetos em EAD (Educação a Distância). Mais do que nunca os processos do ensino virtual mesclado com períodos presenciais, configuram hoje o modelo desenvolvido por muitos cursos a distância. No que se refere o virtual, todo suporte pedagógico e tecnológico deve convergir ao rendimento máximo do aluno. Não se pode esquecer que por décadas o ensino presencial, graduação, pós-graduação e outros atuaram no modelo tradicional de educação em sala de aula com professor.

Quebrar este ciclo referendado pela Educação a Distância requer atrativos em ambientes digitais que no mínimo possam despertar o interesse do aluno para essa avançada solução pedagógica em educação. É certo que a flexibilidade espacial proporcionada pela EAD não prejudica outras atividades pessoais e profissionais, mas requer uma nova organização do aluno em vista do seu tempo e suas tarefas. Um curso a Distância requer mais da pessoa e o convida e escrever mais sobre suas opiniões. O quesito emocional é também muito importante representado pela ausência física de um professor que desempenha não só o papel do mestre, mas sim da segurança e da afetividade. Afetividade esta, também revelada no ensino adulto, através da palavra ou simplesmente pela presença.

Para auxiliar alunos em curso de EAD, ferramentas devem ser implementados neste processo onde Professor e Tutor tem todas as condições em sua disciplina de atingir os conteúdos programáticos. A constante atualização nas práticas pedagógicas a serem desenvolvidas na EAD, deve ser a meta dos profissionais desta área. Não basta somente o tempo dispensado nas atividades sincrônicas, e sim entender que o perfil deste profissional está em constante mudança, acompanhando as tendências mundiais na Educação a distância que hoje tem uma missão nobre na socialização do conhecimento.


 

Autor deste artigo: Marco Aurélio Benites - participante desde Qui, 20 de Abril de 2006.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker