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A atuação empreendedora na Gestão Universitária |
Escrito por Gislaine Moreno |
Qua, 17 de Março de 2004 21:00 |
De tempos em tempos algumas expressões se consolidam. É o caso da palavra Empreendedorismo. Revistas, jornais, livros e artigos diversos a estampam em seus tÃtulos e conteúdos. Nunca antes se falou tanto sobre esse importante tema, como nos dias atuais. Afinal, o que essa expressão significa? O que é um indivÃduo empreendedor? Quem pode ou precisa demonstrar uma postura empreendedora? Nascemos empreendedores? Ou é possÃvel desenvolver essa qualidade? As instituições de ensino Superior (IES´s) precisam de colaboradores empreendedores? Você é empreendedor? Levantadas tais questões, passaremos a buscar respostas que, em termos simples e práticos, possam oferecer-nos uma visão clara do assunto, incentivando-nos ao posicionamento consciente, diante das opções que nos são apresentadas. Definindo Empreendedorismo Há várias definições para Empreendedorismo, dentre as quais podemos citar algumas mais abrangentes: "É a arte de fazer acontecer com criatividade e motivação. Consiste no prazer de realizar com sinergismo e inovação qualquer projeto pessoal ou organizacional, em desafio permanente à s oportunidades e riscos. É assumir um comportamento proativo diante de questões que precisam ser resolvidas." (Robert Menezes) "O empreendedor é aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização." (José Dornelas) "O empreendedorismo é o despertar do indivÃduo para o aproveitamento integral de suas potencialidades racionais e intuitivas. É a busca do auto-conhecimento em processo de aprendizado permanente, em atitude de abertura para novas experiências e novos paradigmas." ( José Dornelas) As três definições apresentadas permitem-nos elaborar algumas importantes considerações: 1. O empreendedorismo está associado ao prazer de realizar de forma diferente o que a maioria faz igual. 2. A conduta empreendedora vai além do ambiente institucional. Ela pode moldar nossas relações pessoais. 3. O empreendedor se antecipa aos fatos. Não espera acontecer. 4. O empreendedorismo, em menor ou maior grau, diferencia as pessoas. Nesse contexto, no qual muitas inferências podem ser elaboradas a partir dos conceitos apontados, podemos criar nossa própria definição de Empreendedorismo, assim definindo-o: É a habilidade permanente de analisar situações concretas ou visualizar tendências futuras, e conseqüentemente, elaborar e implementar alternativas criativas para realizá-las com sucesso, antecipando-se aos demais. CaracterÃsticas do indivÃduo empreendedor Analisando indivÃduos com comportamento empreendedor, pode-se verificar que algumas caracterÃsticas são comuns a todos. São elas: - Iniciativa para inovar - Criatividade - Paixão pelo que faz - Flexibilidade - Disposição para mudar - Perseverança - Capacidade de identificar novas oportunidades - Otimismo - Auto-conhecimento - Organização pessoal O comportamento empreendedor pode diferenciar o indivÃduo dos demais. È comum observar-se pessoas que desenvolvem as mesmas tarefas, com condições de trabalho similares, porém com resultados bem diferentes. São pessoas que agregam valor à s atividades que desempenham, por terem desenvolvido uma conduta permanentemente empreendedora. Os empreendedores são visionários. Conseguem enxergar além do óbvio e antecipam-se, buscando ações que possam tornar os sonhos pessoais ou empresariais em realidade. Uma caracterÃstica destacada do empreendedor é a capacidade de tomar decisões, com segurança e "pé no chão", no momento certo, mesmo sob pressões e adversidades. A identificação antecipada de oportunidades, resultante de uma postura observadora, curiosa e criativa, integra o rol de habilidades do empreendedor. Destacam-se ainda a energia e disposição incansável para o trabalho, mesmo diante de problemas, bem como a determinação e o dinamismo com os quais conduzem a vida profissional e pessoal. Os empreendedores planejam cada passo das estratégias que pretendem adotar e buscam rotineiramente novos conhecimentos. Sabem que o conhecimento e a sintonia com as tendências da área em que atuam são a base das decisões acertadas. Empreendedorismo nos dias atuais Os dias de hoje possuem caracterÃsticas muito peculiares: - A utilização da tecnologia acelerou vertiginosamente as transformações dos cenários. Novas tendências são criadas rapidamente, exigindo fôlego para acompanhá-las, sem perder o "trem da história". - As pessoas são cada vez mais exigentes. Para se manter a competitividade é preciso inovar e muito. Os serviços e produtos disponÃveis no mercado apresentam boa qualidade. Para a sobrevivência no cenário institucional é preciso buscar alternativas para diferenciar e encantar os clientes. Nas relações pessoais, o encantamento também faz a grande diferença. Ser bom já não é suficiente, é preciso ser o melhor. Dessa forma, é imperativo que, individual e corporativamente, faça-se a opção pelo incentivo ao desenvolvimento permanente da conduta empreendedora. É necessário adotar o empreendedorismo como estilo de vida, exercitando-o em todas as relações humanas, sejam elas de caráter pessoal ou profissional. Para tanto, é preciso ter em mente alguns princÃpios fundamentais para se entender o perfil do empreendedor: - Embora algumas pessoas parecem ter nascido com tendências óbvias para o empreendedorismo, é possÃvel desenvolver essa habilidade. O esforço e o treinamento constantes, bem como o desejo de aprimorar-se nessa capacidade podem tornar empreendedor qualquer indivÃduo inteligente. - IndivÃduos empreendedores não se expõem desnecessariamente a riscos. A segurança e a capacidade de tomar decisões não significa assumir irresponsavelmente posturas arriscadas. - Os empreendedores não são indivÃduos egoÃstas ou com tendências ao isolamento. São lÃderes que criam times de trabalho, compartilham idéias e apresentam facilidade no relacionamento inter-pessoal. - A criatividade é essencial para que as instituições ou pessoas se diferenciem dos demais. Portanto, a busca permanente de alternativas que possam otimizar os resultados das nossas ações, deve fazer parte da rotina do empreendedor. Empreendedorismo Corporativo - o que é? Uma expressão que vem se proliferando nos dias atuais é Empreendedorismo Corporativo. Afinal o que significa? É a disseminação do clima empreendedor no ambiente de trabalho. Com a agilidade das transformações e a conseqüente necessidade de permanentes inovações e adaptações, as instituições precisam contar com elementos que se comprometam com essa demanda. Embora evidentemente alguns estejam mais preparados para apresentar novas propostas, a cultura de "fazer acontecer" deve ser adotada por todos os colaboradores. Assim, instalá-se um ambiente de Empreendedorismo Corporativo nas Instituições de Ensino Superior. Para que, de fato, haja institucionalmente a absorção dessa filosofia de trabalho, é imprescindÃvel que todos os colaboradores e seus respectivos lÃderes estejam dispostos a tomar para si a responsabilidade de pensar na instituição como um solo fértil, pronto a ser germinado com novas idéias e ações. Difundindo a cultura empreendedora nas IES´s No cenário educacional, a expansão da oferta de cursos e o surgimento acelerado de novas instituições tornam imprescindÃvel a necessidade de buscar formas alternativas de oferecer diferenciais significativos, que permitam a manutenção da competitividade. A sobrevivência institucional está diretamente relacionada a capacidade de oferecer diferenciais e agregar valor à formação do aluno. A imagem da instituição, mesmo que positiva, pode e precisa ser melhorada continuamente. Igualmente, fatores como o número de vagas ociosas, embora não seja uma particularidade individual das IES´s precisam ser revertidos. Contudo, muitos fatores, internos e externos, podem contribuir para que a instituição tenha condições de se destacar no cenário educacional em que se inserem. É preciso que haja um permanente monitoramento da ações realizadas pelas demais instituições, uma análise constante das tendências da área e uma enorme dose de criatividade para vencer a crise do setor. Essas posturas, bem como o intenso desejo de " fazer diferente" , devem ser estabelecidas como a meta individual e coletiva da instituição. O Empreendedorismo pode e deve ser a marca registrada das IES´s. |
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