Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2601 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 99 Brasil, o País do que?
Brasil, o País do que? PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Escrito por Robspierre Miconi Costa   
Qua, 14 de Junho de 2006 21:00

Em tempos de Copa do Mundo uma idéia vem imediatamente em nossas mentes: Brasil, País do Futebol. É... pode ser... aliás é, e com a Seleção que possuímos provavelmente iremos nos sagrar pela sexta vez Campeões do Mundo! Os melhores no futebol neste orbe querido! A sensação é indescritível, enchendo o peito de orgulho e nos trazendo uma felicidade sem par, mas não é só isto.

Na verdade a "Pátria de Chuteiras" é a primeira em muita coisa no mundo, algumas delas, é bem verdade, bastante desagradáveis, mas como o clima agora é de alegria, falemos das coisas boas que felizmente não são poucas. Ainda nos esportes temos tido êxito em várias outras modalidades que não eram tradição por aqui: tênis, ginástica olímpica, natação...

Na área da Educação e Cultura, com toda a dificuldade, custos elevados e investimentos baixos, ocupamos a elite em várias áreas da pesquisa e tecnologia de ponta, exportando (na verdade perdendo) gênios para os chamados países desenvolvidos, nosso País é o único no hemisfério sul que participa do Projeto Genoma, um dos mais importantes projetos para o futuro da humanidade, diante do melhoramento da qualidade de vida que poderá proporcionar. Apesar da magnitude e grau de instrução de nossa população, nosso País ainda obtém grande sucesso no combate a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, tornando-se referência mundial no setor.

E apesar de toda a dificuldade que nós Professores bem conhecemos, mais de 97% de nossas crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos estão estudando, e mesmo não sendo um país de leitores, nossa indústria editorial é maior que a da Itália com aproximadamente 50 mil títulos novos lançados a cada ano.

Por aqui podemos abastecer nosso carro com gasolina, álcool ou gás, e tudo isto fruto de tecnologia puramente nacional, e a propósito disto já saímos na frente também no quesito biodisel, fatos que nos farão em no máximo 50 anos ser o principal produtor mundial de combustíveis renováveis, vez que, até lá os hidrocarbonetos (o famoso petróleo) já terá se esgotado, ou estará muito próximo do fim.

A inclusão digital ainda é um problema, mas mesmo assim os internautas brasileiros representam aproximadamente 40% deste mercado na América Latina, já nosso sistema de eleições informatizadas é destaque mundial, assombrando os países "desenvolvidos" com a rapidez, qualidade e confiabilidade dos resultados, nos EUA por exemplo a coisa funciona ainda na base da cédula de papel, fazendo com que os resultados de sua última eleição presidencial demorassem mais de 15 dias, enquanto o nosso saiu em pouco mais de 24 horas.

Em telefonia apesar das tarifas escorchantes a que estamos sujeitos, somos o segundo mercado mundial em telefonia celular e o quinto lugar no número de linhas fixas instaladas no mundo! Nosso sistema bancário é o mais moderno de todos e dentre nossas Empresas quase 7.000 possuem certificação ISSO, parece pouco, mas o México e a Argentina possuem em torno de 300 Empresas nesta mesma condição, valendo gizar ainda que dentre nossas empresas, há quase duas dezenas de fábricas de veículos, enquanto em alguns países vizinhos não há nenhuma!

A Embraer é destaque mundial na indústria aeronáutica, desbancando as superpotências em concorrências internacionais para o fornecimento de aeronaves, a Petrobrás é a única empresa petrolífera no mundo que detém a tecnologia completa de prospecção de petróleo em águas profundas, e através de nossa Marinha, o Brasil faz parte do seleto grupo de oito países no mundo capazes de fabricar e dar manutenção em submarinos.

Nossas agências de publicidade ganham os maiores e melhores prêmios mundiais do setor, e nosso povo sofrido e guerreiro foi indicado por mais de uma vez por pesquisas internacionais como sendo um dos mais empreendedores, solidários e felizes do mundo!

A esta altura alguém, com seu contumaz negativismo poderia pensar: "É... muito bonito! Mas e os problemas que existem ainda em todos os setores citados, e ainda em tantas outras." , é... poderia, mas olha conforme dito no início deste artigo, estamos em tempos de euforia, e de mais a mais meus amigos, se não fossem várias destas iniciativas e atitudes, que acabam se multiplicando pela força do exemplo, poderíamos ser hoje como a África, onde as condições de vida perto dos grandes centros choca até mesmo, nós Brasileiros, como o grande Cineasta Fernando Meirelles em seu último trabalho "O Jardineiro Fiel" registrou em seu Making of, vale a pena assistir, é um belo trabalho, aliás, no quesito Cinema estamos nos destacando também.

Tudo bem, eu sei e nós sabemos que existe ainda um sem número de mazelas e problemas sérios em todas estas áreas citadas, mas isto é normal e acontece em qualquer lugar do mundo, o que na verdade conta é que somos capazes de fazer e produzir coisas melhores do que qualquer um, só depende de nós fazermos a nossa parte para que nosso futuro brilhante comece hoje! E olha... já tem muita gente em ação, vamos lá! Com atitudes concretas e positivas brilharemos, e faremos brilhar cada vez mais o nosso País, apesar de que tem uns e outros por ai registrando a dupla cidadania Italiana própria e dos filhos, visando garantir um futuro melhor e mais seguro...

 

Autor deste artigo: Robspierre Miconi Costa - participante desde Dom, 23 de Abril de 2006.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker