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Edições Anteriores 104 Voip - uma revolução nas telecomunicações e sua aplicabilidade no cotidiano dos usuários da internet
Voip - uma revolução nas telecomunicações e sua aplicabilidade no cotidiano dos usuários da internet PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Elder Eldervitch Carneiro De Oliveira   
Qua, 19 de Julho de 2006 21:00

Com a implementação cada dia mais acentuado da tecnologia voz sobre ip, espera-se uma maior demanda e uma nova era no mundo da comunicação propriamente dita. Hoje a internet é uma realidade acessível a todas as pessoas, seja através de um computador no trabalho, em casa ou até mesmo em uma Lan House existente nos bairros das mais diversas cidades. Como processo inovador e facilitador do uso dessa tecnologia, este trabalho busca evidenciar a importância da tecnologia voz sobre ip, expondo sua mais diversa aplicabilidade no cotidiano dos usuários de uma rede que une o tráfego de voz e dados, como é o caso da internet.


1. Introdução
Imagine uma ligação telefônica para um parente ou para um amigo que mora em outro país, mas pagando apenas o valor de uma chamada local. Ou então, imagine alguém falando por horas no telefone com outra pessoa sem se preocupar com a conta telefônica. Isso está se tornando realidade graças ao voip.

A telefonia, um negócio estimado em bilhões de dólares ao ano está passando pela mudança mais dramática já ocorrida desde seu surgimento, na segunda metade do século XIX. Um dos grandes exemplos dessa mudança é o preço do minuto da ligação telefônica longa distância, que vem apresentando queda significativa nos últimos anos. Nos EUA, por exemplo, o minuto custava, em média, US$ 0,15 em 1995. Quatro anos depois, esse valor já se aproximava de US$ 0,11. Atualmente, é comum encontrar o minuto da ligação valendo US$ 0,07. Isso vem ocorrendo não somente devido ao aumento da penetração da telefonia fixa e da competição entre as operadoras, mas também por causa do surgimento de alternativas que muitas vezes competem de igual para igual com o serviço telefônico regular.

2. O que é voip
Voip (voz sobre ip) é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por ip, tornando possível à realização de chamadas telefônicas com qualidade pela internet. O voip esta cada vez mais popular e surgem cada vez mais empresas que lidam com essa tecnologia. Os sinais de voz são convertidos em pacotes de dados que viajam através da internet usando uma plataforma de voip e então convertidos de volta no destinatário. Dentro de alguns anos, estima-se que 75% das chamadas telefônicas do mundo serão feitas em voip. Esta tecnologia faz com que as redes de telefonia se "misturem" às redes de dados. Dessa forma, é possível que, usando um microfone, caixas de som e um software apropriado, alguém faça uma ligação para telefones convencionais por meio de seu computador. A tecnologia voip também tem sido aplicada em pabx (os conhecidos sistemas de ramais telefônicos). Dessa forma, muitas empresas estão diminuindo custos com centrais telefônicas por substituírem estas por sistemas que utilizam voz sobre ip. Uma das principais vantagens da implantação de uma rede de voz sobre ip em uma rede corporativa é a possível diminuição de custos com ligações telefônicas locais, interurbanas e até mesmo internacionais. Como as conversações telefônicas têm características de tempo real faz-se necessário utilizar uma série de subsídios extras para garantir a qualidade do serviço das ligações.

Voz sobre ip pode ser uma alternativa bastante viável e confiável para empresas que necessitam reduzir seus custos com ligações de longa distância. Com isso essa nova tecnologia representa sem dúvida uma mudança de paradigma nas telecomunicações, já que unifica dois mundos antes distintos: voz e dados. A tecnologia pode ser usada para promover a comunicação individual ou sua comercialização por meio de serviços a ela associados. Podem abranger computadores, computadores e usuários integrantes da rede pública, usuários de redes privadas e sua interação ou não com a rede pública ou apenas usuários da rede pública. Nesse sentido, a comunicação por voz sem dúvida está passando por uma mudança estrutural e isso vem ocorrendo não só devido ao aumento da universalização da telefonia fixa e da competição, que no caso brasileiro ainda é muito pequena, mas decorre primordialmente do surgimento de alternativas tecnológicas que conseguem competir de igual para igual com o serviço telefônico regular, como é o caso da voip. Talvez a principal limitação dos sistemas tradicionais de transporte de tráfego telefônico seja justamente a inadequação para a transmissão de dados e sua arquitetura tecnológica fechada, com inteligência e funcionalidades reunidas nas centrais telefônicas. Apesar de padronização estabelecida, transparência na interoperabilidade entre grande parte de seus elementos de rede, capilaridade, estabilidade e aceitação, não há como ignorar que a rede pública e a tecnologia que a distingue, comutação de circuitos, não estão aptos e nem foram originalmente desenhados para transportar dados de forma eficaz e dinâmica. Portanto, a nova tecnologia apresenta vantagens quanto à tecnologia tradicional, sendo que a qualidade está sujeita a um sistema muito eficaz de gerenciamento de forma a manter a estabilidade, já que a voz está trafegando pelo mundo da internet, cujo controle e acesso são muito variados.


3. Funcionamento do voip
Para que a transmissão de voz seja possível, o voip captura a voz, que até então é transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados, que podem ser enviados por qualquer rede que utilizem os protocolos TCP/IP Assim, é perfeitamente possível trabalhar com esses pacotes pela internet. Quando o destino recebe os pacotes, estes são convertidos em sinais analógicos e transmitidos a um meio no qual seja possível ouvir o som. Apesar de ganhar destaque recentemente, o voip não é uma tecnologia nova. Ela já era trabalhada antes mesmo da popularização da internet e chegou a ser considerado um fracasso pelo fato da velocidade de transmissão de dados ser baixo naquela época, impedindo-a de se tornar funcional na maioria das redes. Para que a tecnologia tornasse viável, foi necessário investir em qualidade de serviço.

Para que isso fosse possível, uma das soluções seria o aumento da largura de banda, ou seja, o aumento da velocidade de transmissão e recepção de dados. Como o acesso à internet em banda larga é cada vez mais comum, principalmente em empresas, o voip passou a se beneficiar disso. No entanto, apenas velocidade não é suficiente. Cientes disso, várias empresas do ramo passaram a pesquisar soluções que garantissem a melhor qualidade possível na comunicação por voip. É natural que isso fosse acontecer, afinal, se uma empresa ou um conjunto de empresas obtivesse os melhores resultados, certamente sairia na frente na disputa por clientes. Essa situação fez com que surgissem umas séries de soluções para voip. Apesar dos vários padrões de voip, praticamente todas as empresas adotaram o protocolo RTP (Real Time Protocol), que, basicamente, tenta fazer com que os pacotes sejam recebidos conforme a ordem de envio. O RTP "ordena" os pacotes de dados, de forma que seja possível a transmissão de dados em tempo real. Caso algum pacote chegue atrasado, o RTP causa uma interpolação entre o "intervalo" deixado pelo pacote e este não é entregue. Só como exemplo, imagine que para transmitir a palavra supermercado seja usado um pacote por letra. Se o pacote da letra m se atrasar, é melhor que o destinatário receba "superercado" do que "superercadom". O atraso de pacotes pode ocorrer porque estes podem seguir caminhos diferentes até chegar ao destino. Isso não é um problema se estiver transmitindo um arquivo, pois os pacotes são "encaixados" no destinatário.

Mas com voz e vídeo em tempo real, isso não pode acontecer. Tal fato deixa claro que o RTP é um recurso muito útil em aplicações que envolvem som e vídeo. Devido a esta característica, seu funcionamento é atrelado a outro protocolo, o RTCP (Real Time Control Protocol). Este é responsável pela compressão dos pacotes dos dados e também atua no monitoramento destes. Por ainda ser necessário melhorias, a IETF (Internet Engineering Task Force), entidade responsável pelo RTP e pelo RTCP, sugeriu a aplicação do protocolo RSVP (Resource Reservation Protocol), que tem como principal função alocar parte da banda disponível para a transmissão de voz. Existem ainda os codecs, protocolos extras que adicionam funcionalidades e maior qualidade à comunicação. Entre eles, tem-se o G.711, o G.722, o G.723, o G.727, entre outros. O que os diferencia são os algoritmos usados, a média de atraso e principalmente a qualidade da voz.

Para que seja possível a interligação das redes telefônicas convencionais com o voip, geralmente usa-se um equipamento denominado Gateway. Ele é responsável por fazer a conversão do sinal analógico em digital e vice-versa, além de fazer a conversão para os sinais das chamadas telefônicas. A seguir temos dois exemplos de rede convergente:


A rede descrita a seguir pode ser implementada numa única localidade, para atender a uma única instalação predial, ou em duas ou mais localidades para atender duas ou mais instalações prediais.



1. Rede de telefonia pública
2. Internet
3. Pabx ip
4. Gateway ou pabx ip secundário
5. Telefonia IP
6. Micro Computadores
7. Rede local
8. Roteadores



4. Referencial teórico
Conforme Bernal (2003), para o voip, a qualidade do serviço ofertado será dependente basicamente dos algoritmos de compressão de voz e controle de envio e recebimento dos pacotes de dados implementados no programa de Soft-phone e da conexão de internet utilizada. O grande fator de sucesso desses serviços é implementar algoritmos que permitam minimizar os atrasos e a latência inerentes à própria internet. Desta forma, os requisitos de banda mínima da conexão e, se houver, de tempo de latência definido pelo provedor voip devem ser atendidos para garantir que o serviço tenha a melhor performance possível. Isto implica em conhecer a banda mínima garantida pelo provedor de acesso à internet e o eventual tempo de latência máximo da rede. Outro fator importante, especialmente quando o serviço for utilizado de forma mais intensiva e como suporte a atividades profissionais, é garantir que os níveis de serviço oferecidos tanto pelo provedor de acesso à internet como pelo provedor voip estejam de acordo com as necessidades do assinante. Desta forma, espera-se que a disponibilidade final dos serviços seja próxima de 100%, ou que pelo menos seja maior que 95%, para tornar a sua utilização eficiente e comparável aos sistemas de telefonia convencional.
Segundo Melchior, (2004), essencialmente a voz sobre ip é uma tecnologia que permite a digitalização e codificação da voz e o empacotamento de dados ip (protocolo internet) para transmissão em uma rede compatível com esse protocolo. Aparecem fortes "substitutos" para o uso da telefonia, popularizados com o advento da internet, como correio eletrônico, e especialmente a existência de programas que permitem a chamada voz livre com realização de sessões de comunicação de voz entre computadores (com a voz sendo "quebrada" em pacotes de dados) o que traz um novo panorama à telefonia tradicional. Portanto, a nova tecnologia apresenta vantagens quanto à tecnologia tradicional, sendo que a qualidade está sujeita a um sistema muito eficaz de gerenciamento de forma a manter a estabilidade, já que a voz está trafegando pelo mundo da internet, cujo controle e acesso são muito variados.
5. A situação da banda larga no Brasil O Brasil tem tido um crescimento expressivo dos usuários de banda larga, conforme indicam os dados do Teleco ( dados de 2005 estimados considerando um crescimento de 90%):




Estima-se também que, no final do ano de 2005, o percentual de equipamentos ADSL em relação ao número de acessos em serviço foi aproximadamente de 9,4%. Em 2004 foi de 5%. Por outro lado, o número de usuários domiciliares de internet não acompanhou esta tendência de crescimento e houve uma pequena queda em 2004, conforme gráfico abaixo:



No Brasil, do ponto de vista regulatório, o voip não está regulamentado e é considerada apenas uma tecnologia para prestação de serviços de voz. Existem alguns pontos de conflito na legislação vigente, mas, até hoje, a anatel tem declarado que não é necessário adaptar a regulamentação. Para prestar o serviço, utilizando-se o computador e a conexão de Banda Larga, não há restrições.

6. Telefonia sobre o protocolo ip
O transporte de voz sobre o protocolo ip levou ao desenvolvimento de um conjunto de novos protocolos para viabilizar a comunicação com as mesmas características das redes tradicionais. Nas redes ip os pacotes de dados com informação de voz são enviados de forma independente, procurando o melhor caminho para chegar ao seu destino, de forma a usar com maior eficiência os recursos da rede. Os pacotes de dados associados a uma única origem de comunicação de voz podem, portanto, seguir caminhos diferentes até o seu destino, ocasionando atrasos, alteração de seqüência e mesmo perda desses pacotes. A tecnologia desenvolvida para a comunicação voip, implementada através dos novos protocolos, assegura a reordenação dos pacotes de dados e a reconstituição do sinal original, compensando o eco decorrente do atraso fim-a-fim dos pacotes de dados, e a perda de pacotes. Estes novos protocolos funcionam como aplicações específicas sobre o protocolo ip para prover comunicação em tempo real e sinalização de chamadas para as aplicações de voz. Esses protocolos são executados por máquinas existentes nas redes ip, a exemplo dos roteadores e por novos elementos funcionais que complementam a arquitetura dos sistemas de telefonia ip.


7. Vantagens da telefonia ip e voip
o Chamadas de telefone ip para telefone ip são gratuitas. Podemos falar o tempo que quiser com alguém com outro telefone ip sem pagar absolutamente nada além de sua conexão à internet.
o Os provedores de telefonia ip oferecerem custos drasticamente reduzidos para chamadas de telefone ip para telefones fixos.
o Os custos das chamadas de telefone ip para telefones celulares são inferiores aos das operadoras tradicionais.
o Economia de até 80% sobre as contas de telefone atuais.
o Administração - Os administradores da rede LAN podem administrar de qualquer ponto da rede.
o Flexibilidade - O usuário pode usar um computador de mão como seu próprio telefone, apenas instalando um software que simula o telefone.


8. Possíveis desvantagens ao adquirir serviços de voip
o Linhas inseguras - em alguns casos sua conversa pode ser ouvidas por terceiros, isso acontece por causa de servidores compartilhados ou plataformas abertas, deste modo tornando a rede vulnerável a vírus.
o A inabilidade para ser usada com conexões discadas.
o Listagem pública de seu nome ou número de telefone em catálogos publicados na web.
o Muitos serviços de voip trazem spyware, que comprometem a segurança.

9. Considerações finais Assim que começou a se popularizar, o voip foi encarado como um "inimigo" das empresas de telefonia tradicionais. Mas, logo, viu-se que essa tecnologia é, na verdade, um novo produto a ser explorado. Além das vantagens relativas aos custos, há ainda a questão do constante aumento de qualidade. Já há casos em que a qualidade sonora do voip supera a qualidade de uma ligação telefônica convencional. Atualmente, esta nova tecnologia não se limita às empresas, graças ao programa skype, criado por Niklas Zennström (o criador do Kazaa), o uso de voz sobre ip está sendo possível também a usuários domésticos. Isso é um sinal evidente de que a tecnologia voip pode ser tornar um dos fenômenos da internet, assim como é o e-mail. Certamente, assistiremos uma grande mudança no ato de usar o telefone. O aumento da oferta de voip pode ser uma oportunidade muito interessante no Brasil, mas esbarra atualmente nas dificuldades da expansão de Banda Larga no Brasil. Para as operadoras tradicionais representa uma perda de receita, que precisará ser compensada.

Para as empresas de TV a cabo, será necessário aumentar a base de clientes conectados com banda larga e oferecer pacotes atrativos. Para as demais empresas, será preciso atingir uma escala que justifique os investimentos. Para viabilizar outros serviços em cima da banda larga, além de voip, será necessário um aumento da velocidade média hoje consumida pelo mercado. Atualmente o link de transmissão de dado mais usado é de 300 Kbps, pois é pouco suficiente para serviços de vídeo com qualidade. A regulamentação no Brasil também apresenta um problema, na medida em que não dispomos de uma legislação de comunicação eletrônica de massa atualizada. Como os três segmentos, comunicações, telecomunicações e informática estão convergindo de forma inexorável, será preciso uma adaptação da legislação existente para contemplar as necessidades que as operadoras, tradicionais e novas entrantes, terão para ofertar os serviços. Mas, as soluções tecnológicas existem e o preço internacional dos equipamentos vem caindo significativamente. As pressões de mercado surgirão e, queremos acreditar, servirão para trazer para o mercado brasileiro todas essas inovações.

10. Referências

HERSENT, O. ; GUIDE, D. ; PETIT, J. P. Telefonia IP. São Paulo: Editora Afiliada, 2002.

COLCHER, S. ; OLIVEIRA, A. ; GOMES, A. T. ; LEMOS, G. Voip - Voz sobre IP. Editora Campus, 2005.

SILVA, Adilson. Como funciona o Voz sobre IP (Rede), Setembro 2004. Disponível em: . Acesso em: 12 nov, 2005.

RICARDO, Sérgio. Solução Corporativa VoIP: Caso Prático, agosto 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 fev, 2006.

FILHO, João. Estratégia de VoIP das Operadoras de TV a Cabo, Outubro 2004. Disponível em: . Acesso em: 11 dez, 2005.

BERNAL, Huber. Soluções Corporativas usando VoIP, junho 2005. Disponível em: . Acesso em: 02 fev, 2006.





 

Autor deste artigo: Elder Eldervitch Carneiro De Oliveira - participante desde Seg, 26 de Junho de 2006.

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