Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 4215 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 107 Interessante não? - O que nos leva a pensar?
Interessante não? - O que nos leva a pensar? PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 
Escrito por José Augusto de Almeida Sant'Ana   
Qua, 09 de Agosto de 2006 21:00

Segundo o dicionário eletrônico Hoaiss, pensar significa submeter (algo) ao processo de raciocínio lógico; ter atividade psíquica consciente e organizada; exercer a capacidade de julgamento, dedução ou concepção; refletir sobre, ponderar, pesar. Assim, entende-se que trata da capacidade que cada indivíduo tem de concluir algo resultante de uma atividade cerebral que depende exclusivamente dele. Tal atividade cerebral ocorre num momento que sentimos a necessidade de atender àquilo em que somos motivados a buscar. O ser humano normalmente busca ser feliz e ser feliz significa suprir as necessidades que existe dentro de cada um. A fome é uma necessidade que gera um desequilíbrio e que se normaliza na medida em que é saciada. A grande fome do homem hoje está na sua alma. Existe uma fome inexplicável e profunda dentro de cada ser que pode motivá-lo e desencadear um processo lógico cerebral na busca muita das vezes de algo que não está definido. A este processo de busca chamamos de pensamento. O pensamento pode estar ou não organizado. Quando somos capazes de administrá-lo e organizá-lo, damos uma direção e visamos um objetivo, entretanto, nem sempre isso acontece. Quando estamos diante de um problema muita das vezes agimos afoitamente, e nessas circunstancias mesmo que o objetivo esteja definido, falta o planejamento e a administração do processo em si que pode não nos conduzir ao objetivo. O planejamento deve ser reavaliado a cada instante e a administração do processo deve permanecer constante até que o objetivo seja atingido. Já te ocorreu perguntar a ti mesmo - porque estou pensando nisso agora? É claro que sim! A principio temos a impressão que não sabemos o porquê, mas obviamente houve um estímulo que provocou o desencadeamento do processo e conseqüentemente surgiu um problema a ser resolvido cuja solução depende de componentes bem definidas como organização, administração e objetivo. Problema estimula problema. A fome é um problema que serve de estímulo ao pensamento.

Como professor militando na área das ciências exatas, constantemente vejo os alunos com grandes dificuldades na arte de pensar. Segundo Hoaiss, a arte é habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional, portanto pensar é uma arte.

A identificação do estímulo ao processo do pensamento pode ajudar a encontrar dentro de cada ser uma maneira pela qual haja a visualização e conseqüentemente um aprendizado de como organizar e administrar o processo do pensamento.

Resolver problemas se torna um problema - interessante não? - O que nos leva a pensar?


 
Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker