Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2689 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 112 O poder ideológico
O poder ideológico PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 23
PiorMelhor 
Escrito por Gercinaldo Moura   
Qua, 13 de Setembro de 2006 21:00

O poder não existe objetivamente, não pode ser encontrado em algum lugar ou como se fosse um objeto. Ele é fruto de uma relação ideológica entre os indivíduos de uma sociedade.

O poder político, por exemplo, constituído através de um mandato, existe porque uma parte da sociedade o atribuiu a alguém. Mas não é o voto que foi escrito em uma cédula ou registrado em um computador que dará este poder ao político. O voto, através de uma eleição, é apenas uma simbologia que formaliza as convenções do sistema de estado convencionado pela sociedade. Se fosse ele (o voto) que de fato desse poder ao político, era suficiente rasgar as cédulas ou destruir o computador para interromper o poder. Mas o poder existe, e agora como algo concreto, consolidado numa consciência que assumimos que atribui e empodera um político (ou qualquer outra situação de poder: militar, empresarial, etc.). Neste caso presidente é presidente, como os demais políticos são políticos, porque nos (a sociedade) assumimos a consciência de que eles o são. Portanto é o nosso pensar, a nossa consciência que constitui o poder de alguém. Isto quer dizer que somos nós (a sociedade) que decidimos quem tem poder, portanto, decidimos quem vai ser político, até quando terá mandato político, inclusive quanto deverão ganhar. Então, decidimos a vida dos políticos.

Os interesses da pequena parcela que domina a sociedade (os políticos) exigem imperiosamente que ignoremos este postulado e até cheguemos a pensar que o poder é algo natural, ou seja, quem tem poder tem, porque "já nasceu com a estrela na testa". Isto garante a possibilidade de uma relação de injustiça e desigualdade, mas de forma harmônica, pois, por este pensamento, o poder trata-se de uma providencia divina ou conseqüência da própria natureza.

Isto pode explicar a necessidade de se cultivar o analfabetismo político em nossa sociedade. Aquelas pessoas que não sabe que o preço da sua comida, a possibilidade de seu emprego e o valor do seu salário dependem das decisões dos políticos.

E que como tantas outras pessoas, não sabem também que quem decide a vida dos políticos somos nós mesmos, como somos nós que fazemos nossa História e que podemos construí-la de acordo com nossos interesses.


Todo poder emana do povo, podemos mudar porque decidimos a vida dos políticos, nós fazemos a nossa História, portanto tem que ser como queremos!
Viva quem tem poder, viva o povo!



 
Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker