Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3002 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 115 O real sentido de política
O real sentido de política PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 8
PiorMelhor 
Escrito por Graziele De Nazaré Moreira   
Qua, 04 de Outubro de 2006 21:00

A política se constitui em algo sempre presente na vida do homem a partir do momento em que ele relaciona-se com a vida em sociedade na busca constante de transformações de uma realidade insatisfatória para eles. O ser humano portanto tem todos os meios para mudar sua própria história que está intrinsecamente ligada à política como afirma o filósofo Aristóteles no século IV a.c "O homem é, por natureza, animal social e político". Segundo MAAR, o termo "política" foi criado a partir da atividade social desenvolvida pelos homens da polis, a "cidade - estado" grega.

Na Grécia, ao lado destas atribuições do soberano, a atividade política desenvolver-se-ia como cimento da própria vida social. O que a política Grega acrescenta aos outros estados é a referência à cidade, ao coletivo da pólis, ao discurso, à cidadania, à soberania, à lei.

Em Roma, a atividade política era centralizada e exercida por um estado forte e dominador. Em Roma, a atividade acrescenta-se na disputa do poder pela tutela do estado, como instituição a serviço de interesses privados. O que nos leva a uma reflexão do termo política e seus vários significados na dinâmica do tempo.

O Real significado de política é oriundo da pólis grega, porque esta era exercida no coletivo nas cidades-estados pelos que eram considerados cidadãos, enquanto que em Roma as decisões se constituem de forma centralizada e autoritária ligado ao jogo de poder que se fortalecem através do estado e se institucionalizou (Estado Romano) deixando de ter um real cunho político.

O surgimento do estado moderno demonstra elemento a expansão da institucionalização no decorrer do tempo nascida no estado Romano. Com a institucionalização do estado, se cria o jogo de poder presente na idade média (Maquiavel) e moderna (Marx). Esse jogo de poder que para a concepção de Maquiavel, tem o governo como agente torna-se a atividade política do estado e a política só se torna política quando se percebe a distinção entre elas.

Porém, para Marx o estado representa uma classe predominante no poder e quando as lutas de classes se tornam presentes nota-se desta forma a real atividade política apesar de não terem consciência de que nas lutas sociais estavam fazendo lutas políticas.

Nos dias atuais, o sentido de política ainda não é compreendido pela maioria da população, que entende política de forma erronia (Estado, Partido, Representante Político e etc.), atribuindo aos mesmos o poder de decisão, criando ideologias que visa unicamente seus interesses individuais não se constituindo política. Pois, não atende ao coletivo, ocasionando uma insatisfação na maioria da população que não foram atendidas, formando novos segmentos que se constituem nas lutas de base (Igrejas, Ong's, Escolas, Família e etc.), trabalhando paralelamente ao estado, havendo a necessidade de estudar essas relações apresentadas nas lutas de classes que constituem um espaço mais presente no cotidiano permanentemente na esfera do trabalho, abrindo um novo espaço para a atividade política que reflete em atender aos anseios de indivíduos conscientes nas suas políticas tendo os seus representantes legítimos.

Esta é a forma ideal de se entender a real atividade política que deixa de atender um cunho individual em detrimento do coletivo social.


 

Autor deste artigo: Graziele De Nazaré Moreira - participante desde Sáb, 30 de Setembro de 2006.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker