Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3435 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 131 A Estatização do Ensino Superior - Projeto UAB
A Estatização do Ensino Superior - Projeto UAB PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 
Escrito por Tiago Muriel Cardoso   
Qua, 06 de Junho de 2007 21:00
A Estatização do Ensino Superior - Projeto UAB

Muitos não acreditaram no projeto, mas o Ministério da Educação não parece estar tão solto e acomodado como muitos queriam acreditar. O Projeto UAB - Universidade Aberta do Brasil teve em seu primeiro ano a adesão de 290 municípios e agora está presente em todos os Estados da Federação.

A verdade é que o Governo tem metas a cumprir e uma delas é colocar até o ano de 2011 30% dos jovens entre 18 a 24 anos no ensino superior. Hoje esse número gira em torno dos 16%. As instituições privadas não conseguirão por motivos óbvios/financeiros, ajudar muito para o cumprimento dessa meta, estabelecida no Plano Nacional de Educação.

Com isso, não há outra saída, a não ser o Ensino à Distância.

O Projeto é bastante simples e trabalha sobre dois pilares: a adesão das Universidades Federais e Estaduais que serão as fomentadoras dos conteúdos; e a adesão dos Municípios que criarão os pólos com infra-estrutura necessária para o apoio aos alunos. Em um ano de projeto, o Ministério da Educação conseguiu a criação de mais pólos que qualquer instituição privada que trabalhe também nessa modalidade de ensino. Passado 30 de março de 2007 onde novos Municípios puderam aderir ao projeto, logo teremos a noção do impacto que esse projeto dará no setor educacional. O resultado quantitativo de Municípios ainda não foi divulgado no site da UAB.

A verdade é que de uma promessa a UAB se tornou uma realidade. O curso piloto foi o de Administração de Empresas onde foram abertas em 2006 dez mil vagas. O próximo passo será a abertura das Licenciaturas para a capacitação de professores. Se a adesão dos Municípios for igual à de 2006, chegaremos agora no final do primeiro semestre de 2007 a 580 Municípios. Isso significa mais de 10% das cidades brasileiras com pólos das Universidades Públicas. Enquanto as instituições privadas estão sentadas no alto da montanha e gozando dos seus 89% das vagas no ensino superior brasileiro o Ministério da Educação vem comendo pelas beiradas e com um projeto que até então tem chamado pouca atenção do privado poderá pregar um grande susto no setor educacional do nosso país.

 
Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker