Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3046 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 132 As Instituições, os Alunos e os Laboratórios de Informática
As Instituições, os Alunos e os Laboratórios de Informática PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 
Escrito por Tiago Muriel Cardoso   
Qui, 21 de Junho de 2007 21:00
As Instituições, os Alunos e os Laboratórios de Informática.
Tiago Muriel Cardoso / Gestão Universitária

Tem sido cada vez mais freqüente o enfrentamento jurídico entre as instituições de ensino e seus alunos por conta de problemas gerados nos laboratórios de informática. Como dizia minha avó: "mente vazia oficina do diabo", e a cada reclamação que recebo de mantenedores, me convenço de que o ditado é velho, mas sempre esteve na moda.
Os problemas surgem em todas as regiões brasileiras, sem distinção de sul ou norte. Hoje temos casos também de todos os gostos, que vão desde e-mails com pornografia até invasão de servidores e espionagem de informação.
A pergunta é sempre a mesma... o que as instituições vão fazer? Barrar a entrada dos alunos nos laboratórios? Isso não é nem um pouco aceitável. Separar alunos bonzinhos dos mal intencionados? Esse seria o 13º Trabalho de Hércules. Então qual seria a solução? O ideal, hoje, é a utilização da Certificação Digital. O certo seria trocar as "senhas e logins" dados aos alunos por um certificado digital institucional.
O mecanismo de controle utilizado por 100% das instituições, conhecido como "senha e login do aluno" tem se mostrado muito frágil diante de uma ação judicial. Com esse mecanismo, as instituições deixam uma brecha muito grande para o aluno, que é a possibilidade do repúdio. Em todos os casos que conheço, e não são poucos, a dúvida sobre acesso aos dados do alunado tem sempre favorecido o infrator, onde as instituições de ensino estão pagando pelas "artes" no mundo virtual. O problema é que o crime é virtual, mas a indenização paga pelas instituições até o momento tem sido bem física, normalmente centenas de notas e cifras que escorregam dos cofres da mantenedora.
Enquanto a certificação digital não se transforma em uma realidade no cotidiano acadêmico, as instituições de ensino continuarão vulneráveis em seus laboratórios de informática. Hoje, temos algumas instituições que já se movimentam no sentido de conhecer e utilizar a certificação digital. Essas instituições são encabeçadas pela UNIFENAS - Universidade de Alfenas que já se transformou em uma emissora de certificados digitais.

Tiago Muriel Cardoso
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 
Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker