Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2806 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 140 Educação É Prioridade?
Educação É Prioridade? PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 9
PiorMelhor 
Escrito por Joao Paulo Alves Duraes   
Qua, 19 de Setembro de 2007 21:00
Educação É Prioridade?
João Paulo Alves Durães.

Quase todos os políticos dizem que a educação é prioridade. Mas será que eles sabem o que é priorizar? Será que eles sabem da importância em se ter educação de qualidade?

Um dos maiores problemas do país é a violência. Então preste atenção. Já observaram que nossos presídios estão cheios de homens, 284.000 em 2003 (dado informado pelo Ministério da Justiça), que se comparado com as mulheres detentas, atualmente 4% do número de detentos do Brasil, essas se tornam, em números, "insignificante"? Isso me causa estranheza. No geral as mulheres estão em maior número, segundo o IBGE em 2000 elas eram 2,5 milhões a mais. Todos nascem iguais. Assim, se fôssemos educados da mesma maneira, pela proporção, teria que haver mais mulheres presas.

Dentre os erros que cometemos esse é um grave. Educam-se as crianças de maneiras diferentes. Meninos não podem se beijar, meninas podem, meninas brigarem é feio, meninos em muitas famílias não. Alguém compraria um revolver de brinquedo para sua filha? Educam-se os filhos, "inconscientemente", com uma tendência à violência. Assim como é inimaginável uma quadrilha composta somente por mulheres armadas, se educassem os meninos com o mesmo cuidado que educam as meninas, também seria inimaginável essa quadrilha formada por homens. Temos que rever nossa educação, nossa cultura, nossos atos e isso só será possível se percebermos a educação como coisa realmente séria.

Alguns garantem estar fazendo sua parte, e falam: "meus filhos foram bem educados". Existe uma coisa chamada responsabilidade social e se você não consegue enxergar isso é porque você foi mal educado. Para os que dizem existirem corruptos escolarizados eu estou falando de educação ética e moral e não alto grau de instrução.

Não desejo aos assaltantes e assassinos que mataram o garoto João Hélio Fernandes - morto após ter sido arrastado por mais de 7 km, preso do lado de fora do carro roubado por eles no Rio de Janeiro-, peguem 10, 20, 30 anos de cadeia. Desejo que eles sejam tratados como vítimas de uma sociedade excludente, vítimas de um governo, o qual não proporcionou nem proporciona ao cidadão educação de qualidade. Vamos colocar a culpa nos verdadeiros culpados, se é que existem culpados, visto que os atuais governantes são, também, vítimas de uma má educação que foi proporcionada a eles. Antes de dizermos: "teremos que educar nossos filhos" digamos: " teremos que nos educar".

Infelizmente, acredito que a educação só será levada a sério quando professor do ensino básico ganhar 5000 reais por mês. Será que essa não seria uma saída, apesar de justa, vergonhosa? Não chamaria vergonhosa, pois, moramos dentro de um sistema capitalista que nos sufoca e que nos leva a corrermos atrás de melhores condições. Melhores condições para mim e minha família que, tristemente, na maioria dos casos, se resume em: eu, minha mulher e meus filhos. Para os cristãos uma pergunta. Será que outros quando cristo disse: "Amai-vos uns aos outros como vos amei" se resume em sua família? Aos não cristãos um convite à reflexão.

Antes de encerrar vou deixar algumas indagações aos congressistas que querem aprovar a lei da maior idade para 16 anos.

Será que ao invés de começar a punir os "bandidos" mais cedo não seria mais conveniente, sensato e educativo dar educação de qualidade a todos eles? Os senhores acham que impondo medo aos "bandidos" solucionarão o problema? Os senhores consideram adulta uma pessoa que mata outra? Adulta não seria uma pessoa madura? Quem tem coragem de matar outra pessoa está madura? Sabem quando eu me considerei adulto(maduro)? Aos 20 anos quando comecei a discutir educação na faculdade. Sabem quando o "adulto", o qual vai para as prisões de nosso país irá amadurecer? Nunca. Não seria melhor ao invés de puni-los educa-los? Qual a imensurável diferença de tratamento que recebe um detento maior de idade comparado com a que um menor recebe? E por quê? Se os senhores tivessem vivido nas mesmas condições que eles viveram não seriam como eles? E, se isso acontecesse os senhores queriam ser julgados de que maneira? Eles devem ser considerados réus ou vítimas? O que os senhores acham de deixar a questão da maior idade de lado e repensarem o sistema prisional de nosso país? Os Senhores se consideram Adultos(maduros) o suficiente para julgarem esses "bandidos"?

Para começarmos a ver o mundo com novos olhos vou lhes propor uma idéia nova e revolucionária: temos de priorizar a educação.

 

Autor deste artigo: Joao Paulo Alves Duraes - participante desde Qui, 30 de Agosto de 2007.

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker