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Educação Convencional/Presencial e Educação Mediada pelas TICs/Educação a Distância |
Escrito por Sandra Maria Araújo |
Qua, 14 de Novembro de 2007 21:00 |
Educação Convencional/Presencial e Educação Mediada pelas TICs/Educação a Distância
Frente a incapacidade do sistema educativo convencional/tradicional de responder as exigências pleiteadas pela rápida evolução da sociedade e dos processos de comunicação, a EMTs (Educação Mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação) surge como possibilidade de difusão e democratização do conhecimento. A Educação Convencional/Presencial é voltada para todas as fases da vida - infância, adolescência e idade adulta; acontece em espaços restritos - sala de aula e escola; o professor é a figura central do processo educativo (visão tradicional de educação fortemente arraigada em nossas escolas convencionais); o foco do processo é o ensino. Está centrada em metodologias, ás vezes, pouco inovadoras e apesar de enriquecê-las com o uso de algumas mÃdias, prepondera o uso dos materiais impressos como fonte de pesquisa e estudo e não incentiva o desenvolvimento da metacognição, pois o ensino é, comumente, dirigido. Já a EMTs/Educação a Distância destina-se principalmente a clientela jovem e/ou adulta, acontece em espaços e tempos diferentes, supondo a existência de comunidades de aprendizagem abertas e não de salas de aulas isoladas; utiliza recursos midiáticos interativos; flexibiliza a organização do tempo e espaço; requer mudança na postura do professor que deve estimular a autonomia do aluno e a aprendizagem independente, no entanto, colaborativa. Há similaridades entre as duas formas de educação, todavia, a EMTs está direcionada para a educação e inclusão social do adulto, pois favorece a sua profissionalização. Por ser mais flexÃvel a Educação a Distância alcança a uma parcela cada vez maior da população que se encontra excluÃda dos processos formativos, sobretudo, da Educação Superior. Verifica-se que ambas as modalidades são importantes e necessárias, porém, convém destacar que na EMTs/Educação a Distância, há uma exigência maior em relação ao planejamento, a seleção de conteúdos relativos a realidade da clientela, a qualidade do acompanhamento pelo tutor, a existência de ambientes colaborativos de aprendizagem que respeite os aspectos dos ambientes e a avaliação, e principalmente, as necessidades de formação dos alunos. Percebe-se que cada vez mais, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) oferecem possibilidade de educação a distância favorecendo a formação contÃnua, o trabalho cooperativo e a interatividade. Porém, nesse novo contexto social em que a educação e o conhecimento tornaram-se fatores indissociáveis a escola deve ser pensada como o espaço de efetivação da pesquisa e de desenvolvimento da cidadania plena, e não como mero espaço de transmissão de informações. Nesse sentido, acredita-se que cada vez mais a escola deve comungar modelos hÃbridos de Educação, especialmente, no Ensino Superior que cada vez mais submerge na virtualidade, o que pode ser observado na Portaria 4.059 do MEC, que autoriza as Instituições Superiores a ofertarem 20% da carga horária dos Cursos Presenciais, reconhecidos, a distância. O exposto leva a concluir que o processo educacional precisa reestruturar-se para atender as novas necessidades dos estudantes da "Era Virtual" e ao novo perfil de formação profissional, e que a democratização do conhecimento só se efetivará a partir do desenvolvimento de uma cultura educacional ancorada nos dois modelos de educação aqui discutidos. Bibliografia: ARAÚJO, Sandra Maria. Capacitação de Professores para Atuação em EAD: Um Estudo de Caso. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Federal do Ceará e Universidade Norte do Paraná. BrasÃlia, 2007. NETTO, Alvim Antonio de Oliveira. Novas Tecnologias & Universidade. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. POLAK, Ymiracy e MUNHOZ, Antonio Siemsen. Sociedade Tecnológica e Educação. DisponÃvelem:http://www14.unopar.br/unopar/static/mestrado_ead/turma1/aula_ymiracy/Aula03/Unidade_III-texto_base.pdf. Acessado em julho de 2006a. Prof. Sandra Maria Araújo Pedagoga. Especialista em Didática do Ensino Superior e em Educação Interdisciplinar. Mestre em Tecnologia da Informação na Comunicação em Educação a Distância pela UFC/UNOPAR. Coordenadora dos Cursos Normal Superior e Pedagogia das Faculdades Cathedral de Barra do Garças - MT. |
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