Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2928 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 156 Segurança na Internet para os pais
Segurança na Internet para os pais PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 
Escrito por Heliene Moreira Santana   
Qua, 09 de Abril de 2008 21:00
No decorrer de toda matéria, mostraremos alguns fatores a que os pais e outras pessoas devem estar atentos ao monitorar as crianças que utilizam à internet. Falaremos sobre os benefícios q a internet pode trazer as crianças, quando utilizada corretamente. Daremos dicas aos pais para ajudarem seus filhos a se divertirem e obterem experiências seguras na internet.

Quais as vantagens e desvantagens dos e-mails;

Discutiremos os benefícios, danos e prejuízos que os e-mails podem causar para as crianças;

Como pode ser feita a segurança do acesso das crianças a internet;

Falaremos sobre a maior preocupação no que diz respeito ao acesso das crianças na internet, dando algumas dicas de segurança;

Falaremos sobre as Ferramentas de Controle de acesso e como estas são utilizadas durante a navegação pela Web;

Aprenderemos sobre as Ferramentas de Controle de Acesso e como usá-las;

Veremos algumas das armadilhas que podem surgir nos bate-papos on-line e muitas coisas q podem ser feitas para amenizar esses problemas;

Teremos aqui, além de todas as informações sobre as vantagens e armadilhas da internet, como também todo conhecimento de segurança para os seus filhos. Tudo isso tornará o uso do computador e da internet uma jornada segura para que as crianças possam enfrentar o novo mundo dos computadores, da tecnologia e da internet.

Falando sobre a internet
A internet é uma rede global de computadores conectados por fios ou cabos para que eles possam se comunicar. Uma rede é um grupo de computadores configurados e unidos por cabos, os quais permitem q os computadores conectados comuniquem-se uns c os outros. Devido a isso uma pessoa que mora no Brasil tem a habilidade de se comunicar com pessoas que vivem no Japão, Nova York, Inglaterra ou em qualquer outro lugar.
Basicamente, qualquer pessoa que possua as ferramentas corretas e alguns conhecimentos sobre internet pode utilizá-la e ate mesmo adicionar sua própria pagina na internet, chamada site.
As possibilidades da internet são muitas: podemos desde nos comunicar, fazer compras, baixar musicas, filmes etc. A internet tem muito a oferecer. Tudo que temos de fazer é acessá-la.

Serviços da Web
Umas das vantagens é que o mundo on-line oferece as crianças experiências educacionais e benéficas. A internet pode ajudar as crianças no desempenho escolar e também aumentar o potencial no campo profissional.
O grande número de serviços encontrados na internet está em constante crescimento. Informações como notícias, previsão do tempo, esportes, novelas, enciclopédias estão disponíveis na internet. Podemos ainda conduzir transações de negócios, fazer reservas, utilizar bancos e fazer compras. Tudo on-line!! Milhões de pessoas comunicam-se pelo e-mail com suas famílias e amigos por todo mundo.
Como uma ferramenta de educação e entreterimento, os usuários podem aprender virtualmente sobre qualquer assunto, ou ate mesmo jogar um numero infinito de joguinhos com outros usuários ou com o próprio computador.
A maioria das pessoas adquire experiências positivas. Mas como em qualquer outra tarefa, tal como cozinhar, viajar, assistir as aulas na escola, existem alguns riscos. Existem muitas pessoas na rede, a maioria delas é descente e respeitosa, mas há aquelas que agem de má fé, fazem insultos e são exploradoras.
As crianças e os adolescentes adquirem muito desses benefícios disponíveis na internet, mas também são alvos de crime e exploração neste e em qualquer outro ambiente.

Tudo isso torna necessária a supervisão dos pais quanto ao acesso das crianças a Rede.
A confiança, a curiosidade, e a ansiedade em explorar esse novo mundo e o relacionamento que ele traz fazem com que seja necessária a supervisão dos pais em relação às crianças e aos adolescentes para que as experiências adquiridas possam ser saudáveis e produtivas.

Apresentaremos agora algumas situações com falta de segurança
Do mesmo modo que você poderia não permitir que seus filhos andassem sozinhos em uma rua muito movimentada, pode também não desejar que eles entrem na internet sem uma supervisão e orientação. Para ajudá-los a manter seus filhos seguros na internet, mostraremos muitos locais populares entre as crianças e os adolescentes.
Tudo isso inclui e-mails, Web e salas de bate papo. Para cada uma dessas áreas, listaremos os benefícios de cada uma e os possíveis riscos para seus filhos, fornecendo uma serie de dicas e explicando o que as ferramentas de controle de acesso podem fazer.

O que os pais podem fazer?
É necessário aprender sobre Internet. Busque cursos sobre Internet para melhorar seu conhecimento sobre o assunto.
Envolva-se. Passe um tempo conectado a internet com seu filho, seja em casa ou em qualquer outro lugar. O bom relacionamento entre vocês é um ótimo começo para a segurança de seu filho.
Mantenha-se informado. Informe-se sobre as ferramentas de controle de acesso, as quais ajudam a manter seu filho seguro na internet. Mais adiante iremos nos aprofundar nesses tipos de ferramentas, e no que elas podem ou não fazer.
Torne-se um defensor das crianças. Se você vir materiais ou artifícios que não lhe agradam, entre em contato com a empresa que lhe fornece conexão com a Internet ou com a empresa que criou o material.
A internet apresenta novos desafios para os pais, pois é algo diferente da televisão e do radio, utilizados diariamente. A primeira diferença é o fato de a Internet ser interativa. Seus filhos podem interagir na sua casa, na escola ou em uma Lan House com qualquer pessoa, desde que esteja on-line.
A internet permite que qualquer usuário, de qualquer lugar, adicione informações, incluindo materiais impróprios para crianças ou até mesmo para adultos. O problema é que não fornece restrições a anúncios para crianças e nem sempre é anônima.
Um fato muito importante a ser lembrado é que as crianças muitas vezes conhecem muito mais sobre computadores e internet do que os próprios pais.

Benefícios do e-mail
Neste capitulo falaremos sobre e-mails
Como você já deve saber, o e-mail é constituído do envio e recebimento de mensagens eletrônicas. O e-mail pode ser algo muito útil quando utilizado de modo adequado, podendo fornecer muitos benefícios para as crianças e para os pais também!
Os e-mails permitem que as crianças mantenham contato com a família, amigos e professores. É possível também obter ajuda com as lições de casa. Com os e-mails, é possível estabelecer relacionamentos.
As crianças têm a chance de praticar a escrita e a habilidade de comunicação, podendo ainda conhecer o significado de receber cartas on-line. As crianças também ganham a oportunidade de fazer novas amizades.
Junto com os benefícios do e-mail, há também alguns perigos e riscos que devem ser conhecidos.

Perigos do e-mail
Uma das maiores preocupações é que estranhos finjam ser outras pessoas, comunicando com seus filhos por e-mail. Um outro grande risco são os e-mails indesejados. Se você conhece um pouco sobre Internet, certamente sabe o que é SPAM. Geralmente isso é um anuncio sobre sites com material de sexo explícito, produtos a venda ou métodos para se ganhar dinheiro.

Dicas para os pais
O que é possível fazer para diminuir esses perigos e riscos durante a utilização de e-mails? Veremos isso agora:
- compartilhe a mesma senha ou conta de e-mail com seu filho, assim será possível saber a qualquer momento como seus filhos utilizam o e-mail;
- converse com seus filhos sobre as pessoas com as quais eles se correspondem pela Internet; (com certeza você já deve ter falado muitas vezes para ele não ter contato com estranhos, e no caso da Internet, esses estranhos podem ser ainda mais perigosos).
- Defina uma regra para que seu filho nunca combine um encontro com alguém que conheceu na Internet.
- Queixe-se para o remetente dos e-mails indesejados;
- Faça com que saibam que você está ciente de tudo e se preparando para tomar providencias;
Muitas vezes isso pode estar sendo feito por uma criança, mas é melhor prevenir!

Ferramentas de Controle
Uma maneira de se manter as crianças seguras é por meio do conhecimento e da comunicação, mas é possível também obter ajuda utilizando algumas ferramentas de controle de acesso. Essas ferramentas são opções que podem ser configuradas em nossos navegadores ou em softwares especializados, podendo ser comprados a fim de permitirem o acesso somente às coisas boas na Internet. Nenhuma ferramenta de controle é 100% segura. Pode acontecer de esse tipo de ferramenta por um descuido, permitir o acesso a alguns materiais inapropriados e bloquear informações de valor.
Alem disso crianças com um maior conhecimento podem ser capazes de desabilitar esses controles.
Veremos agora o que algumas dessas ferramentas podem fazer para controlar o e-mail de seus filhos. Essas ferramentas podem rotear o e-mail de seu filho, primeiramente para a sua conta. Desse modo você poderá visualizar o que é enviado para o e-mail do seu filho. É possível também recusar e-mails de um endereço especifico. Por exemplo, caso seu filho esteja sendo incomodado por e-mail, você poderá utilizar uma ferramenta de controle para recusar esses e-mails. Pode-se também limitar e-mails com linguagens ofensivas.

Benefícios da Web
A exploração de informações na Internet normalmente depende da utilização de um navegador como o Internet Explorer da Microsoft ou outro navegador existente no mercado. Esses programas trazem todos os sites, sons e imagens do mundo para nossa casa.

Aqui estão algumas coisas positivas que a Internet pode dar aos seus filhos:
Primeiramente ela permite que nossos filhos acessem mais recurso educacionais e culturais em forma de texto, sons, figuras e vídeos do que poderiam aprender com qualquer outra pessoa. Navegar pela Web permitirá que nossos filhos obtenham noticias muito atualizadas sobre praticamente qualquer assunto. Isso irá aumentar a habilidade de nossas crianças de compreender e avaliar a informação. As crianças poderão acessar os sites de institutos educacionais que serão úteis em trabalhos futuros e muito mais. Eles também poderão jogar jogos educativos e interativos.

Perigos na Internet
Mas juntamente com os pontos positivos, a internet oferece alguns perigos e riscos, e precisamos estar atentos.
Vamos ver alguns deles:
Sites da Web que possuem imagens de sexo e textos inadequados são bem fáceis de se encontrar. Tudo q temos que fazer é procurar por uma palavra especifica, tanto a propósito como acidentalmente. Com certeza centenas de sites serão encontrados. Sites que oferecem aversão, fanatismo, drogas, violência, cultos e outras coisas do gênero não são apropriados para crianças. A Web também pode conter informações imprecisas, confusas ou até incorretas. Existem pessoas na Web que fazem parte de um mercado em que se coletam informações de crianças a fim de vender produtos a seus pais.
Alguns sites podem pedir informações pessoais para contextos ou propósitos que são usados de forma desautorizada. E finalmente, juntamente com os jogos educacionais, podemos encontrar também os que oferecem violência em excesso.
Então o que podemos fazer para amenizar esse risco quando estamos navegando na Web?

Dicas da Web
- Manter um computador em uma área onde possamos monitorar melhor o que nossos filhos acessam na Internet.
- Passar algum tempo com seu filho quando ele estiver on-line, de forma que você possa ver quais são seus interesses e atividades.
- Recomende a seu filho sair de qualquer site quando se sentir assustado com o que estiver vendo. Peça para ele chamar um adulto caso seja melhor. Estabeleça uma atmosfera de confiança entre você e seu filho.
- Não brigue com ele caso acesse um site indesejado. Na maioria dos casos isso ocorre por acidente.
- Discuta as diferenças entre os conteúdos de entretenimento e educação e mostre alguns sites recomendados.

Benefícios do chat
Chat refere-se a receber e enviar mensagens mantendo um diálogo com outras pessoas que estão on-line. Essas pessoas estarão digitando mensagens como você e podem estar localizados em qualquer parte do mundo.
Usamos o termo sala de bate-papo para determinar os locais onde acessamos para manter tais diálogos.
O chat pode ser muito divertido. Aqui estão alguns dos aspectos positivos para seus filhos em relação a chats:
- o chat pode desenvolver relacionamentos com crianças e adultos por todo o mundo.
- Permite que a criança converse com outras crianças e adolescentes que possuem interesses em comum.
- O chat permite que seu filho se comunique com familiares, amigos, etc.
- Ajuda a criança a aprender a digitar e escrever melhor.
- Encoraja-as a aprender mais sobre computadores.

Perigos do chat
Junto com os aspectos positivos, também temos os perigos e riscos, e isso é motivo de preocupação.
Vamos ver alguns desses perigos e riscos:
O chat também é uma porta para linguagens ofensivas e conversas de adultos. Devido à natureza interativa, algumas vezes as crianças podem encontrar pessoas que querem prejudicá-las. Isso é muito perigoso.
Sabemos que passar muito tempo on-line irá impedir que a criança se preocupe com outras atividades, como lição de casa, amigos e outros afazeres.

Minimizando riscos
- A criança deve saber algumas regras para se proteger.
- Ensine-a a nunca fornecer informações pessoais como seu nome, endereço ou qualquer outra forma de identificação.
- Diga a elas que as pessoas podem mentir e nunca eles saberão se estão dizendo a verdade.
- Especifique as salas que as crianças podem entrar.

Guia Para os Pais Sobre a Segurança na Internet
(De acordo com normas de segurança do FBI)

Este guia foi preparado utilizando informação derivada, tanto de investigações de casos reais nos quais os jovens foram vítimas, como de investigações nas quais pessoas indicadas pela polícia fizeram papel de menores de idade.

Segurança para jovens e adolescentes nos meios de comunicação pode ser obtida em: http://www.icra.org/. Veja também os folhetos sobre segurança para adolescentes em outros sites na Internet.

LINHA DE INFORMAÇÃO CIBERNÉTICA

Que sinais podem indicar que seu filho ou filha está correndo um risco quando usa a Internet?

Seu filho ou filha dedica muito tempo ao uso da Internet, especialmente de noite.

A maioria dos jovens que são vítimas dos maníacos sexuais da Internet passa muito tempo usando este tipo de telecomunicação, especialmente nas salas de bate-papo [chat rooms]. Sempre utilizam a Internet depois do jantar, e durante os fins de semana. Usam a Internet para conversar com seus amigos, fazer novas amizades, passar o tempo e, às vezes, para procurar informação de conteúdo sexual explícito. No entanto muitas das experiências e os conhecimentos que adquirem podem ser valiosos, os pais devem controlar o tempo que passam no uso da Internet.
O maior risco para os jovens que utilizam a Internet ocorre durante as horas do entardecer. Considerando que os aliciadores sexuais utilizam a Internet durante as 24 horas do dia, a maior parte deles trabalha durante o dia e passam as tardes e as noites tratando de buscar e atrair jovens ou procurando temas pornográficos.

Você encontra material pornográfico no computador de seu filho ou filha.

Freqüentemente se usa a pornografia para fazer dos jovens vítimas de crimes de índole sexual. Muitas vezes maníacos sexuais distribui material pornográfico a suas possíveis vítimas como meio de motivar conversas sexuais para seduzi-los. Sempre usam material pornográfico onde aparecem adolescentes com o propósito de mostrar que as relações sexuais entre adolescentes e adultos são "normais." Os pais devem estar conscientes de que os filhos podem esconder arquivos com material pornográfico em disquetes, especialmente quando outros membros da família têm acesso ao mesmo computador.

Seu filho ou filha recebe chamadas telefônicas de pessoas desconhecidas, ou faz chamadas, às vezes de longa distância, para números de telefones que você não conhece.

Por mais excitante que seja conversar com a vítima através da Internet, também pode ser difícil para o aliciador sexual. A maioria dos aliciadores sexuais gostam de conversar com suas vítimas por telefone. Em muitas ocasiões têm "relações sexuais por telefone" [phone sex] e também procuram combinar encontros para ter relações sexuais em pessoa.
Talvez, o menino, ou a menina, não queira divulgar seu número de telefone, porém o aliciador lhe dá o seu próprio. Com serviços de identificação de chamadas [bina] é muito fácil para o aliciador descobrir o número de telefone do menino ou menina. Alguns aliciadores sexuais usam números "0800" para que suas vítimas possam chamá-los grátis de longa distância sem que os pais saibam. Outros dizem para as meninas ligarem a cobrar. Com qualquer desses métodos, o aliciador acaba sabendo do número de telefone do garoto ou da garota.

Seu filho ou filha recebe cartas, presentes, objetos ou encomendas de pessoas que você não conhece.

Há muitos casos nos quais o aliciador envia cartas, fotografias e toda espécie de presentes a suas possíveis vítimas como parte do processo de sedução. Inclusive há casos nos quais os aliciadores enviam passagens de ônibus, de avião aos adolescentes para que estes viajem de um extremo a outro do país para encontrar-se com eles.

Seu filho ou filha desliga o computador, ou rapidamente muda de página, quando você entra na sala ou no quarto.

Um menino ou menina que está vendo fotos pornográficas ou mantendo conversas de índole sexual não quer que você veja o que aparece na tela.

Seu filho ou filha se torna isolado da família.

Os aliciadores sexuais que utilizam computadores fazem um grande esforço para romper os laços entre um adolescente e sua família ou para prejudicar suas relações com a família. Exageram qualquer problema que o jovem esteja tendo por insignificante que este seja. Também, é possível que os adolescentes se tornem isolados depois de terem sido vítimas de algum relacionamento sexual.

A conta que seu filho usa para comunicar-se através da Internet pertence à outra pessoa.

Se você não assina nenhum serviço de computadores em grupo, ou não tem conta em algum provedor de Internet, talvez seu filho tenha conhecido o aliciador enquanto usava a Internet na casa de um amigo, ou num cybercafé. A maior parte dos computadores contém o software necessário para fazer conexões com serviços de computadores em grupo ou com a Internet. Alguns aliciadores sexuais dão um número de conta a suas possíveis vítimas para que se comuniquem com eles.
O que você deve fazer se desconfia que seu filho ou filha esteja se comunicando com um aliciador sexual através da Internet?
Considere a possibilidade de conversar com seu filho ou filha sobre suas suspeitas. Diga-lhes quão perigosos são os aliciadores sexuais da Internet, ou outros meios de comunicação.
Revise o conteúdo do computador de seu filho ou filha. Se não sabe como fazê-lo, pergunte a um amigo, colega, parente ou outra pessoa que o saiba. A pornografia, ou qualquer tipo de comunicação de índole sexual, pode ser sinal de perigo.
Use o serviço de identificação de chamadas [bina] para inteirar-se de quem está chamando seu filho ou filha. A maioria das companhias telefônicas que oferecem serviços de identificação de chamadas também oferecem um serviço que lhe permite bloquear seu número de telefone para que não apareça no aparelho de identificação de chamadas de outra pessoa. As companhias telefônicas também oferecem outro serviço que impede as chamadas que você deseja bloquear. Este serviço evita que os aliciadores, ou qualquer outra pessoa que você indique, ligue para seu telefone sem identificar-se.
Existe no mercado aparelhos que marcam o número no seu telefone. Você também pode ver o último número marcado se seu telefone tem a capacidade de voltar a discar esse número [redial]. Para identificar chamadas através deste sistema, também precisará de um radiolocalizador [bíper] que tenha uma pequena janela para mostrar o número de telefone de onde se originou a chamada, e um segundo telefone, na mesma linha telefônica, com a capacidade de voltar a marcar o último número discado. Usando os dois telefones e o radiolocalizador, se faz uma chamada do segundo telefone para o radiolocalizador. O terminal do radiolocalizador emite um som indicando que número de telefone foi discado, você aperta o botão para voltar a marcar o último número discado no primeiro telefone (ou seja, o suspeito). O último número marcado deste telefone então aparece na janela do radiolocalizador.
(Supervisione todo tipo de acesso a comunicações eletrônicas ao vivo salas de bate-papo [chat rooms], papo virtual, IRC [Internet Relay Chat], etc.) que tem tido seu filho ou filha, assim como seu correio eletrônico [e-mail]. Quase sempre os aliciadores entram em contato com suas possíveis vítimas nas salas de bate-papo [chat rooms]. Depois que conhecem um menino ou uma menina através do computador, continuam a se comunicar através do correio eletrônico [e-mail].
Caso você saiba de qualquer dos incidentes abaixo indicados, seja através da Internet, ou de qualquer meio de comunicação, comunique-se imediatamente com a polícia local, a Polícia Federal, ou com algum órgão de proteção ao adolescente.

Seu filho ou filha, ou outra pessoa no seu lugar, tem recebido material de pornografia infantil;
Alguma pessoa tem feito insinuações sexuais a seu filho ou filha, sabendo que é menor de 18 anos;
Seu filho ou filha tem recebido fotos de conteúdo sexual explícito de alguém que sabe que ele ou ela é menor de 18 anos.

AVISO URGENTE

Em qualquer das circunstâncias mencionadas, você deverá manter seu computador desligado para conservar qualquer evidência que a polícia possa utilizar. Não deve tratar de copiar nenhuma das imagens ou textos que apareçam no computador, a menos que a polícia lhe indique o que deve fazer.


O que você pode fazer para reduzir o risco de que seu filho ou filha se converta em vítima de um aliciador sexual através da Internet ou outros meios de comunicação?

Converse com seu filho ou filha sobre os possíveis riscos que existem na Internet e sobre o abuso sexual.

Use o computador e a Internet com seus filhos. Deixe que eles lhe mostrem seus sites favoritos.

Coloque o computador num local da casa onde todos tenham acesso, e não no quarto do menino ou menina. É muito difícil para o aliciador comunicar-se com um menino ou uma menina quando o computador está num lugar visível para os pais ou qualquer outro membro da família.

Use os serviços de controle que administra o servidor ao qual você assina e/ou o software para bloquear pornografia. Um desses bloqueadores pode ser pego no site: www.surfcontrol.com. Já que as salas de bate-papo da Internet são lugares para os jovens fazerem novas amizades e discutir temas de grande interesse, também são lugares onde vivem os aliciadores sexuais. Particularmente, o uso de salas de bate-papo [chat rooms] deve ser extremamente vigiado. Os pais devem utilizar os mecanismos aqui mencionados, porém não devem depender deles somente.

Sempre deve manter acesso a conta de serviço de seu filho, ou filha, e examinar periodicamente seu correio eletrônico [e-mail]. Seja sincero com seu filho ou filha quanto a seu acesso a esta conta e as razões pelas quais o faz.

Ensine a seus filhos como usar a Internet de maneira responsável. Há atividades na Internet de muito mais importância do que os atrativos que oferecem as salas de bate-papo [chat rooms].

Procure saber quais são os serviços de segurança usados no colégio de seus filhos, na biblioteca pública e nos lugares onde seus filhos freqüentam. Em todos estes lugares que não estão ao alcance de sua supervisão, seu filho ou filha pode encontrar-se com um aliciador sexual.

Deve compreender que, caso seu filho ou filha tenha participado de qualquer atividade sexual de sua própria vontade, ele ou ela não tem culpa; é uma vítima. O aliciador é quem tem toda responsabilidade por seus atos.

Dê as seguintes instruções a seus filhos:
Nunca devem fazer amizades com pessoas que tenham conhecido através da Internet;
Nunca devem enviar fotografias delas através da Internet, por e-mails, a pessoas que não conheçam pessoalmente,
Nunca devem divulgar informação pessoal que sirva para identificá-los, tal como nomes, endereços, o nome de seus colégios, ou os números de telefones;
Nunca devem fazer um download de fotografias de uma fonte desconhecida, já que podem ser imagens pornográficas;
Nunca devem responder a mensagens insinuantes, obscenas, agressivas, ou de cunho sexual, que apareçam numa propaganda eletrônica.
O que diz uma pessoa quando se comunica através da Internet, não importa o que seja, pode ser ou não ser verdade.

Perguntas freqüentes:

Meu filho recebeu um anúncio numa página pornográfica por correio eletrônico [e-mail]. Que devo fazer?

Geralmente, um anúncio, dirigido a um adulto, numa página pornográfica não constitui uma violação das leis federais, na maioria dos estados. Pode haver uma violação de alguma lei estatal, se a pessoa que envia o anúncio sabe que quem o recebe é menor de 18 anos. Esse tipo de anúncio deve ser comunicado imediatamente ao órgão competente; e se a pessoa é conhecida, ao provedor da pessoa que o enviou. Também deve ser comunicado aos legisladores estatais e federais para que eles se dêem conta do alcance do problema.

Há algum serviço que seja mais seguro que o outro?

Os aliciadores sexuais sempre entram em contato com os adolescentes através da maioria dos serviços de computadores em grupo e da Internet. Os métodos mais importantes para proteger seus filhos são o uso de software para bloquear temas específicos e a vigilância dos pais. Ao mesmo tempo, os pais devem dialogar sinceramente com seus filhos, vigiar suas atividades na Internet e seguir as sugestões deste folheto.

Devo proibir a meus filhos que usem a Internet?

Existem riscos em todos os setores de nossa sociedade. Se você instrui a seus filhos sobre estes riscos e toma as medidas adequadas para protegê-los, eles podem se beneficiar do volume de informação que atualmente se pode encontrar nos meios de comunicação.
Definições Úteis

Internet - Uma imensa rede global que conecta diferentes computadores através de linhas telefônicas, e/ou redes de fibras óticas, a núcleos de informação eletrônica. Com um só toque em algumas teclas, pessoas em todas as partes do mundo podem se comunicar e trocar informações se têm acesso a um computador, um modulador [modem], uma linha telefônica e a um provedor que administra os serviços.

Sistemas de Comunicações Eletrônicas [Bulletin Board Systems (BBSs)] - Redes eletrônicas de computadores, conectadas por um programa de instalação através de um computador central, e operadas por um administrador ou operador de sistemas, e que se diferenciam da Internet por sua acessibilidade com uma conexão por linha comutada [dial-up]. As pessoas que usam os BBSs conectam seus próprios computadores através de um modulador [modem] que lhes permite enviar mensagens, ler as mensagens que outras pessoas enviam trocar informação, ou conversar diretamente com outras pessoas. O acesso a um BBS pode ser, e freqüentemente o é, um privilégio limitado a pessoas a quem o administrador do sistema concede esse privilégio.

Serviços Comerciais em Linha (COS) - como America On Line, Prodigy, CompuServe, e Microsoft Network são exemplos destas empresas que dão acesso a seus serviços por uma taxa de uso. Como parte de seus serviços, estas empresas oferecem acesso limitado a Internet.

Provedores de Serviços de Internet (ISP) - Exemplos de empresas provedoras de serviços são Aol, Uol, Terra, Yahoo, Google. Estas empresas provêem acesso completo e direto a Internet por una tarifa mensal fixa e, todas, oferecem serviços de correio eletrônico [e-mails] a seus clientes. Na maioria dos casos, estas empresas também oferecem espaço em seus servidores para que seus clientes tenham uma página Web [homepage] na rede mundial [World Wide Web]. Nem todas as empresas administradoras de serviços de Internet são companhias com fins lucrativos. Órgãos educacionais, governamentais e empresas sem fins lucrativos oferecem acesso a Internet a seus membros.

Salas de bate-papo [Chat rooms] - Estabelecidos, mantidos, registrados supervisionadas pelos servidores [SERVER] e por outros sistemas públicos como o Internet Relay Chat [IRC]. A qualquer hora, um certo número de pessoas pode entrar em uma sala de chat ou bate-papo. Estas são vigiadas por operadores do sistema (SYSOP) para prevenir atividades ilícitas e até linguagem inapropriada. Algumas salas de bate-papo são vigiadas com mais freqüência que outras, dependendo do servidor [COS] e do tipo de sala. Deve ser informado aos administradores do sistema se ocorre alguma violação das normas (na America On Line, se chamam condições do acordo de serviço [Terms of Service (TOS)). Nesse caso, os administradores do sistema têm direito de cancelar os privilégios do usuário. Existe grande variedade nos temas de conversação das salas de bate-papo, por exemplo, atividades recreativas, esportes, jogos, salas para jovens, etc. Mas também existem salas que só tratam de sexo.

Correio Eletrônico (E-Mail) - Uma das operações dos Sistemas de Comunicações Eletrônicas, Serviços comerciais de linha (COS) e Administradores de Serviços de Internet (ISP), que facilita a transmissão de mensagens e arquivos de um computador a outro, através de uma rede de comunicações parecidas com o correio postal. O correio eletrônico [e-mail] fica armazenado num servidor, onde permanece até que o destinatário o recupere. Um método de ocultar a identidade do remetente é através do modo de "reexpedição anônima." Este método permite que o usuário envie uma mensagem sob o nome do remetente que reexpede a comunicação, ficando assim completamente anônimo o nome da pessoa que escreveu a mensagem original.

Sala [Chat] - Conversação em tempo real, entre usuários, numa sala de bate-papo, sem nenhuma privacidade. Todas as pessoas na sala de bate-papo podem escutar qualquer conversa na sala enquanto a conversa está acontecendo.

Mensagens Instantâneas - Conversação privada, em tempo real, entre dois usuários na sala de bate-papo. Exemplos: MSN, ICQ.

Sala Interativa Internet [Internet Relay Chat] (IRC) - Conversação escrita, em tempo real, parecida com a conversação das salas de bate-papo e privados nos Serviços Comerciais em Linha (COS).

Usenet (Grupos de Discussão) A Usenet se parece com um gigantesco mural de avisos onde os usuários fixam mensagens e informações. Cada aviso é como uma carta aberta na qual se podem fixar anexos; como arquivos de imagens gráficas [Graphic Image Files], por exemplo. Qualquer pessoa que tenha acesso ao grupo de discussão pode ler avisos, copiar artigos, ou fixar respostas. Cada grupo de discussão tem direito a centenas de avisos. Atualmente, há mais de 29.000 grupos de Usenet e o número aumenta diariamente. Os Grupos de Discussão podem ser públicos ou privados. Não existe uma lista dos grupos de Usenet privados. É necessário que um usuário tenha o endereço de um grupo de discussão, para poder filiar-se a um grupo de Usenet privado. O mais popular de todos é o Orkut.

Fonte: http://www.starnews2001.com.br/seguranca.html
 

Autor deste artigo: Heliene Moreira Santana - participante desde Qui, 13 de Dezembro de 2007.

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker