Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2147 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 158 Leitura: Uma Prática Voltada Para Vida Cidadã
Leitura: Uma Prática Voltada Para Vida Cidadã PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Escrito por Marlucia Machado de Miranda   
Sex, 25 de Abril de 2008 21:00
Leitura: Uma Prática Voltada Para Vida Cidadã
Executar a prática de leitura continuamente, é um grande e importante trabalho na sala de aula. Ler é mais que decodificar letras, é compreender o que está escrito e saber relacionar com os conhecimentos adquiridos na vida.

Vivemos numa sociedade totalmente letrada. Para sermos totalmente aptos e inseridos na vida social, precisamos compreender desde uma placa de aviso, um mapa, uma notícia, bula de remédio, estatísticas até outros textos que circulam perto de nós.

A Escola não pode excluir de suas práticas, os momentos de leitura desses materiais. É necessário impregnar na rotina da sala de aula espaços e tempos criativos de leitura de textos de gêneros diversos e atraentes para os alunos.

Ao selecionar e escolher estes textos, é importante o professor propor temas ligados às necessidades dos alunos como: sexualidade, trânsito, meio ambiente, saúde, emprego e outros, relacionados a idade e necessidade da turma.

Trabalhando sempre com leitura como fonte de prazer e alegria, e não, como algo obrigatório e desprovido de emoção, estaremos contribuindo para que efetivamente os alunos se tornem capazes de exercer as práticas sociais com sucesso.

A utilização diária da Prática da Leitura de Livros literários e científicos, revistas, jornais, panfletos e outros mais, nos permitem contribuir para o cumprimento da função social da escola de: Formação e Cidadania.
A escola como espaço privilegiado do saber é o ambiente ideal para que a leitura de gêneros diversos exista e o espaço formador das competências e habilidades requeridas pela vida cidadã.

FORMAÇÃO: Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Especialização em Supervisão, Orientação e Inspeção com Pós-Graduação em Psicopedagogia.

HISTÓRICO: Atualmente é Professora Alfabetizadora e Supervisora do Ensino de nove anos, na Escola Estadual "Dona Sindá" - Monte Carmelo - MG

 
Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker