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Helena Antipoff Não Morreu PDF Imprimir E-mail
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Sex, 13 de Junho de 2008 21:00
Maria das Graças do Carmo
Universidade Nacional de Cuyo

RESUMO
Este breve histórico da vida, realizações na e ducação aspirações bem como seus objetivos e os recursos utilizados para alcançá-los. Este estudo esclarece dúvidas a respeito das realizações e aspirações de Helena Antipoff, através de uma análise simplificada de sua biografia, dando ên-fase a questões pedagógicas,relacionadas com a sociedade, com o aluno e com a aprendizagem.Chegando a conclusão de que sozinhas as polícas e-ducacionais não são suficientes para alcançar os objetivos sócio-educacio- nais .Elas necessitam da intervenção do governo no sentido de ampliar a atividade educacional e levar a educação ao desenvolvimento integral do
educando.

PALAVRAS - CHAVE : METAS, POLÍTICA, EDUCAÇÃO

1 - INTRODUÇÃO
D. Helena Antipoff, uma das mais notáveis educadoras deste século, ,nasceu na Rússia, na cidade de Grodno, a vinte e cinco de março de
1892.Ela adquiriu os conhecimentos relativos ao curso primário em casa, sem jamais freqüentar a escola comum. Aprendeu a ler aos seis anos, e aos oito, já possuía uma biblioteca formada por considerável número de volumes.Estudou Psicologia e foi recrutada pelo Dr. Edoulard Claparéd juntamente com um grupo de alunos e professores para criar, um Instituto das Ciências da Educação.
Neste sentido, pretende-se estabelecer o desenvolvimento das principais
realizações de Helena Antipoff, como a criação da primeira escola maternal e primária e nesta foi uma das primeiras professores. Cuidou de
crianças como psicóloga em campos de refugiados órfãos, escreveu trabalhos e viveu a fase mais dramática de sua vida como pessoa e como psicóloga. Publicou a obra denominada "O nível mental das crianças em idade pré - escolar". Criou a Sociedade
Pestalozzi de Minas Gerais, com a finalidade de assistir, educar e
Promover a integração das crianças e adolescentes excepcionais,
Definidos no estatuto da dita Sociedade como sendo "aqueles por-
tadores das características mentais,físicas e sociais que façam de sua educação um problema especial". Para cumprir com os objetivos propostos, a Sociedade Pestalozzi passou a promover serviços especializados de diagnóstico, assistência tratamento,edu-
cação e orientação dos seus assistidos, bem como treinamento de pessoal especializado e o0utros recursos. Com ajuda oficial criou-se o Instituto Pestalozzi ,hoje Escola "Estadual Pestalozzi de Belo
Horizonte.A criação do Instituto foi marco altamente significativo para a educação especial em Minas Gerais.

2 - METAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL

A política educacional como toda política possui metas a serem atingidas. Dispor de um ambiente espaçoso era uma das metas.
Neste ambiente, a criança poderia circular livre, e exercer atividades
simples em contato direto com a natureza, animais, com a própria terra enfim.Neste espaço construiu-se a Casa de Repouso, uma Capela para o ritual católico. Construíram-se oficinas de diversos tipos inclusive de cerâmica aproveitando a excelente argila do local.
Posto de saúde, cursos de diversas naturezas,educação rural, etc...
Para atingir as metas do desenvolvimento integral do educando
A proposta foi baseada na crença. A crença na capacidade que sempre resta ao ser humano de fazer frente a sua trajetória pes soal. A fé da D. Helena na capacidade prática dos excepcionais
encontrou amparo nos órgãos oficiais, mesmo aqueles que não es-
tavam diretamente ligados à educação como é ocaso do INCRA e da Secretaria da Agricultura.

3 - ESTRUTURA DE ANÁLISE EDUCACIONAL

A principal meta do professor de ensino fundamental é desen-
volver a capacidade de ler e escrever da criança ou seja alfabetiza-lo.
Enquanto as metas de Escola Integrada são em sua grande parte as mesmas desejadas por D. Helena. Criar condições para desenvolver as competências e habilidades do educando, nos aspectos físico, mental e social, e através do lúdico preparar a criança para a aprendizagem da leitura,escrita e do desenvolvimen-
to do raciocínio lógico.

4 - CONCLUSÃO

A luta de Helena Antipoff e da Escola Integrada tem em comum a criança portadora de dificuldades educacionais,econômicas e so-
ciais.
Através do Programa Escola Integrada é possível criar uma nova cultura do educar/formar, que tem na escola seu catalisador, mas que a transcende, para explorar e desenvolver os potenciais
da criança.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTIPOFF; Daniel I. Helena Antipoff: sua vida, sua obra, prefácio
De Otto Lara Resende. Rio de Janeiro, J.Olímpio, 1975 - 198p.
Front. 21 cm.



Este artigo faz parte da tese: Escola Integrada, uma prática em construção: Estudo de caso-Escola Municipal Helena Antipoff

 

Autor deste artigo: - participante desde Dom, 05 de Maio de 2024.

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