Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2602 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 163 Toda Criança Alfabetizada Até os Oito Anos de Idade?
Toda Criança Alfabetizada Até os Oito Anos de Idade? PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 
Escrito por Marlucia Machado de Miranda   
Sex, 20 de Junho de 2008 21:00
Marlucia Machado de Miranda

Neste contexto atual, tem sido divulgado e discutido no cenário educativo, a meta da Educação Fundamental de nove anos, de alfabetizar toda criança até os oito anos de idade.

Este assunto desperta em nós, professor, grandes aflições e questionamentos, por acharmos que é uma meta educacional bastante ousada e fora da realidade do ensino, pois desde o Brasil Colônia de Portugal, o analfabetismo faz parte de nossa cultura.

Atualmente, a universalização do ensino está sobre controle, mas os resultados obtidos em avaliações sistêmicas apontam que existem vagas, mas a qualidade está longe dos patamares desejados.

Conforme recentes notícias na mídia, apenas 4,8% das crianças, que estão na 4ª série do Ensino Fundamental estão alfabetizadas, ou seja, aprenderam a ler e escrever na escola, depois de quatro anos de escolarização.

O que estaria acontecendo então? Como excluir o analfabetismo que existe hoje dentro da escola?

No entanto, este momento importante nos leva a pensar, que se quisermos mudar profundamente os rumos da Educação, precisamos lutar por políticas educacionais mais claras e definidas, voltadas à valorização do trabalho docente e a melhoria do trabalho pedagógico, bem como apoio e acompanhamento às demandas educativas.

Frente a essa realidade tão triste e complexa, nós restamos apenas a esperança de contornar esses desafios, alcançando a melhoria da qualidade da Educação.

Como é possível não relacionarmos a decadência do ensino público às precárias instalações das escolas, a falta de incentivo na formação docente, ao baixo salário e péssimas condições de trabalho?

É muito fácil, atribuir toda a responsabilidade ao trabalho que o professor exerce, sem levar em conta que, estando sozinho, não é capaz de realizar tantas mudanças.

Ser professor, atualmente, é um grande desafio, pois vivemos na cultura do isolamento. Onde ele próprio é responsável por buscar soluções, formação continuada e capacitação em serviço. Não é oferecido nem o direito de estudar, cursar cursos superiores como Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.

Inúmeras perguntas poderão ser levantadas sem esgotar totalmente este assunto.

O que fica claro para nós, professores do Ensino Fundamental, o desejo e expectativa de que com urgência sejamos reconhecidos e valorizados plenamente.

Somando forças e ações, todos nós, teremos condições de alfabetizar toda criança independente de idade, e garantir cada vez mais uma educação cidadã, inclusiva e humanitária.


 
Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker