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Considerações sobre o Projeto Político Pedagógico - PPP PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Paulo Roberto Bordoni   
Qua, 19 de Maio de 2004 21:00

A discusão sobre os núcleos organizadores do trabalho escolar, ou seja, as políticas públicas, a proposta curricular e a gestão escolar na perspectiva de definir a unidade e a identidade as escolas, deve encorajar os educadores na busca de fundamentos na ética, na justiça social, na crítica política, redefinindo o seu papel enquanto intelectuais eticamente comprometidos com a qualidade de ensino e da aprendizagem.

Assim, o PPP é a construção contínua de um projeto de sociedade e de educação, que mantém a coerência entre seus vínculos internos de resistência a não-aprendizagem e a todas as formas de exclusão social, baseando-se em uma pedagogia ecológica e planetária.

A organização do PPP pressupõe a formação de um cidadão crítico, criativo, responsável, ético e participativo - sujeito histórico capaz de reinventar a autonomia do ser humano na construção da democracia e da justiça social.

O que sugere, então, um PPP?

Ao construir seu PPP, a escola deve olhar para dentro de si própria e de seu entorno, analisando suas necessidades, suas responsabilidades, as parcerias que poderá vir a realizar e os anseios e expectativas da comunidade com um todo.
Conhecer a equipe e os recursos da comunidade é muito importante. A idéia de PPP sugere objetivos e diretrizes pedagógicas, políticas, técnicas científicas e sociais de uma escola/instituição.

Refletir deve ser a primeira preocupação dentro do PPP, e saber, ter claro, o que a Instituição e a comunidade envolvida esperam do seu aluno. Competência técnica? Espírito crítico? Responsabilidade? Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas? Soluções criativas? Senso de cooperação? Capacidade de operar criticamente a realidade?

A construção do PPP de cada escola não é da responsabilidade apenas da direção ou da equipe técnica/pedagógica. Ele é de responsabilidade de todos os membros da escola, incluindo-se também, membros da comunidade. A participação de pais e alunos deve ser incentivada dentro das possibilidades de cada um. Esta deve ocorrer em diferentes instâncias.

O PPP deve basear-se em expectativas para o futuro - planejar o impacto de decisões tomadas hoje, não tendo algo que se coloca um "a mais'" para a escola, como um rol de preocupações que nos remetem para fora dela, para questões "estratégicas". Pelo contrário, o PPP é justamente um instrumento teórico-metodológico que visa julgar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é essencial, participativa, através de uma visão interdisciplinar repassando valores e conteúdos de diferentes áreas do saber.

É importante, no entanto, frisar que o sucesso do PPP de uma escola depende de uma ousadia em mostrar seu próprio rosto, vestir a camisa, assumir seu papel no tempo e no espaço. Não basta trocar de teoria, buscar uma teoria mágica que vá salvar a escola. O mais importante é construir um PPP voltado para o futuro sem dar as costas ao passado, reconstruindo sua própria história. Um instrumento de transformação da realidade que provoque mudanças de paradigmas e de atitudes.

O PPP é hoje, concretamente, uma potente ferramenta teórica-metodológica de transformação da realidade educacional, ou seja, é uma meditação que ajuda a organizar e expressar o desejado e o vivido, tomar consciência da distância entre ambas, bem como diminuir essa distância.

 

Autor deste artigo: Paulo Roberto Bordoni - participante desde Qua, 12 de Maio de 2004.

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