Etiqueta empresarial, uma questão de bom senso Imprimir
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Escrito por Paulo Alonso   
Qua, 16 de Novembro de 2011 22:16

Todo profissional deve se preocupar com sua imagem. E construir uma imagem pessoal e profissional é algo que pode demorar muitos anos para acontecer. É sempre bom sublinhar que quando nos relacionamos com as pessoas de forma educada, cortês e elegante, além de passarmos uma imagem altamente positiva, evitamos diversos problemas profissionais e pessoais em um ambiente de trabalho.

Etiqueta empresarial é, na realidade, um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas sempre a partir do bom senso e do bom gosto. Na Era do Conhecimento em que vivemos, a etiqueta requer uma série de atitudes e hábitos que podem fazer a diferença, no momento em que se pretende conquistar um emprego ou até mesmo uma promoção. Isso requer posturas, hábitos adequados, novas competências e atitudes dentro das organizações e, sobretudo, fora dela, como em ocasiões de confraternização, participação em eventos e viagens a negócios. Alguns profissionais perdem oportunidades por desconhecerem a melhor forma de conduzirem as relações e comportamentos, seja diante de seus clientes, de seus colegas ou de seus superiores.

 

Sabemos que a competência é o que mais interessa para que alguém possa garantir uma boa posição no mercado de trabalho. Todavia, as exigências da realidade empresarial da atualidade, globalizada, estão levando esse profissional a buscar muito mais do que  respostas certas, alta qualificação, domínio de idiomas e conhecimento da mídia digital. A tal da etiqueta empresarial virou uma ferramenta de trabalho.


Durante uma entrevista para o preenchimento de uma vaga, ocupará essa vaga quem tiver boa apresentação e um comportamento refinado. Dominar as técnicas de etiqueta, certamente, faz com que a pessoa tenha aparência de um profissional de sucesso. E são numerosas as dicas: pontualidade é ponto de honra; roupas discretas e sem modismos; porta aberta não significa "entre". Pare à porta, sorria, e peça licença; ao conversar, olhe nos olhos; aprenda a ouvir; jamais cruze os braços e não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira.
Pois é, são numerosas as atitudes que o mundo corporativo espera de seu colaborador. Um sorriso move montanhas e pode ajudar a abrir “portas”. Evitar rotular os companheiros de trabalho, saber ouvir, fugir de assuntos controversos, não fazer comentários na frente de terceiros, falar baixo e com firmeza devem ser constantemente objetos de reflexão para todo e qualquer profissional.


E quando se trata de etiqueta internacional, vale à pena estudar os costumes e a cultura do país que se pretende visitar para evitar gafes e criar empatia com aqueles com os quais pretende interagir. Para os homens, por exemplo, o terno é sempre a melhor opção quando o profissional estiver em Portugal a negócios. Reuniões de trabalho têm início pontualmente na Inglaterra. Já em Marrocos, não elogie os objetos da casa de seu anfitrião porque ele se sentirá na obrigação de presenteá-lo. Na Arábia Saudita, demonstre o quanto você apreciou o jantar comendo bastante. Na China, as gorjetas são extremamente ofensivas e dar de presente relógios para as pessoas mais velhas simboliza azar.  Já no Brasil, devido à pluralidade de nossa cultura, existe uma grande flexibilidade nas normas de etiqueta. Sabemos, entretanto, que existem Estados mais formais do que os outros. Na dúvida, opte pela formalidade e siga o seu anfitrião.


Se conseguirmos conviver e agir de acordo com a escala de valores de um determinado grupo, ficará mais fácil a aceitação e o respeito mútuo. Saber chegar, comportar-se e ser educado aumenta a rede de relações, network. O importante mesmo é deixar sempre uma imagem positiva e impressa nas mentes e nos corações de todos.

Dicas de A Z
A - Aperto de Mãos: Jamais se deve cumprimentar com a mão mole ou tocando só as pontas dos dedos da outra pessoa.
B - Batom: Jamais retocar o batom em mesas de refeição e evitar ao máximo sujar o rosto das pessoas, colarinhos, guardanapos e toalhas de lavabo.
C - Cartões de Visita: Imprescindíveis ao profissional que deseja projetar uma imagem bem cuidada.
D - Direção do Automóvel: Um dos mais reveladores meios para se identificar uma pessoa bem-educada. Sem comentários: buzinar muito, obstruir calçadas, avançar sinais, ultrapassar pelos acostamentos e estacionar ocupando duas vagas, esquecendo-se dos demais.
E - Elogio: Eleva a auto-estima do outro e atenua os efeitos desagradáveis de uma crítica.
F - Fofoca: Nunca será um comportamento de pessoas verdadeiramente elegantes.
G - Gafe: Geralmente causa constrangimento para quem comete e para quem presencia.
H- Honestidade: Caminha lado a lado com a humildade, com o humor e com a habilidade.
I - Iniciativa: De nada adiantará ter boas idéias, se não agir para colocá-las em prática.
J - Joias: Juntamente com as bijuterias devem ser discretas.
L - Lenço: Peça essencial, que deve estar sempre na bolsa da mulher e no bolso do homem. É um poderoso aliado para proteger as pessoas de tosses, espirros e mãos suadas.
M - Marketing Pessoal: Instrumento fundamental para que você se mostre ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado.
N - Negatividade: Ninguém gosta de conviver nem empregar uma pessoa resmungona, ressentida e sempre pronta a se queixar e reclamar de tudo e de todos.
O- Óculos escuros: Devem ser sempre retirados quando você conversa com outra pessoa.
P - Pontualidade: Marca das pessoas bem-educadas.
Q - Qualidade: Adote para sua vida o principal lema da qualidade:
R - Resposta: Adote como norma de conduta responder sempre à sua correspondência (cartas e e-mails) e aos seus telefonemas.
S - Sorriso: O sorriso é a mais poderosa arma para você fazer amigos e conquistar a simpatia das outras pessoas.
T - Talheres: Aprenda a usar corretamente.
U - Unhas: Nunca saia de casa com esmalte descascado. No trabalho não há espaço para extravagâncias nas cores, tamanhos e efeitos visuais.
V - Viagens: Escolha a roupa e a bagagem adequadas, não incomode os outros passageiros, seja consciencioso com os tripulantes, informe-se sobre outras culturas e evite gafes
X - Xícara: Segure sempre pela asa sem deixar o dedo mínimo levantar.
Z - Zum-Zum-Zum: Um profissional sério não tem tempo para se envolver em boatos. Isso é um mal relacionado à fofoca e quem trabalha de verdade não tem tempo para tal atitude que, além de tudo, é deselegante.

 

Ana Cristina Rosado é jornalista e professora universitária
Paulo Alonso é jornalista, relações públicas e professor universitário

 

Autor deste artigo: Paulo Alonso - participante desde Qui, 19 de Outubro de 2006.

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